Para os petizes dos anos 80, além dos espaços infanto-juvenis da RTP, também era possível ver desenhos animados quando a RTP precisava de encher chouriços na programação. O exemplo mais célebre de uma série animada usada para esse fim era "Wacky Races", mas outras séries foram utilizadas para esse efeito, como "Luno, O Cavalo Branco".
No original "Luno, The White Stallion", a série era dos estúdios Terrytoons, dos quais a criação mais famosa era o "Mighty Mouse" (ou o "Super Rato", como se chegou a ser denominado por cá), e que tiveram outras desenhos animados que serviram para tapar um outro buraco na programação da RTP, como "The Astronut", "Dinky Duck", "Deputy Dawg" ou "Heckle & Jeckle".
"Luno, O Cavalo Branco" contava as aventuras de um rapazinho chamado Tim que tinha o poder de transformar o seu cavalo de brinquedo, o titular Luno, num cavalo alado real e falante que o leva para lugares distantes onde ambos vivem várias aventuras, por vezes inspiradas em clássicos da literatura como "Moby Dick" e "O Ladrão de Bagdade". Para a transformação de Luno, Tim dizia a frase: "Oh winged horse of marble white, take me on a magic flight!" ("Ó cavalo alado de marfim branco, leva-me num voo mágico!") Eu achava piada à reação meia assustada do Tim durante a transformação, como se ele tivesse sempre medo de que algo corresse mal e em vez de um cavalo alado, aparecesse, sei lá, uma mula sem cabeça!
Ao todo foram feitos dezassete episódios de cerca de seis minutos de "Luno, O Cavalo Branco" entre 1963 e 1965: seis deles originalmente concebidos para passar nos cinemas e as outras onze para serem incluídas nas séries antológicas da Terrytoons na televisão americana da altura. Bob McFadden era a voz de Luno, enquanto a voz do Tim era inicialmente de Norma MacMillan (que também era a voz original do Gasparzinho) e depois de Dayton Allen.
A maioria dos episódios está disponível no YouTube. Eis aqui quatro deles:
"Trouble In Baghdad"
"Adventure On High Sea"
"The Missing Genie"
"King Rounder"
Sem comentários:
Enviar um comentário