"Enciclopédia de Cromos" - A Enciclopédia da Nostalgia dos anos 70, 80 e 90.
Páginas
▼
terça-feira, 6 de junho de 2023
As Aventuras do Pequeno Koala (1984)
"As Aventuras do Pequeno Koala" foi uma série japonesa de animação produzida em 1984 pelo estúdio Tohokushinsha Films e exibida em Portugal na RTP1 em 1991 às segundas-feiras no espaço "Brinca, Brincando" em 26 episódios, cada um com duas histórias.
A série foi produzida no mesmo ano em que a Austrália doou alguns koalas ao Japão, o que levou a um interesse do público japonês por estes animais. Por coincidência, em 1991, o ano em que a série foi exibida na RTP, o Jardim Zoológico de Lisboa recebeu uma família de koalas vinda da Austrália. (Foi também nesse ano de 1991 que eu visitei o Jardim Zoológico pela primeira vez.)
Mas se no mundo real, os koalas são notórios por passarem grande parte do seu tempo a dormir, o protagonista da série, Roberto (Kokki no original japonês, Roobear na versão americana), é um koala bem activo que gosta de desporto e de inventar brincadeiras com os amigos.
Roberto vive numa aldeia algures na Austrália com os seus pais e a sua irmã mais nova Laura. Os seus amigos são dois coelhos, Mimi e Orelhas (este sempre com headphones na cabeça) e dois pinguins, Zeca a e Guida, (que faça o tempo que fizer, estão sempre de cachecol), bem como a sua namorada, uma linda koala chamada Betty.
Mas por vezes, Roberto e os amigos têm desavenças com os irmãos canguru, Walter, Joca e Luger. Walter é o líder, exímio lançador de boomerang, e a sua animosidade para com Roberto tem um motivo secreto: é apaixonado por Betty e num dos episódios é revelado que ele lhe escreveu mais de setenta cartas de amor. Mas claro, tudo isso é algo que Walter tem vergonha em revelar (até porque seria um amor impossível por serem de espécies diferentes).Também Guida tem um paixoneta não-correspondida por Roberto e num dos episódios, tenta interferir num momento romântico entre Betty e Roberto.
Na aldeia vivem outros animais de espécies típicas da Austrálásia: o Kiwi, um kiwi de óculos sempre à procura duma profissão que o realize (num dos episódios, Kiwi descobre uma máquina fotográfica antiga que demora dez minutos a tirar uma foto mas as suas tentativas de a usar não correm muito bem porque ninguém aguenta estar assim tempo na mesma pose), Tempo, um misterioso dingo que consegue prever o estado do tempo, Martinho, um petauro-do-açúcar inseparável de Tempo, Migos, um lagarto coscuvilheiro e Bico Peninha, um ornitorrinco que gosta de criar coisas com desperdícios. Outros koalas da aldeia são a Menina Luísa, a editora do jornal da aldeia, para o qual o pai de Roberto trabalha como fotógrafo, e o Dr. Voo, o médico da aldeia que se desloca num bizarro avião, a Caranguejola.
A dobragem portuguesa foi dirigida por Jorge Melo e o tema do genérico foi interpretado por Rosa Quiroga (que também era a voz da Menina Luísa):
Um e dois, dois e três,
Era um vez
Um koala esperto
De seu nome Roberto
Pelo o ar, sob o mar,
Em qualquer lugar
Não há nada melhor do que brincar
Venham ver para crer
Que grande emoção
Um koala num balão
Muitos amigos ter
Para dar e vender
Enche o coração
Um e dois, dois e três
Esta é de vez
A história vai começar
Eu até quero ver
Quem não vai querer ser
Koala e brincar
Apesar do alto dos onze anos que tinha na altura, eu já achar a série um bocado infantil demais para mim, os bonecos era tão engraçados, sobretudo os pinguins, que eu costumava ficar a ver.
Sem comentários:
Enviar um comentário