Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2024

Noeli (1984)

Com o Natal mesmo à porta, recordamos hoje uma série animada bem adequada a esta época. No seu original "Mori no Tonto-Tachi", "Noeli" foi uma série animada japonesa de 1984 de 23 episódios. A série passou duas vezes na RTP1, a primeira entre Novembro de 1987 e Abril de 1988 aos Sábados de manhã no espaço "Juventude & Família" e a segunda diariamente durante as férias de Natal entre 15 de Dezembro de 1990 e 6 de Janeiro de 1991. 


A série passa-se na Lapónia, numa pequena comunidade liderada pelo titular Noeli, um simpático velhinho de barbas brancas que todos os anos por altura do Natal sai pelo mundo para distribuir presentes para todas as crianças. (Sim, trata-se do Pai Natal!). Nessa povoação, vivem também os Tontos, que trabalham nas mais diversas funções para preparar a saída anual de Noeli: existem os fabricantes de brinquedos, os guardadores de renas, os lenhadores, os moleiros… A série acompanhava a vida nesse povoado desde o início do Inverno até à chegada da Primavera. 



Mas embora Noeli seja a personagem-título, a protagonista da série é a jovem Elisa, uma menina bondosa e sonhadora. Elisa vive na mansão de Noeli e da esposa Maria, uma vez que o seu pai Emílio é o zelador-mor da mansão, bem como a sua mãe Helga e o seu avô Elias. 






Elisa também tem um grupo de amigos com quem vive grandes aventuras em pleno convívio com a natureza e os animais. O seu melhor amigo é Mário, um rapaz curioso e intrépido que por vezes sente-se um bocado ignorado no meio da sua extensa família, também composto pelos seus pais, a sua avó, a irmã mais velha Mafalda e dois irmãos gémeos mais novos. Do grupo também fazem parte Hugo e Ana, filhos do chefe da fábrica de vidro, e João e Carina, dois órfãos que foram criados pelo avô. De vez em quando também são acompanhados por Paulo, o filho do ferreiro e órfão de mãe. 

Em cima: Elisa, João, Carina, Ana
Em baixo: Hugo, Mário, Mafalda, Paulo



Elisa também é próxima de Álvaro, o Tonto tratador das renas que escolhe as oito que acompanharão Noeli na sua viagem. Outro Tonto com quem Elisa e os amigos simpatizam muito é Matias, que traz as cartas das crianças de todo o mundo para Noeli. Lembro-me que num dos episódios, Elisa e os seus amigos reparam que Álvaro, Matias e os outros Tontos nunca receberam nenhuma carta, e eles decidem escrever cartas para agradecer todo o seu esforço e dedicação.    

Noeli, Maria, Emílio, Helga, Elias


O site "Brinca Brincando" (um enésimo agradecimento!) refere que no Natal de 1989 (e creio que voltou a repetir algures nos anos 90, após a segunda exibição), passou um compacto de uma hora da série produzido nos Estados Unidos, chamado "Aventura de Natal, que não só tinha uma equipa de dobragem diferente da série, como alterou os nomes das personagens: por exemplo, o próprio Noeli que passou a ser abertamente referido como Pai Natal e o Mário passou a chamar-se Paulo. 

A versão que passou na RTP era a espanhola, com o mesmo genérico e os créditos em espanhol, mas obviamente com dobragem em português. Dobragem essa que contou com nomes como Argentina Rocha, Carmen Santos, Isabel Alarcão, João Perry, José Gomes, José Jorge Duarte, José Pedro Gomes, José Wallenstein, Manuela de Freitas e Teresa Madruga

Genérico:


Excerto:







Sem comentários:

Enviar um comentário