Um dos reclames mais carinhosamente recordados de sempre na nossa televisão, sinónimo que o Natal se aproximava a passos largos: os chocolates de leite "Fantasias de Natal" da Imperial.
Mas rapidamente a netinha lhe arruina o esquema e salva o coelhinho da gula do velhote, levando-o a passear de comboio com o Pai Natal e um palhaço anónimo a caminho do Circo. Onde imagino que depois os devorou.
Segundo o "Mistério Juvenil", que disponibiliza o vídeo, este anúncio (1980) é a segunda versão deste mítico reclame:
Até ao momento não me deparei com a versão original. Quem se lembra?
A menina do anúncio (Filipa Schlesinger - a filha do realizador do anúncio - na altura com 6 anos, mas já envolvida no mundo da publicidade desde os 2 meses de idade) trabalha até hoje em publicidade e recorda este e outros anúncios em que participou, neste vídeo do programa "Perdidos e Achados" dedicado à publicidade nos anos cromos. A partir do 1:05:
Neste video promocional da Imperial podem ver as Fantasias, e imagens do fabrico, a partir do minuto 2:40:
Mas estes chocolates da Imperial não existiam apenas no Natal - como demonstra este reclame "Fantasias de Natal - Cidade", com animação em stop-motion:
Na imagem abaixo, um excerto de um calendário de 1985, podemos ver os integrantes das Fantasias, incluindo as figuras das Fantasias de Natal:
Não podia, é claro, faltar o Cromo na "Caderneta de Cromos" de Nuno Markl: Cromo 041: Fantasias de Natal [Ouvir/Download Podcast - Mp3]
Recorde também esta paródia/homenagem da PT pelas mãos (patas?) dos Gato Fedorento:
Actualização: Muito antes dos Gato Fedorento, o Especial de Natal de "O Tal Canal" [1983-84] de Herman José incluiu uma paródia ao anúncio intitulada "Disparates de Natal, que grande bacanal!" [no minuto 50:16]:
Muito obrigado ao Paulo Neto pelo link, não me recordava desta pérola!
Mais cromos sobre o Natal: "Natal na Enciclopédia".
Caro leitor, pode falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".
Sem comentários:
Enviar um comentário