terça-feira, 26 de junho de 2018

Saber Amar (2003)


por Paulo Neto

Sem dúvida que um dos trunfos da TVI na sua revolução do panorama televisivo no início do século XXI foi a sua aposta em telenovelas nacionais que a partir de títulos como "Jardins Proibidos", "Olhos de Água" e "Anjo Selvagem" começaram a enfrentar e eventualmente derrubar o até então inabalável domínio das telenovelas brasileiras. Em 2003, a máquina de telenovelas da TVI já estava bem oleada e por entre as estreias do género desse ano, destaca-se "Saber Amar" cuja exibição atravessou todo esse ano civil (20 de Janeiro a 6 de Dezembro).



Da autoria de Maria João Mira e do colectivo Casa De Criação, a trama da novela inspirava-se na história de "Sabrina", uma peça teatral de Samuel A. Taylor famosamente adaptada em filme em 1954 com Humphrey Bogart, Audrey Hepburn e William Holden, e na remake de 1995. 

Depois de seis anos a estudar Biologia Marinha nos Estados Unidos, Diana Alfarroba (Leonor Seixas) regressa ao Algarve onde cresceu para trabalhar no Zoo Marinho (na verdade, o famoso parque oceanográfico ZooMarine em Albufeira) onde pretende desenvolver uma terapia de golfinhos para crianças problemáticas.

Rodrigo (Rodrigo Menezes) e
Diana (Leonor Seixas)


Em tempos, Diana era uma menina sonhadora, filha dos caseiros da abastada família Macedo Vaz, que costumava assistir do alto de uma árvore às faustosas festas dadas pelo clã e com uma paixoneta especial pelo jovem Rodrigo (Rodrigo Menezes). Agora uma mulher bonita e determinada, o seu regresso vai desencadear um teia de paixões e intrigas.

Jorge (Ruy de Carvalho), o patriarca dos Macedo Vaz é conhecido tanto pelo seu olho para os negócios como pela sua excentricidade. Tem um longo e feliz casamento com Helena (Maria Emília Correia) embora esta, mais ligada ao status quo, fique frequentemente exasperada com a exuberância do marido, piorando a sua gaguez. Aposentado, Jorge passa o comando dos seus negócios ao filho mais velho João Pedro (Marcantónio Del Carlo), que herdou o talento do pai. Já os outros filhos têm outras ideias: Carolina (Patrícia Ribeiro) quer traçar o seu próprio rumo e Rodrigo não tem intenção de abandonar a sua vida irresponsável de playboy.

Jorge (Ruy de Carvalho)

Helena (Maria Emília Correira)



Rita (Dina Costa Félix)


Rodrigo está noivo de Rita Higgins (Dina Félix da Costa), filha de Mary Higgins (Ana Zanatti) uma inglesa snob há muito radicada em Portugal. O noivado dos dois jovens é essencial para selar um importante negócio e salvar os Higgins da ruína. Rita é apaixonada por Rodrigo mas este não lhe liga muito, preferindo continuar a sua vida desregrada. Contudo quando reencontra Diana, Rodrigo fica fascinado por ela e decide ir contra a família, tentando conquistá-la e rompendo o noivado, para choque de Helena e Mary. Mas vai ter um rival de peso: o próprio irmão!

João Pedro (Marcantónio Del Carlo)


Desde que a sua mulher Carmo (Ana Nave) desapareceu anos antes, João Pedro tornou-se um homem frio e taciturno, vivendo apenas para o trabalho e para os filhos. Mas Diana vai mexer com o seu coração. E com Diana dividida entre a antiga paixão por Rodrigo e os inesperados sentimentos por João Pedro, a jovem passará por alguns tormentos pessoais e profissionais, sobretudo quando Carmo regressa, tornando-se a sua principal antagonista.

Lúcia (Lúcia Moniz)

João (Ricardo Pereira)



Outro par romântico de destaque é o de Tião (Sérgio Praia) e Lúcia (Lúcia Moniz). Sebastian Higgins, mais conhecido como Tião, jovem empreendedor, não liga nada a convenções sociais, ao contrário da mãe e da irmã. Por isso, apaixona-se por Lúcia Vidal, prima de Diana, que trabalha como guia turística. Lúcia faz parte da divertida família Vidal que também é composta pelos pais Gracinda (Ângela Pinto) e Tolentino (Pompeu José) e os seus irmãos João (Ricardo Pereira), Joana (Joana Dias) e Óscar (Manuel Melo), mais conhecido como o "Girafa".

Girafa (Manuel Melo)


Tião (Sérgio Praia)

Íris (Sílvia Rizzo) e Nicas (Inês Rosado)

Luís Miguel (Rui Santos)


"Girafa" é uma espécie de mini Zezé Camarinha que gosta de lançar o seu bizarro mas eficiente charme às turistas, mas é Íris (Sílvia Rizzo), a dona do bar da praia, uma mulher misteriosa vinda de Lisboa quem o impressiona mais.
O actor Manuel Melo obteve este papel devido à sua participação no programa "Academia de Estrelas" sendo que duas outras concorrentes, Cláudia Marques e Vanessa Silva, tiveram também pequenos papéis na telenovela. 
Outra personagem cómica é Ana Simão, a Nicas (Inês Rosado), estudante de Arqueologia que trabalha nas ruínas da Boca do Mar. Nicas interessa-se por Tião e pretende subir na vida através dos Higgins mas os seus planos saem sempre furados, muito por culpa da atracção incontrolável que nasce entre ela e o bonitão Luís Miguel (Rui Santos), cujo fulgor fá-los passar por algumas situações comprometedoras…
O elenco da telenovela contou ainda com Milton Lopes (Zé Café), Orlando Costa (Emanuel), Ângela Ribeiro (Josefa), Margarida Cardeal (Elisete), Marco Delgado (Guga) e Gonçalo Diniz (Rui).   

Com uma trama romântica com vários laivos de humor e bonitas paisagens algarvias filmadas no Burgau, "Saber Amar" foi outra telenovela da TVI que fez sucesso na altura e cimentou o triunfo da sua aposta na teledramturgia nacional. Segundo a Wikipedia, é a telenovela mais exportada da TVI, tendo sido exibida na Rússia, na Ucrânia e em vários países da América Latina.








Além do tema do genérico que também dava nome à telenovela, "Saber Amar" dos Delfins - uma versão de 1997 de um original dos brasileiros Paralamas do Sucesso - a banda sonora incluía um tema do actor Rodrigo Menezes, "Se Tu Existes", que ilustrava as cenas românticas da sua personagem com Diana. Uns meses antes, o actor tinha editado aquele que seria o seu único álbum em vida, "Um Amor Não Morre Assim", tendo desde então preterido a música a favor da representação, tendo entrado em várias outras telenovelas da TVI (por exemplo "Doce Fugitiva" e "Meu Amor") até ao seu falecimento prematuro em 2014 aos 40 anos. Um segundo álbum foi editado postumamente. 

Rodrigo Menezes (1974-2014)
    Genérico de abertura:







Excertos da telenovela:







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...