segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Love Actually - O Amor Acontece (2003)

por Paulo Neto

O cinema do século XXI ainda não tem muitos clássicos de temática natalícia, pois não? Assim de repente só me lembro do "Grinch" versão Jim Carrey, "Elf", "The Polar Express" e o filme que hoje é abordado. "Love Actually" (título português "O Amor Acontece") continua pois a ser a principal referência deste subgénero nos últimos anos. Este filme de 2003 marcou a estreia na realização de Richard Curtis, o célebre argumentista de séries como "Black Adder", "A Vigária de Dibley" e "Mr. Bean" e filmes como "Quatro Casamentos e um Funeral" e "Notting Hill". Trata-se de um filme com dez histórias interligadas, ora divertidas ora mais dramáticas, sobre diferentes formas de amor por alturas da quadra natalícia (lembro-me de alguém dizer que parecia "Magnolia" versão positiva) e dizer que o elenco é luxuosíssimo é dizer pouco: Hugh Grant, Emma Thompson, Colin Firth, Liam Neeson, Laura Linney, Alan Rickman, Keira Knightley, Andrew Lincoln, Chiwetel Ejiofor, Martine McCutcheon, Bill Nighy, Martin Freeman, Rowan Atkinson, Rodrigo Santoro e a nossa Lúcia Moniz. E isto é só para começar...




Em Portugal, por razões óbvias, o cartaz do filme tinha a imagem de Lúcia Moniz no lugar de Martine McCutcheon.




Eis as histórias:


- Billy Mack (Nighy), uma antiga estrela rock, decide gravar uma versão de "Love Is All Around" na tentativa de chegar ao n.º 1 do top e promove essa campanha com a ajuda do seu manager pachorrento Joe (Gregor Fisher), chegando a prometer que se isso acontecer, vai actuar nu na televisão. Quando inesperadamente isso acontece, Mack conclui que em vez de celebrar à grande e à francesa o momento de glória, o seu lugar na Consoada é ao lado de Joe, que para o melhor e para o pior, foi o único que sempre esteve do seu lado. 



- Peter (Ejiofor) e Juliet (Knightley) casam-se umas semanas antes do Natal. Mark (Lincoln), o melhor amigo do noivo, assume as funções de padrinho e cameraman do evento e surpreende o casal com uma actuação de uma banda na igreja a cantar "All You Need Is Love". Mais tarde, Juliet pede a Mark pelo vídeo do casamento e descobre que a aparente antipatia que ele sentia por ela vinha do facto de Mark estar apaixonado por ela e não poder fazer nada por ser noiva do melhor amigo. Na noite de Natal, Mark confessa-lhe todos os seus sentimentos mas por respeito à amizade de Peter e ao amor entre este e Juliet, vai seguir em frente.



- Depois do casamento de Peter e Juliet, Jamie (Firth), um escritor de policiais, descobre que a namorada e o irmão estão a ter um caso. Destroçado, Jamie refugia-se numa casa de campo no sul da França onde Aurélia Barros (Moniz), uma imigrante portuguesa, trabalha como empregada doméstica. Embora ele não saiba falar português e ela inglês, um clima de romance nasce entre ambos. De volta a Inglaterra, Jamie decide aprender português e no Natal, regressa a França onde num português atabalhoado, pede Aurélia em casamento diante do pai (Hélder Costa) e da irmã  (Carla Vasconcelos) desta, bem como de toda a comunidade portuguesa da vila, que entretanto se aglomerou toda pelo caminho. A própria Aurélia entretanto também tinha estado a aprender inglês e aceita o pedido. 



- David (Grant) é o novo primeiro-ministro britânico. Entre o seu staff no n.º 10 de Downing Street está a jovem Natalie (McCutcheon), que desde logo lhe capta a atenção. Mas após uma cena inapropriada por parte do Presidente dos Estados Unidos (Billy Bob Thornton) e achando que a sua atracção pela moça será uma distracção para o seu trabalho, David decide transferir Natalie para outro emprego. Mas na noite de Natal, ele decide procurá-la e após uma série de acontecimentos, o beijo de ambos torna-se bem público.



- Karen (Thompson), a irmã de David, tem um casamento feliz com Harry (Rickman), dono de uma empresa de design gráfico, com quem tem dois filhos. Mas ultimamente, Harry parece estar receptivo aos avanços da sua secretária Mia (Heike Makatsch). Infelizmente, na noite do Natal, Karen descobre que o Harry lhe é infiel quando o marido lhe oferece um CD de Joni Mitchell em vez do colar que ela o tinha visto a comprar (e que numa cena paralela vê-se Mia a usá-lo). A minha cena preferida de todo o filme é porventura a mais triste quando Karen vai para o quarto para dar largas ao desgosto enquanto ouve "Both Sides Now".


- Sarah (Linney), que trabalha na empresa de Harry, está há muito tempo apaixonada pelo seu colega Karl (Santoro). Quando este finalmente lhe corresponde e tudo parece encaminhar para uma noite de paixão, um telefonema de Michael (Michael Fitzgerald), o irmão de Sarah que sofre de problemas mentais e vive numa instituição, rompe com o encanto.



- Recentemente viúvo, Daniel (Neeson) é agora responsável pelo seu enteado Sam (Thomas Sangster) que vive as suas primeiras angústias amorosas. Apaixonado por Joanna (Olivia Olson), uma colega de escola com grande talento para o canto, o rapaz decide aprender a tocar bateria para a impressionar na festa de Natal. Depois de uma breve decepção, Daniel encoraja Sam a ir ter com Joanna ao aeroporto antes que esta embarque para a América e lhe revele os seus sentimentos. Enquanto isso, Daniel conhece Carol (Claudia Schiffer), a mãe de um dos colegas do enteado, que é parecidíssima com a sua mulher de sonho: Claudia Schiffer.



- Frustrado pelas britânicas não lhe ligarem nenhuma, Colin (Kris Marshall) decide rumar aos Estados Unidos, certo que as americanas irão se derreter pelo seu sotaque britânico, apesar do seu amigo Tony (Abdul Salis) achar que ele está completamente iludido. Mas não é que ele mal aterra no Wisconsin, o seu sotaque deixa logo quatro beldades americanas - Stacey (Ivana Milicevic), Jeannie (January Jones), Carol Ann (Elisha Cuthbert) e Harriett (Shannon Elizabeth) - todas embeiçadas?


- John (Freeman) e Judy (Joanna Page) são contratados como body doubles para as cenas de sexo de um filme e desde logo surge uma química. Mas se para eles é fácil interagirem enquanto nus e a simular diferentes posições sexuais, confessarem os seus sentimentos são outros quinhentos. 


Destaque ainda para Rufus (Atkinson), personagem inicialmente pensada como uma espécie de Anjo de Natal que ajudaria as várias personagens ao longo da trama, mas que acabou apenas como o funcionário da loja em que Harry compra o colar, muito talentoso (e muito lento) a embrulhar presentes.

Segundo Curtis, havia mais quatro histórias pensadas e duas delas chegaram a ser gravadas como a da directora do colégio de Sam e a sua companheira moribunda. Entre as cenas cortadas incluídas nos extras do DVD, estão duas pequenas cenas filmadas em África que demonstram que até mesmo aí o amor e o humor podem ser vividos de forma semelhante à dos países ditos mais desenvolvidos e uma divertida cena em que o filho de Karen (William Waldham) escreve uma redação em que dizia que o seu desejo de Natal era que as flatulências de toda a gente fossem visíveis (até as da Rainha Isabel II!). E a cena de Sam a correr no aeroporto era suposto ter momentos de autêntico parkour. 

Apesar de gostar bastante de "Love Actually" (é o único filme que comprei tanto em VHS como em DVD), concordo com a opinião geral da crítica de que o filme sofre do complexo "Rossio na Betesga" ou seja quer ser e fazer tanta coisa ao mesmo tempo que é inevitável que algumas histórias sofram com isso e acabem por não ter a profundidade suficiente. (Também era dispensável aquele retrato dos portugueses como coscuvilheiros parolos.) Além disso, com o tempo foram apontadas umas críticas às perspectivas androcêntricas das histórias (na maioria delas, o homem está numa posição de poder superior à da mulher e as mulheres são vistas por uma lente idealizada das personagens masculinas).
Ainda assim, o sempre presente travo agridoce do humor britânico e o desempenho de todo o elenco ajudam a colmatar os aspectos negativos. E o que é certo é que "Love Actually" foi um enorme sucesso comercial e rapidamente juntou-se à lista do inevitáveis clássicos a ver por alturas da quadra natalício. Foi nomeado para dois Globos de Ouro e Bill Nighy ganhou o BAFTA para Melhor Actor Secundário. "Love Actually" também gerou uma espécie de franchising, com alguns países como a Polónia, Holanda e o Japão a criarem filmes semelhantes.

Outro triunfo do filme foi a banda sonora (que também adquiri) com as canções a adequarem-se perfeitamente às diferentes cenas. Vários canções foram editadas em single como as versões de "Jump (For My Love)" pelas Girls Aloud, "Love Is All Around" por Bill Nighy (sob o nome da sua personagem) e "All I Want For Christmas Is You" por Olivia Olson, bem como os inéditos "Too Lost In You" das Sugababes, "The Trouble With Love Is" de Kelly Clarkson e "I'll See It Through" dos Texas.



Em 2017, por ocasião do Red Nose Day, evento bianual de beneficência em terras britânicas, foi filmada uma curta-metragem como sequela com grande parte do seu elenco a recuperar os seus papéis, incluindo Lúcia Moniz.   

Trailer:



Selecção de cenas cortadas


A directora e a sua companheira




Redacção sobre flatulências



Cenas em África







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. É um filme maravilhoso. Um dos nossos preferidos, meu e da minha esposa. Revemos sempre que é possível...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...