segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

A Minha Agenda RTP 1988






"Olá! Cá estou eu de novo, a tua inseparável amiga nos 365 dias do ano. Aqui me tens para sugerir brincadeiras, recordar datas, ensinar truques e, acima de tudo, para ouvir, sempre calada, os segredos mais importantes que quiseres confiar-me. Quando os anos passarem e um dia te lembrares de me abrir outra vez, aqui irás encontrar, fielmente guardadas, as tuas melhores recordações deste ano de 1988. E, como sabes, recordar é viver."

Era assim que "A Minha Agenda RTP" de 1988 se apresentava ao sortudo petiz que a segurava nas mãos, depois de a desembrulhar na Véspera ou na manhã do Dia de Natal, e folhear nas páginas anteriores o clássico "Esta Agenda Pertence A:" (com campos para a morada e o nome dos pais!), o calendário dos a nos 1988 e 1989 e o Horário Escolar. Para mim "A Minha Agenda" parecia tão inacessível como o Castelo de Grayskull, nunca me foi colocada no sapatinho, não sei se seria assim tão cara ou se nunca expressei interesse  em ter uma... Em 2015 o Paulo Neto já tinha recordado esta mítica agenda, da Editorial O Livro e  licenciada pela RTC (o braço comercial da RTP).
Boa sorte para tirarem o jingle da cabeça!

Na primeira página da Agenda propriamente dita, o padrão que se repete pela totalidade dos 12 meses: 9 pequenos rectângulos, 8 deles com seis linhas cada, para as anotações diárias, e outro em branco para as "Notas" semanais. Depois em destaque nas duas páginas, a área com a sugestão de brincadeiras, receitas, etc. Neste caso, na primeira semana de Janeiro o destaque é "Dia Mundial da Paz" e as instruções para a construção de uma pomba da Paz em papel de lustro e cartolina.

Como um electrodoméstico ou gadget "A Minha Agenda RTP" incluía sugestões para a utilização da própria, como se vê na página da semana seguinte: 
"Começa por copiar, para esta agenda, o teu horário escolar, bem como as actividades em que habitualmente participas fora da escola: ginástica, natação, dança, música,... Regista depois os vários períodos de férias e o que planeias fazer em cada um deles: os locais onde pensas ir, os livros que tencionas ler, os amigos que pretendes encontrar, etc. Copia igualmente os números dos telefones dos teus familiares e amigos, bem como as datas dos seus aniversários"



Além do rectângulo para cada dia do ano, a Agenda incluía secções para fazer isso mesmo, o horário escolar, a lista telefónica, que veremos mais à frente.
Avançando, uma saudável receita de salame de chocolate:


Espaço ainda para a etiqueta, com o "comportamento à mesa", o que seria do agrado dos pais, visto que ninguém desejava criar um pequeno selvagem que não sabe em que lado do prato ficam os talheres ou levantar da mesa sem pedir licença. 

Instruções para a construção do "Cubo Mágico" em cartão. Mas não o Cubo Mágico que estão a pensar...

Depois da magia, não esperava encontrar dicas de coleccionismo, como este dedicado à colecção de caricas (lembram-se quando as caricas traziam no interior jogadores de futebol, o Tintin do Sumol ou o Homem-Aranha do Fruto Real?) quando ainda tinham fundo de cortiça?

Mais algumas dezenas de fotos depois deste link:




Continuando com a alimentação saudável, cachorro quente "especial":

Máscaras de Carnaval, que em 1988 calhou a dia 16 de Fevereiro:

E quem não tem matraquilhos ou Subbuteo caça com este campo de Futebol de mesa caseiro:

Um clássico que desapareceu, um caleidoscópio construído com os rolos de cartão do papel de cozinha:

A sugestão para comemorar o Dia do Pai? Sorvete de Baunilha:

Uma ode ás árvores, a propósito do Dia Mundial da Árvore, a 21 de Março. 30 anos depois ainda pouco foi feito globalmente para preservar os pulmões do planeta:
Nesta época ainda estava fresco o êxito de 1984 com Joel Branco: "Uma Árvore, Um Amigo" (1984);  lembram-se da letra? Vejam aqui: "Uma Árvore, Um Amigo/Piquenique (1984)".

Mais colecções: colecção de papéis de rebuçados. Gosto da sugestão de organização "por temas (frutos, desenhos geométricos, etc), por qualidades (caramelos, rebuçados de café, de côco,...)".

Em 1988 a Sexta-Feira Santa calhou no Dia das Mentiras, mas só na página seguinte se descreve a tradição da visita pascal:

Sabemos que as influências do PREC já estavam a ficar para trás quando na página do "25 de Abril" o destaque são Trava-Línguas, com versões de exemplos clássicos como o "rato roeu a rolha da garrafa de rei e da rainha da Rússia", "O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem,...".

Para o Dia da Mãe, não instruções para fazer sorvetes, mas um quadro:
Fez-me recordar um postal que fiz na pré-primária com massinhas coladas numa cartolina preta. Ainda o tenho. O estado é...lastimoso.

O mundo estava a começar a viver a mania das "Tartarugas Ninja" mas o destaque da última semana de Maio não tem katanas ou vilões de outras dimensões, apenas o ciclo de vida das tartarugas "normais".

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, instruções para construir fantoches com carrinhos de linha e rolos do cartão do papel higiénico.

Para comemorar o Dia Mundial do Ambiente, a petizada aprendia a organizar e manter um terrário.

Em finais de Junho, para refrescar as Férias Grandes, sugestões de bebidas de verão: batidos de morango, maça, banana e leite.

Olhem outra vez, o miúdo não tem um cigarro na boca, mas um pequeno "extintor caseiro" abastecido a fermento em pó.

Uma pequena lição sobre a história dos relógios, desde o relógio de Sol aos modernos digitais de pulso.

Continuando com a temática de relógios, eu em pequeno ia ter delirado com este par de páginas: Como fazer um relógio de Sol. Durante as férias na ilha cheguei a fazer vários com paus, pedras e conchas, mas não eram tão exactos como este...

Além de receitas de guloseimas, uma fresca salada de atum para os "dias quentes de Verão". E o  Masterchef ainda estava a umas décadas de distância...

Uma sugestão bem ambiciosa: organizar Jogos Olímpicos com os amigos e criar as medalhas com caricas,a propósito dos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul, Coreia do Sul. Uma edição especial para os portugueses, com a vitória de Rosa Mota na Maratona, vencedora da Medalha de Ouro.

Para os aprendizes de cientistas, duas experiências sobre "o ar que nos rodeia":
Importante lição de civismo na praia porque "a boa educação não tem férias e na praia também há regras a cumprir." Felizmente em 2018 já todos aprenderam a lição.
"Uma solução económica para as férias é o campismo: ar livre, amigos novos, por vezes campo e praia ao mesmo tempo". Mas deixando o Capitão Planeta orgulhoso, a Agenda desaconselha a prática do "campismo selvagem". Na página da direita uma ilustração para encontrar os comportamentos errados dos jovens campistas. O  que poderia correr mal?
Em finais dos anos 80 os CDs ainda eram raros e portanto a maioria das discotecas pessoais era constituída de discos de vinil (e cassetes). São um meio muito frágil e portanto "deves ter com eles as maiores cautelas". Além dos cuidados, a Minha Agenda aconselha como criar uma série de fichas para organizar a discoteca:
Um quebra cabeças para recortar e juntar as peças para conseguir reproduzir as figuras na página ao lado.
O jogo do berlinde ainda era grande nos anos 80. Mas ocasionalmente ainda vejo alguns miúdos na vizinhança a brincar com os "carolos" como são conhecidos cá em Olhão.
A história e instruções para construir um iô-iô.
Marcadores de livros personalizados:
Uma dezena de adivinhas para entreter a família nas "longas noites de Inverno". Podem ir espreitar as soluções na última página.
Nada combina melhor com crianças do que velas e fogo. Se a ASAE já existisse em 1988...

Receita para fritos de abóbora:
 O Cepo do Natal.

E no final do ano "é altura de começares a fazer planos para 1989", com a ajuda de um calendário personalizado, por exemplo:

Lista dos Nomes, telefones e aniversários de familiares e amigos. Segue-se "O meu diário mês a mês":

Uma página de diário para cada mês do ano:

O Índice e as Soluções dos jogos:

"Agenda didáctica" é uma boa descrição da mítica "A Minha Agenda RTP". Espero que tenham gostado de rever (ou conhecer) o interior do exemplar de 1988.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Muito bom obrigado pela partilha ,nostalgia boa,se tiver mais partilhe ,muito obrigado foi muito bom rever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras. Neste blogue, também existem artigos onde se analisam as "Minha Agendas" de 1989 e 1990.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...