segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Anúncio do Nescafé "Um Amanhecer Diferente" (1990)

 por Paulo Neto

No passado dia 6 de Outubro faleceu aos 80 anos o cantor americano Johnny Nash, um dos primeiros artistas a conjugar o pop mais tradicional com o reggae, e foi mesmo um dos primeiros cantores não-jamaicanos a gravar em Kingston. Apesar de ter iniciado a sua carreira em 1956, os maiores sucessos de Johnny Nash surgiram nos anos 70, com "Tears On My Pillow" e sobretudo "I Can See Clearly Now". Este último foi editado em 1972, tendo sido o seu o único single n.º 1 no top americano. Mas para as gerações seguintes, foi através de um dos mais lendários casamentos entre música e publicidade que "I Can See Clearly Now" seria eternizado. 

Oriundo do gigante suíço da produção alimentar Nestlé, o Nescafé é já há várias décadas uma das marcas de eleição de café solúvel. Lembro-me que o primeiro café que tomei na vida, para aí com seis anos, foi um Nescafé daquelas saquetas em forma de prisma e de que gostei de misturar os grãos de Nescafé com o açúcar. (Claro que só muito ocasionalmente é que bebia café sem leite na minha infância e foi já adolescente que comecei a beber bicas nos cafés.) Mas foi em 1990, que a Nescafé lançou o seu anúncio mais emblemático em Portugal, originalmente estreado no Reino Unido em 1988 com o título "Sunrise" nos cinemas e meses depois na televisão. 


O anúncio é muito simples: na hora do lobo, um carocha estaciona junto à praia sob o som das gaivotas. Dentro da viatura, vê-se uma jovem mulher com um ar entristecido. Talvez tenha acabado um namoro, talvez tenha perdido o emprego ou sido despejada, talvez simplesmente esteja a passar por muita tensão na sua vida e decidiu por impulso pegar no carocha e fugir momentaneamente de tudo isso. Seja como for, ela depara-se no seu saco com um frasco de Nescafé e decide preparar um café ligando uma resistência ao isqueiro do carro para aquecer água. É então que começa a tocar "I Can See Clearly Now". Então ela sai do carro com uma chávena de café na mão. A jovem encosta-se ao capot do carocha e enquanto bebe café, vemos o seu rosto, banhado pelas primeiros raios de sol da manhã, esboçando um sorriso. O anúncio termina com um lindíssimo plano do nascer do sol na praia e as silhuetas da mulher e do carro e o slogan a surgir no ecrã: "Nescafé, um amanhecer diferente."  


O anúncio era assaz simples mas muito eficaz porque todos nós nos reconhecíamos naquela jovem mulher e porque todos já passámos por períodos tensos na nossa vida onde uma pausa para simples prazeres como saborear um café ou ver um nascer do sol nos deu forças para seguir em frente. E que melhor canção do que "I Can See Clearly Now" para capturar aquela sensação de finalmente se poder vislumbrar melhores dias no horizonte após tempos menos bons?
Mas além disso, para muitos incluindo eu, a parte mais fascinante do anúncio foi a simples ideia de fazer café ligando uma resistência ao isqueiro do carro. Será que além de Nescafé, o anúncio também fez aumentar as vendas das resistências? E será que muita gente terá imitado a jovem do anúncio e fazer assim um belo cafezinho no carro? Na altura eu cheguei a sugerir aos meus pais que nas nossas idas à praia nós fizéssemos assim um café deste modo para bebermos à beira-mar quando lá chegássemos mas eles nunca alinharam nisso.   



Mais tarde, houve outro anúncio ao Nescafé com o slogan "Um amanhecer diferente" (no original inglês, "make a fresh start"), dirigido pelo mesmo realizador, Derek Coutts,  que também começava com um carro que chega perto de uma praia ao raiar da aurora, sob o som das gaivotas e incluindo também uma conhecida música de outros tempos. Mas desta vez é o protagonista é um jovem homem que comprou em trespasse uma loja de discos na avenida marginal à praia. Ao entrar ele depara-se com um amontoado de correio a entupir a frincha da porta e grande desordem no interior da loja, sinal de que o espera um longo dia de grandes limpezas e arrumações. Felizmente a loja tem um fogão com uma cafeteira e o jovem trouxe consigo um frasco de Nescafé. Enquanto a água aquece, ele liga a jukebox e escolhe para tocar "I Got You (I Feel Good)", um dos incontornáveis êxitos de James Brown. O jovem pega na chávena de café para beber na rua, junto à entrada, para apreciar o amanhecer, não sem antes virar o letreiro de fechado para aberto. 
Ao que parece esta foi a primeira vez que uma canção do Padrinho da soul teve autorização para ser incluída num anúncio publicitário, e não tardaram que várias outras canções de James Brown também seguissem o exemplo e surgissem noutros anúncios (nomeadamente "Get Up (Feel Like A Sex Machine)" para o famoso anúncio do Renault Clio de 1999 do "Get up ahhh!"). Mas apesar de também belissimamente realizado, este segundo anúncio do Nescafé, intitulado "Brand New Beat" não era tão eficiente quanto o antecessor, talvez porque não havia tanta relatability do espectador para com o protagonista. Primeiro porque nem todos nós podíamos comprar uma loja de discos, por mais vetusta que fosse, e depois porque não existe a mesma evolução do estado de espírito: longe da melancolia da jovem do anúncio anterior, aqui o protagonista exala confiança o tempo todo e no máximo, só fica ligeiramente perturbado com a desarrumação. 

Foram também editadas em cassete duas colectâneas com as músicas dos anúncios e outras semelhantes, tendo como título o slogan "Nescafé - Um Amanhecer Diferente".

Em 1993, uma nova de versão de "I Can See Clearly Now" do cantor jamaicano Jimmy Cliff para a banda sonora do filme "Jamaica Abaixo De Zero", ajudou a cimentar o estatuto clássico da canção junta das novas gerações.  

Para terminar, uma das minhas piadas secas preferidas: O que diz o café ao Nescafé? "N'és café nem és nada!" Ba dum tss!  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...