Tal como há uns tempos atrás decidi não esperar pelo mês certo para analisar uns incríveis blocos publicitários da RTP de Julho de 1985, também não quis esperar até ao próximo mês de Fevereiro para esmiuçar três blocos publicitários da RTP1 do dia 23 de Fevereiro de 1983 (quarta-feira), emitidos durante a exibição do filme "O Voo Da Águia".
1983 é o ano de que tenho as minhas memórias mais remotas de televisão, mas eu não me lembro de nenhum destes anúncios (embora me recorde de outros anúncios de algumas destas marcas), até porque na altura eu nem sequer tinha ainda completado três anos de andar cá neste mundo. Mas é engraçado ver como até comparado com os blocos de publicidade mais à frente nos anos 80, já existem algumas diferenças notórias, nomeadamente os bumpers entre anúncios que creio que desapareceram com a génese da RTC ainda nesse ano. Uma vez mais, o meu agradecimento ao canal PT Vault e ao acervo de Afonso Gageiro por disponibilizarem estes vídeos no YouTube.
0:00 Breve excerto do filme e vinheta da RTP1 (uma das muitas ao longo dos anos 80).
0:08 Ao som de música dramática, um jovem executivo entra numa sala de reuniões e depara-se com uns homens mais velhos lá presentes, cada um com o seu drink. Mas ele não se deixa intimidar e afirma confiantemente: "Eu trabalho e bebo Sumol!". E diz que havia uma coleção de autocolantes.
0:29 Foi mais ou menos por esta altura que os empreendimentos turísticos no Algarve começavam a brotar que nem cogumelos. Este anúncio anunciava a construção dos Apartamentos TénisGolfMar em Vilamoura.
0:37 A revista TV Guia tinha então quatro anos de existência, e na altura tinham uma spin-off gastronómica, a TV Guia Culinária. Além das típicas imagens de uma típica dona de casa às voltas na cozinha, existe a aparição do saudoso Chef Michel a dizer que cada receita havia sempre um ou mais aproveitamentos. Havia ainda uma capa para guardar todas as fichas.
0:58 A Nacional sempre foi mais conhecida pelas suas massas e bolachas, mas também tem a sua própria farinha que ainda hoje é produzida: a Farinha Rainha, a qualidade que faz crescer.
1:06 Eis que começa a minha ronda de perguntar: "Esta marca/produto ainda existe?" Neste caso, o verniz Cibelle.
1:15 Um simpático anúncio animado à Metrópole Seguros, actualmente Zurich. Uma instituição que me é particularmente marcante pois o meu pai trabalhava nela como perito avaliador e foi lá que tive a minha primeira experiência laboral, estagiando nos escritórios da delegação de Torres Novas.
1:35 O Totobola já existia há mais de vinte anos e com o Totoloto ainda a dois anos de aparecer, ainda reinava como o bastião dos jogos de apostas. Nessa semana, e como era habitual em tempo de competições europeia, havia dois concursos. Logo no primeiro still do anúncio, a inconfundível figura de Diego Maradona.
1:44 Pode nunca ter sido tão popular como outras marcas, quer na vertente gaseificada, quer na lisa, mas a Água do Cruzeiro, capturada na Vacariça, concelho da Mealhada, ainda está aí. Neste anúncio, um senhor impede um faux pas no seu drink ao exigir Água do Cruzeiro, pois só ela "respeita a sua bebida".
2:06 Para a mulher activa dos eighties, como esta do anúncio, uma jornalista que dá um pulo entre Lisboa e Paris, o desodorizante-colónia Vida Activa!
2:20 Vim lembra aquele detergente em pó com cheiro a limão para limpar banheiras e outras cerâmicas, mas na altura também tinha o seu limpa-vidros. E venha de lá o eterno gag dos vidros tão limpos que alguém não dá por eles e bate de frente.
2:29 Ele há coisas que parecem que existe desde que o mundo é mundo, mas afinal só surgiram (pelo menos em Portugal), quando eu já era nascido. É o caso de sabonete líquido, que hoje em dia já quase obliterou os sabonetes em barra, mas que em 1983 era uma novidade do outro mundo. E a primeira marca de sabonete líquido que me lembro era a Soft Sense. É cremoso! É prático! É suave!
2:50 Estou em crer que eu fui um dos últimos portugueses que em bebé nunca soube o que era ter fraldas descartáveis no rabo, somente fraldas de pano - algumas das quais transitariam para o meu irmão, (se bem que agora alternadas com descartáveis). Não sei se em 1983 já havia as imbatíveis Dodot e Ausónia, mas havia as fraldas Johnson's. Neste anúncio, uma mãe com um choroso e húmido bebé aconselha-se que uma empregada da farmácia que lhe recomenda fraldas Johnson's, não faltando sequer um teste tipo "Estão a ver? Só as nossas é que são boas, o resto é porcaria!".
3:21 Esta marca ainda existe? #2: Recordo-me de ver anúncios e produtos no supermercado da Harpic para limpar sanitas, mas já faz largos anos que nunca mais ouvi falar. Já agora, bem engraçado o jingle deste anúncio ao Harpic Líquido.
3:36 Neste anúncio ao perfume Marlene, uma beldade azul atrai vários olhares masculinos, sobretudo o do Clark Kent que se apressa a abrir-lhe a porta de um carro.
3:58 Num supermercado, três senhoras (uma das quais nada menos que Marluce, a primeira mulher de Carlos Cruz e mãe de Marta Cruz) explicam porque preferem o leite em pó Nido da Nestlé. O Nido ainda se vê por aí nas lojas, embora não seja anunciado na TV desde 1980 e carqueja.
4:18 Quando ainda se estava a uns anos do desabrochar das caixas Multibanco, o Crédito Predial Português disponibilizava extractos semanais para os clientes manterem as contas em dia. Fundado em 1864, o CPP viria a ser adquirido em 1992 pelo Banco Totta & Açores, hoje parte do Grupo Santander.
4:34 O saudoso Artur Agostinho neste anúncio do concurso das bodas de prata da Verbo Postal com 10 mil contos em prémios, incluindo um andar no Algarve e outro em Queluz! (Já agora, sabiam que Queluz é a maior cidade europeia que começa com a letra Q?)
5:03 Um anúncio animado da EDP alertando para os diversos perigos que podem ocorrer ao lidar com os postes e cabos de alta tensão.
5:33 Com tudo o que umas mãos fazem e por onde passam, convém tratar delas, de preferência com o creme Atrix!
0:00 Excerto do filme e vinheta RTP 1
0:12 Nesse eterno confronto de cervejas nacionais que é Sagres vs. Super Bock, é fácil esquecer que também havia e há a cerveja Cristale que também ela era digna de alguns anúncios épicos como este com uma gaivota a pairar sobre o mar e uns pescadores de barba rija.
0:33 Uma das múltiplas variações dos desodorizantes Impulsecom o lendário bordão "E se de repente um desconhecido lhe oferecer flores, isso é Impulse!" (Porém à luz dos tempos actuais, dir-se-ia antes que isso é stalking!)
0:54 Um curtinho mas assertivo anúncio ao vinho verde Grinalda.
1:02 Se em 1983, ter uma máquina de lavar roupa ainda podia ser considerado um luxo para uma extensa parte da população portuguesa, uma máquina de lavar loiça era um completo luxo. (Em minha casa, só tivemos uma para aí em meados/finais dos anos 90.) Mas já na altura, em pó ou líquido, Sunera a marca líder nos detergentes para máquinas de lavar loiça.
1:24 O lendário Fernando Pessa a dar voz a um anúncio aos relógios Pulsar Quartz. E esta, hein?
1:35 E de repente, um zapping para a RTP2 no programa "Hoje Convidamos" para ver o Duo Ouro Negroa cantar o seu incontornável hit "Vou Levar-te Comigo". Infelizmente Milo MacMahon estaria apenas mais dois anos neste mundo antes de falecer em 1985 com somente 46 anos.
2:01 Depois deste zapping, voltamos aos anúncios desta vez a uma colecção de livros da História de Portugal, dirigida por - who else? - José Hermano Saraiva.
2:23 Há pouco falávamos em stalking, e eis mais algum desta vez por parte de um repórter de farfalhudo bigode que surpreende uma senhora num supermercado a pegar numa caixa de Omo. Uma semana depois, eis o repórter no quintal da senhora onde, como não podia deixar de ser, ela elogia a brancura do Omo.
2:44 E eis agora uma sugestão culinária da Maggi, um lombo fingido feito com as sobras de carne!
3:14 Nunca ouvi falar desta marca de pasta de dentes. E com um nome como Binaca, é fácil de perceber porque é que não vingou, pelo menos por cá.
3:24 Um anúncio animado às carrinhas Nissan Ebro, cujo baixo consumo de gasóleo leva uma bomba às lágrimas!
3:43 Uma modelo de longos cabelos com ar de que saiu de um filme de ficção científica dos anos 70 protagoniza este anúncio ao Glassex Multiusos, que manobra como se de uma pistola laser se tratasse.
3:59 Zenite, a zénite das torneiras! E que dizer do magnífico bigode do canalizador?
4:08 Uma barba tão bem feita que a cara-metade fica louca para encostar o rosto? Provavelmente usou Schick Pivot.
4:39 Coisas que que parecem que existe desde que o mundo é mundo, mas afinal só surgiram quando eu já era nascido #2: a garrafa de litro e meio da água do Luso! Pelos vistos, nos idos de 1983, isto foi uma grande novidade.
4:54 E eis aqui a principal razão pela qual quis analistas estes blocos publicitários. A McDonald's só chegaria a Portugal em 1991, mas já nos anos 80 havia algumas hamburguerias no país. O que eu não sabia é que em 1983 havia uma cadeia de fast food portuguesa ao estilo daquelas que se conhecem hoje em dia, como se vê aqui neste anúncio do Max Burger, que anunciava "um novo estilo de vida e de alimentação: rápida, económica e de qualidade" e que tinha restaurantes em Lisboa, Porto e Cascais e que tencionava abrir em breve mais. O que terá acontecido ao Max Burger? Este tópico no fórum "A Televisão" dá algumas pistas, como por exemplo um autocolante que indica que um dos restaurantes em Lisboa era na Avenida Guerra Junqueiro, mas sem chegar a grandes conclusões. Outro vídeo do PT Vault, de um bloco publicitário de 14 de Março de 1983 contém outro anúncio do Max Burger mais curto.
5:10 Um anúncio fofucho dos produtos Mustela, especializados nos cuidados com bebés.
5:30 Novamente o anúncio da EDP sobre os perigos dos cabos e postes de alta tensão.
0:00 Imagem da actriz Jean Marsh em apuros no filme "O Voo Da Águia" e vinheta RTP1.
0:09 Royal Label Black, o whiskey que prolonga os bons momentos!
0:23 Os anos 80 foram um auge para os achocolatados e entre eles estava Milo, que se tentava vender como um alimento para os grandes atletas. O Milo andou um pouco desparecido mas para aí para os finais dos anos 2000, já recomecei a ver nos supermercados.
0:44 Em termos de produtos de higiene íntima feminina, Dystron (em casa líquido, fora de casa e no trabalho em toalhetes) é a marca mais célebre. Mas havia outras como Aseptal. No entanto este aparentemente inocente e singelo anúncio em que uma mulher vai à porta da casa de uma adolescente para lhe entregar uma embalagem de Aseptal deixou-me cheio de interrogações. Uma vez que neste país, e ainda para mais em 1983, assuntos desta natureza sempre foram abordados com algum secretismo, imaginei que esta entrega foi feita pela calada. ("Estou, Dona Idalina? É a Carla Patrícia do terceiro esquerdo. A minha mãe foi às compras e estou agora sozinha, podia vir aqui entregar-me o Aseptal que lhe pedi sem dar nas vistas?) E depois o que quereriam dizer com o slogan "para a mulher desinibida"? Não sei porquê acho que na altura "desinibida" podia ser dita como insulto. ("Carla Patrícia, que conversas andas a ter com a desinibida da Idalina?")
0:53 O brilho luminoso do Ajax Amónia é tal que esta dona de casa até tem de usar óculos de sol!
1:24 Um anúncio apenas feito com stills para a bagaceira Aveleda.
1:47 Imagine que havia na sua casa uma mão habilidosa como a Thing da Família Addams, mas que a sua única função é colar, um pouco por todo o lar, ambientadores Stick Up da Airwick.
2:16 Citizen Quartz bracelete, "o relógio certa para a mulher certa".
2:24 Diz uma jovem mulher numa pastelaria: "Com Magos, hmmm, o lanche sabe melhor!". Mas desconfio que um vinho espumoso e um pastel de nata não seja a combinação ideal para um lanche.
2:32 Um bastante dramático anúncio do dentífrico Dentagard sobre o que pode acontecer às gengivas sem a devida higiene oral. Curiosamente, na altura a marca não apostava no seu célebre leitmotiv de ser feito à base de extractos de plantas como nos seus anúncios posteriores.
3:03 Neste anúncio, vários automóveis levantam o seu capot para receber Castrol GTX.
3:34 Ao que parece, a figura-mascote dos vinhos do Porto Sandeman, um vulto masculino de chapéu de aba larga e grande capa, terá causado pesadelos a alguns petizes. Mas por acaso nunca me intimidou, e eu até efabulava que seria uma espécie de Zorro vinícola. Em 2017, numa excursão à Invicta, visitei as caves Sandeman e a guia usava o mesmo traje.
3:44 Uma versão mais curta do anúncio do Soft Sense.
3:51 As edições Europa-América apresentam uma coleção de livros subordinada ao tema Guerra E Espionagem.
4:07 Ainda existe esta marca #3? Desodorizantes Limara. "Mulher em ritmo novo!"
4:27 A sua encarnação em farinha láctea será mais célebre, mas a Pensal também sempre existiu em paralelo em bebida de cevada solúvel e ainda hoje, a minha mãe aprecia a sua xícara.
4:43 E eis outra preciosidade? O trailer da estreia cinematográfica em Portugal de "Blade Runner - Perigo Iminente", com a inconfundível voz de João David Nunes! (Mais o inevitável "Sexta-feira estreia em Lisboa!") O lendário filme de ficção científica de Ridley Scott protagonizado por Harrison Ford não tardaria a ser uma das maiores referências do género e rapidamente tornou-se um filme muito cultuado por várias gerações de cinéfilos. (Confesso que nunca vi!) E que estranho pensar que em 1983, o ano de 2019 estava tão longínquo que podia muito bem ser como a visão imaginada no filme e agora 2019 já começa a ser uma memória meio distante!
4:58 Com Novycera, "chão encerado, chão lavado!"
5:07"Malhas Jagar, malhas para homem e senhora, um produto Costex." Engraçado o logótipo ser uma estilização daquelas bicicletas antigas com uma roda bem maior que a outra.
5:19 Promo para o programa "1.ª Página" com uma entrevista a Francisco Lucas Pires (1944-1998), então Ministro da Cultura e da Coordenação Científica do governo liderado por Francisco Pinto Balsemão. Lucas Pires seria posteriormente líder do CDS e deputado no Parlamento Europeu.
5:59 Por fim, um momento de locução de continuidade, onde Margarida Andrade (mais tarde Mercês de Melo) anuncia que no dia seguinte seria exibida a terceira parte de um concerto de James Last e referia a morte da personagem de Larry Hagman (obviamente referenciado como o JR do "Dallas") no filme que estava a ser exibido.
Sem comentários:
Enviar um comentário