"Bana e Flapi" (1979), um dos êxitos do nosso pequeno ecrã nos anos 80, foi a adaptação para anime de um livro dos anos 20, pela mão do estúdio de sucesso Nippon Animation ( "Dartacão", "Conan, o Rapaz do Futuro", etc) e narrava a história do pequeno esquilo órfão "Bana" ("Puschel" no livro e anime original, e "Puchi" na segunda dobragem portuguesa, em finais dos anos 80), criado por uma gata numa quinta e que depois de um incêndio regressa à floresta, onde vive aventuras e faz amigos entre os animais. Uma cena particular deu origem a um dos mais hilariantes programas da "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl, ouçam: "Caderneta de Cromos Nº 147 - Bana e Flapi [Ouvir/download Mp3]".
Ora, um sucesso na TV, significava - entre outro merchandising - o lançamento de vinis com as músicas:
"Bana e Flapi - Banda Sonora Original da Serie da TV"
Na capa frontal, uma bonita ilustração da parelha de protagonistas da série, "Bana" com o seu coletinho verde e guizo ao pescoço, e "Flapi" com uma flor na cabeça.
A capa traseira, com os créditos das músicas:
A Wikipédia refere que no relançamento de 1989, sob o nome "Puchi, O Esquilo", a adaptação da canção do genérico esteve a cargo do cantautor José Mário Branco.
Porém, nesta versão anterior, o trabalho de elaborar a versão portuguesa coube a ToZé Brito ("Abelha Maia", "Super-Homem Português", etc). Apesar da ausência de menção no disco, os sites de referência de nostaliga que andam há mais tempo nisto do que eu, dizem que o genérico foi cantado por Armando Gama ("Esta Balada Que Te Dou"). Como não tenho um gira-discos funcional, não posso confirmar qual das versões é, ou quem é o cantor, mas voto na do primeiro vídeo, igual à que foi incluida na compilação "As Melhores Canções Infantis" (2005) e que refere ToZé Brito nos créditos. Se prestarem atenção, nos coros ouvimos "Banner y Flappy", a canção espanhola, bem diferente da canção original japonesa.
"Bana e Flapi" Tema Principal, várias versões:
Lado 1 (Tema principal da série da tv - Bana e Flapi)
- "Bana e Flapi" (Cesare De Natale/Juan Hidalgo/Susan D. Smith/Guido e Maurizio De Angelis)
Lado 2
- "O Avô Mocho" (Cesare De Natale/Juan Hidalgo/Susan D. Smith/Guido e Maurizio De Angelis)
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Sem comentários:
Enviar um comentário