Em 2015, o David Martins fez um artigo sobre este mítico programa mas porque não revisitá-lo oito anos depois?
Mesmo tendo apenas seis anos, eu apercebi-me que em Outubro de 1986 a RTP anunciara a sua nova grelha para a rentrée desse ano com mudanças significativas. Aquelas que eu mais notei foram precisamente as que seriam mais evidentes um miúdo de seis anos: o novo logótipo da RTP1 com as formas geométricas (embora há que dizê-lo nos anos 80 a RTP fartava-se de mudar de logótipos e vinhetas), a adaptação das histórias da Mafalda em série animada a seguir ao Telejornal e a "História ao Fim Do Dia" seguida do Vitinho após a telenovela (que na altura era "Corpo A Corpo", a tal em que uma das personagens seria o Diabo himself). Mas também fui reparando em outras como o slogan "Há coisas novas no segundo canal… e no primeiro também!" e a animação nebulosa utilizada para destaques de programação em locução voz-off (que duraria até aos tempos da era Canal 1) sobretudo durante o turno matinal do Porto. (Este artigo de "A Capital" fala de outras novidades do dia da estreia da nova grelha a 13 de Outubro de 1986, como o novo fecho de emissão em que a bandeira ao vento foi substituída por imagens da Praia da Adraga e uma animação 3D ao som do hino nacional.)
Outra novidade foi a aparição de três novas locutoras de continuidade, que a TV Guia apelidou de "as três mosqueteiras da nova televisão": Lúcia Soares, Serenella Andrade e Vera Roquette. Da primeira, há muito que não sei nada; a segunda não tardaria a transitar para a apresentação de programas e ainda hoje está nos quadros da RTP, e claro está, a terceira, seria durante oito anos o rosto e a alma do "Agora Escolha".
Após o final do programa, Vera Roquette deixou a televisão e desde então, tem-se destacado mais pela escrita. Em 2002, lançou o livro de crónicas "Escrito Na Areia", seguindo-se três livros infantis e em 2011, no auge do revivalismo desencadeado pela "Caderneta de Cromos" da Rádio Comercial, editou "Agora Escolha! Cromos À Desgarrada", um livro onde compendiou "cromos" de várias gerações. Em 2014, protagonizou uma campanha da Vodafone por ocasião do Dia Mundial da Televisão.
Em 1994, a TVI teve um espaço semelhante intitulado "A Escolha É Sua" com apresentação por Carmen Godinho (ao que parece a TVI convidou Vera Roquette para apresentar, mas esta recusou). A mesma dinâmica interactiva foi também mais tarde utilizada no espaço infantil da TVI "A Hora do Recreio". A premissa do "Agora Escolha" foi ainda recuperada com o mesmo nome num espaço da RTP Memória em 2011 e da RTP1 no Verão de 2015.
Foram vários os motivos que fizeram do "Agora Escolha" um caso de sucesso e longevidade, mas sem dúvida que um dos motivos principais era a própria Vera Roquette, que desde o início soube estabelecer uma ligação com o público, sobretudo o mais jovem. (Lembro-me de ler numa entrevista que além de apresentar o programa, Vera dava explicações de Inglês e Filosofia.) Era como se fosse uma simpática tia que nos visitava e com a qual partilhávamos um delicioso lanche. Tornou-se habitual a apresentadora ler várias cartas e mostrar desenhos enviados pelos telespectadores.
Tal era a cumplicidade estabelecida que por vezes Vera Roquette via-se compelida a dar algumas palavras de conforto a quem dele necessitasse. Foi o caso deste momento de uma emissão de Março de 1989, em que a apresentadora, denotando esse sentimento nas cartas enviadas por alguns espectadores, fala sobre a solidão, reflectindo sobre as suas consequências mais nefastas mas também apontando que por vezes momentos de solidão podem ser uma oportunidade para se aprender a sentir-se bem sozinho e ser-se uma boa companhia para si próprio, até porque vai haver sempre momentos de solidão ao longo da vida, sobretudo lá mais para o final dela. (Falando como alguém a quem a solidão sempre o acompanhou ao longo da vida, eu posso de facto testemunhar que aprender a estar-se bem na nossa própria companhia e a acreditar que mesmo sós podemos construir a nossa felicidade, sem depender de mais ninguém, é algo de valor inestimável na vida.)
Este vídeo aliás foi o primeiro do canal do YouTube "Agora Escolha", um projecto a partir do arquivo pessoal da própria Vera Roquette, que em parceria com o canal Máquina Do Tempo, Afonso Gageiro e João Costa (do site "Brinca Brincando"). Para aqueles que acompanhavam o "Agora Escolha", decerto que vão (re)descobrir belas memórias!
Outros vídeos do programa:
Sem comentários:
Enviar um comentário