por Paulo Neto
O filme "Bohemian Rhapsody" com o seu clímax na recriação quase a papel químico da actuação dos Queen no Live Aid avivou as memórias desse grande acontecimento, que teve lugar a 13 de Julho de 1985 em Londres e Filadélfia, uma mega-espectáculo de dimensões deveras impressionantes, mesmo para os dias de hoje, e que foi um marco na história da música.
O filme "Bohemian Rhapsody" com o seu clímax na recriação quase a papel químico da actuação dos Queen no Live Aid avivou as memórias desse grande acontecimento, que teve lugar a 13 de Julho de 1985 em Londres e Filadélfia, uma mega-espectáculo de dimensões deveras impressionantes, mesmo para os dias de hoje, e que foi um marco na história da música.
No seguimento do enorme sucesso do single all-star britânico "Do They Know It's Christmas" no Natal de 1984 e do seu equivalente americano "We Are The World" no início de 1985, em prol de angariar fundos para ajudar as vítimas da fome na Etiópia, surgiu a ideia da criação de um concerto para o mesmo objectivo onde actuariam os maiores nomes da música de ambos os lados do Atlântico. Bob Geldoff e os empresários Harvey Goldsmith e Bill Graham levaram a cabo a realização do evento nos dois países e a lista de nomes a actuar no evento, quer daqueles que faziam sucesso na altura, quer de algumas glórias do passado, foi aumentando.
O concerto, uma das maiores transmissões televisivas por satélite a grande escala de todos os tempos, terá sido visto por 1900 mil milhões de pessoas em 150 países e teve a duração total de 16 horas.
Eis o alinhamento em ambos os locais:
Londres, Estádio de Wembley
Status Quo: "Rockin' All Over The World", "Caroline", "Don't Waste My Time"
Style Council: "You're The Best Thing", "Big Boss Groove", "Internationalists", "Walls Come Tumbling Down"
Boomtown Rats: "I Don't Like Mondays", "Drag Me Down", "Rat Trap", "For He's A Jolly Good Fellow"
Boomtown Rats: "I Don't Like Mondays", "Drag Me Down", "Rat Trap", "For He's A Jolly Good Fellow"
Adam Ant: "Vive Le Rock"
Ultravox: "Reap The Wild Wind", "Dancing With Tears In My Eyes", "One Small Day", "Vienna"
Spandau Ballet: "Only When You Leave", "Virgin", "True"
Elvis Costello: "All You Need Is Love"
Nik Kershaw: "Wild Boy", "Don Quixote", "The Riddle", "Wouldn't Be In Good"
Sade: "Why Can't We Live Together", "Your Love Is King", "Is It A Crime"
Sting e Phil Collins: "Roxanne", "Driven To Tears", "Against All Odds (Take A Look At Me Now)", "Message In A Bottle", "In The Air Tonight", "Long Way To Go", "Every Breath You Take"
Howard Jones: "Hide And Seek"
Bryan Ferry (com David Gilmour na guitarra): "Sensation", "Boys And Girls", "Slave To Love", "Jealous Guy"
Paul Young: "Do They Know It's Christmas/Come Back And Stay", "That's The Way Love Is" (com Alison Moyet), "Everytime You Go Away"
U2: "Sunday Bloody Sunday", "Bad"
Dire Straits: "Money For Nothing" (com Sting), "Sultans Of Swing"
Queen: "Bohemian Rhapsody", "Radio Ga Ga", "Hammer To Fall", "Crazy Little Thing Called Love", "We Will Rock You", "We Are The Champions"
David Bowie: "TVC 15", "Rebel Rebel", "Modern Love", "Heroes"
The Who: "My Generation", "Pinball Wizard", Love Reign O'er Me", "Won't Get Fooled Again"
Elton John: "I'm Still Standing", "Bennie And The Jets", "Don't Go Breaking My Heart" (com Kiki Dee), "Don't Let The Sun Go Down On Me" (com Wham!), "Can I Get A Witness"
Freddie Mercury e Brian May: "Is This The World We Created"
Paul McCartney: "Let It Be"
Filadélfia, Estádio John F. Kennedy
Bernard Watson: "All I Really Want To Do", "Interview"
Joan Baez: "Amazing Grace", "We Are The World"
The Hooters: "And We Danced", "All The Zombies"
Four Tops: "Shake Me, Wake Me (When It's Over)", "Bernadette", "It's The Same Old Song", "Reach Out I'll Be There", "I Can't Help Myself"
Billy Ocean: "Caribbean Queen", "Loverboy"
Black Sabbath: "Children Of The Grave", "Iron Man", "Paranoid"
Run DMC: "Jam Master Jay", "King Of Rock"
Rick Springfield: "Love Somebody", "State Of The Heart", "Human Touch"
REO Speedwagon: "Can't Fight This Feeling Anymore"
Crosby, Stills & Nash: "Southern Cross", "Teach Your Children", "Suite: Judy Blue Eyes"
Judas Priest: "Living After Midnight", "The Green Manalishi", "You've Got Another Thing Commin'"
Bryan Adams: "Kids Wanna Rock", "Summer Of '69", "Tears Are Not Enough", "Cuts Like A Knife"
Beach Boys: "California Girls", "Help Me, Rhonda", "Wouldn't It Be Nice", "Good Vibrations",
George Thorogood & The Destroyers: "Who Do You Love" (com Bo Diddley), "The Sky Is Crying", "Madison Blues"
Simple Minds: "Ghost Dancing", "Don't You (Forget About Me)", "Promised You A Miracle"
Pretenders: "Time The Avenger", "Message Of Love", "Stop Your Sobbing", "Back On The Chain Gang", "Middle Of The Road"
Santana com Pat Metheny: "Brotherhood", "Primera Invasión", "Open Invitation", "By The Pool", "Right Now"
Ashford & Simpson: "Solid", "Reach Out And Touch Somebody's Hand" (com Teddy Pendergrass)
Madonna: "Holiday", "Into The Groove", "Love Makes The World Go Round"
Tom Petty & The Heatrbreakers: "American Girl", "The Waiting", "Rebels", "Refugee"
Kenny Loggins: "Footloose"
The Cars: "You Might Think", "Drive", "Just What I Needed", "Heartbeat City"
Neil Young: "Sugar Mountain", "The Needle And The Damage Done", "Helpless", "Nothing Is Perfect", "Powderfinger"
Power Station: "Murderess", "Get It On"
Thompson Twins: "Hold Me Now", "Revolution" (com Madonna e Nile Rogers)
Eric Clapton: "White Room", "She's Waiting", "Layla"
Phil Collins: "Against All Odds", "In The Air Tonight"
Led Zeppelin: "Rock And Roll", "Whole Lotta Love", "Stairway To Heaven"
Foi a primeira actuação dos Led Zeppelin desde a morte de John Bonham |
Crosby, Stills, Nash & Young: "Only Love Can Break Your Heart", "Daylight Again/ Find The Cost Of Freedom"
Duran Duran: "A View To A Kill", "Union Of The Snake", "Save A Prayer", "The Reflex"
Patti LaBelle: "New Attitude", "Imagine", "Forever Young", "Stir It Up", "Over The Rainbow", "Why Can't I Get It Over"
Daryl Hall & John Oates, Mick Jagger, Eddie Kendricks, David Ruffin e Tina Turner : "Out Of Touch", "Meneater", "Get Ready", "Ain't Too Proud To Beg", "The Way You Do The Things You Do", "My Girl", "Lonely At The Top", "Just One Night", "Miss You", "State Of Shock", "It's Only Rock & Roll (But I Like It)"
Bob Dylan, Keith Richards e Ron Wood: "Ballad Of Hollis Brown", "When The Ship Comes In", "Blowin' In The Wind"
USA For Africa: "We Are The World"
O apresentador britânico Richard Skinner foi o primeiro a subir ao palco para anunciar a presença do Príncipe Carlos e da Princesa Diana em Wembley. Entre os nomes presentes para anunciar as actuações estiveram Jack Nicholson, John Hurt, Griffin Rhys-Jones, Mel Smith, Bette Midler, Chevy Chase, Don Johnson e Dionne Warwick.
No mesmo dia, outros concertos pela mesma causa tiveram lugar em Moscovo, Toronto, Sydney, Viena, Belgrado, Moscovo, Tóquio e Colónia e algumas actuações foram exibidas durante a transmissão do Live Aid, bem como a actuação de BB King em Haia. Uns dias mais tarde, no âmbito da campanha nacional "Um Abraço A Moçambique", alguns nomes da música portuguesa participaram de um concerto no Coliseu dos Recreios.
Algumas curiosidades:
- Phil Collins foi o único artista que actuou tanto em Londres como em Filadélfia, tendo apanhado um voo do Concord entre os dois países. Nesse voo, ele encontrou a cantora Cher que não sabia dos concertos, mas que decidiu ir também a Filadélfia assistir ao espectáculo e acabou em palco durante a actuação final de "We Are The World".
- Apesar do extremo calor que se fazia sentir em Filadélfia, Madonna actuou com um casaco vestido e declarou que hoje ela "não iria tirar m*rda nenhuma", numa alusão à recente publicação de fotos suas em nudez na Penthouse e na Playboy.
- Durante os dois primeiros minutos da sua interpretação de "Let It Be", o microfone de Paul McCartney avariou e não foi possível ouvi-lo.
- Os U2 tocaram uma versão de 14 minutos de "Bad" durante a qual Bono Vox pegou uma rapariga na assistência para dançar com ele. Em 2005, essa rapariga, Kal Khalique, revelou que ela estava a ser esmagada contra a vedação pelas pessoas atrás dela. Bono reparou nisso e uma vez que os seguranças não o ouviam, ele próprio pegou nela e tirou-a dali (provavelmente salvando-lhe a vida).
- Enquanto ambos cantam "It's Only Rock & Roll", Mick Jagger rasgou a saia do vestido de Tina Turner deixando-a com uma espécie de body.
- As ausências mais notadas foram Bruce Springsteen, Cyndi Lauper, Diana Ross, Michael Jackson e Stevie Wonder que cantaram partes míticas em "We Are The World". Os Eurythmics estavam previstos para actuar mas desistiram porque Annie Lennox estava com dores de garganta. Prince não apareceu mas enviou uma filmagem de uma versão acústica de uma canção sua que foi exibida em Filadélfia.
- No dia seguinte, a comunicação social divulgou que o concerto angariou entre 40 e 50 milhões de libras para o fundo. Segundo Bob Geldoff, a Irlanda foi o país com mais donativos per capita e a maior doação individual foi de um membro da família governante do Dubai que deu 1 milhão de libras.
- No entanto, investigações nos anos seguintes terão descoberto que parte que muito do dinheiro acabou por ir parar ao regime de Mengistu Haile Mariam que governava a Etiópia na altura, que terá usado esses fundos para comprar armas. No entanto, o Live Aid impulsionou muitas outras campanhas de solidariedade no combate à fome nos países africanos.
- O Live Aid foi editado em DVD em 2004, a partir das filmagens arquivadas pela BBC e a MTV. Algumas actuações não foram incluídas, quer por vontade expressa dos artistas, quer por não restarem imagens, já que o concerto nunca foi gravado na totalidade e muitas televisões apagaram parte das suas transmissões. O DVD já não está à venda mas em 2018 foi criado um canal no YouTube com todas as actuações incluídas.
- Em Portugal, segundo os arquivos do Diário de Lisboa, a RTP1 transmitiu o concerto entre as 17:00 e as 18:45 desse dia, e depois das 22:00 até ao fecho da emissão. No YouTube, é possível encontrar actuações de Patti Labelle e Mick Jagger da transmissão da RTP que não foram incluídas no DVD.
Se gostou, Partilhe: »»
|
Tweet | Save on Delicious |
Sem comentários:
Enviar um comentário