A Tragédia de Hillsborough [15/04/1989] foi um dos maiores desastres mundiais relacionados com futebol, e o maior do género na Inglaterra. A tragédia saldou-se em 96 mortos e quase 800 feridos no Estádio Hillsborough, em Sheffield, durante o jogo Liverpool FC e Nottingham Forest.
Na altura os relatórios oficiais apontavam a culpa dos esmagamentos para os comportamentos impróprios dos fãs, mas revisões recentes confirmam que a tragédia ocorreu por sobrelotação do estádio Hillsborough e falta de controle das autoridades para a impedir.
Uma descrição bastante detalhada de todos os acontecimentos e repercussões na Wikipédia: “Hillborough Disaster” (em inglês).
Uma pequena reportagem:
Um documentário da BBC (de 2014) "Hillsborough - How They Buried The Truth":
Novamente recorro ao inestimável acervo online do "Diário de Lisboa" para conhecer a reacção da imprensa nacional da época:
Excerto da capa do "Diário de Lisboa" [17/04/1989] |
"Diário de Lisboa" [17/04/1989] |
"...subitamente, a festa futebolística transmudou-se para tragédia, o riso deu lugar às lagrimas, a alegria virou (em cada rosto) amargura e a mais forte das tristezas".
Podem clicar na foto acima para ler melhor, além dos poucos factos ainda conhecidos, Neves de Sousa comenta a violência, a rivalidade que transbordam dos campos de jogo para o quotidiano da sociedade. Um pouco de generalização, é certo, mas algumas das situações apontadas continuam relevantes na actualidade.
Texto original: "Mini-Cromos - A Tragédia de Hillsborough [15/04/1989]".
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Sem comentários:
Enviar um comentário