Voltamos a analisar blocos publicitários, desta vez uns do dia 27 de Junho de 1990 na RTP1, antes e durante a exibição do filme "Filhos De Um Deus Menor". Estávamos pois no início do Verão de 1990 e eu deveria estar pulgas por mais um Verão em cheio, com a colónia de férias da Zona Alta em Julho, as férias no Algarve em Setembro e sobretudo, muita televisão para eu ver à vontade. As preocupações sobre a minha transição da escola primária para o ciclo preparatório podiam esperar.
Uma vez mais, um enorme agradecimento ao canal PT Vaults, por disponibilizar estes vídeos no YouTube, e a Afonso Gageiro pelo acervo de onde eles provêm.
- Vinheta RTC
- Hoje em dia há muita concorrência, mas na altura as Chiclets eram líderes no reino das pastilhas, ao ponto de até serem usadas como sinónimos. E uma vez mais é Gustavo Sequeira, o rei dos jingles publicitários, que dá a voz.
- Era tempo de trabalhar para o bronze, e a Piz Buin tinha este anúncio bem vistoso com um homem e uma mulher bem bronzeados sob um belíssimo céu azul cobalto (suponho que algures na Grécia). Ele deixa cair uma embalagem na água e ela mergulha com uma graciosidade de uma atleta olímpica para a ir buscar.
- Apetitosas imagens de frutas (laranjas, ananases e morangos) ilustram este anúncio às gelatinas Royal.
- A nossa eterna resposta às internacionais bebidas gaseificadas de lima-limão Sprite e SevenUp, a Snappy apostava num anúncio com motas e automóveis em manobras radicais.
- É verdade, nem sempre as embalagens de iogurtes líquidos tiveram a forma cilíndrica ou de garrafa como agora. Algumas tinham uma forma de cálice e uma abertura larga como então tinha o iogurte líquido da Mimosa, com que os jovens deste anúncio se deleitam à beira-mar.
- Um vistoso anúncio em tons negros para anunciar o sistema Mega Bass da Sony que quando activado nos seus diversos produtos (rádios, walkmans e discmans) realçava os sons mais graves/baixos. Os dois Walkman da Sony que tive tinham esse botão, que escusado será dizer, estava sempre activado.
- Um senhor perdido no meio do deserto chama a Assistência Renault.
- Sabonete líquido Johnson - com uma sideboob!
- Tchi que memória esta! O gelado Happy da Camy (Nestlé) que prometia mudar de sabor e de cor, com um miúdo na praia com uma toalha a fazer de capa a mudar as cores em tudo à volta. Escusado será dizer que quis experimentar, mas o problema é que havia poucos sítios onde se podiam comprar gelados da Camy nas redondezas. Finalmente experimentei quando eu e os outros miúdos da colónia de férias fomos ao parque de campismo da Golegã e quatro de nós reparámos que o bar vendia gelados da Camy e cada um comprou o seu Happy. Tal como o miúdo do anúncio provámos com toda a solenidade, cada um com a sua toalha a fazer de capa. Mas lembro-me que o(s) sabor(es) não eram nada por aí além e a mudança de cor era devida às várias camadas.
- Anúncio em preto e branco ao Perfume Limara com uma voz feminina a falar em inglês.
- Hoje é uma presença incontestável nas secções de detergente de cada supermercado tuga mas foi só em 1990 que o detergente Persil chegou a Portugal, ou não fôssemos o país do "tarda mas não falta" por excelência. Na altura, queria destacar-se como sendo o detergente mais ecológico sem os fosfatos poluentes dos outros e o anúncio queria transmitir que no resto da Europa, isso já era um hábito, com testemunhos vindos alegadamente dos Países Baixos, Áustria e Suíça.
- Por falar em tarda mas não falta, ainda estávamos a um ano da McDonald's chegar a Portugal e as hamburguerias que cá havia ainda eram muito poucas, por isso a opção então mais viável seria os hamburgers congelados, como os da Iglo (que até vinham com a variedade cheeseburger!). Lembro-me bem deste anúncio ao som de um jingle adaptado de "Happy Together" dos The Turtles em que uma típica cozinha transformava-se numa hamburgueria vistosa e uma senhora idosa até fica a andar à roda depois de provar!
- Para combater o calor do Verão, nada como um ar condicionado Pinguin Delonghi transportável!
- Na altura, se alguém que jogasse no Totoloto quisesse manter o anonimato em caso de prémio tinha de colocar uma cruzinha no quadrado do boletim destinado a esse efeito. Foi o caso de um emigrante na Suíça que assinou essa cruzinha e arrecadou 186 mil contos (cerca de 930 mil euros) sem ter o seu nome divulgado. Recordo-me que houve outra versão deste anúncio mas com um apostador de Guimarães.
- Promoção ao filme "Um Espião No Purgatório" e ao documentário "Os Soviéticos", a serem exibidos na noite seguinte.
- Vinheta da "Lotação Esgotada"
- Isabel Bahia faz o prelúdio do filme "Filhos De Um Deus Menor" com William Hurt e Marlee Matlin, com esta a ganhar o Óscar de Melhor Actriz. (E é verdade, antes da "Lotação Esgotada" havia desenhos animados dos Looney Toons, nomeadamente os do Coiote e do Papa-Léguas.)
- William Hurt numa cena do filme, antes deste curtíssimo bloco com apenas um anúncio.
- Ainda não reparei, mas ainda existem desodorizantes Impulse à venda? Este bem vistoso anunciava uma nova variedade, "Très L.A.", e claro não faltava um desconhecido de repente a oferecer flores a uma beldade que passeia alegremente pela cidade.
- De novo, William Hurt algo admirado, antes de uma nova pausa comercial.
- Mais um anúncio a bronzeadores, desta vez da marca Delial, em tons de amarelo.
- Uma esfregona Vileda a limpar facilmente uma poça de tinta no chão.
- Uma das sempiternas maçadas de Verão são os mosquitos. Para os combater havia o repelente Tabard. "E resulta!"
- Um sensual anúncio ao gelado Rol da Olá, com uma boca feminina e a voz de Helena Ramos num tom bem sensual. (Bem que a Olá podia relançar o Rol!)
- Lembram-se de um anúncio em que um rapaz pedia dois TriNaranjus e dizia que era um para ele e outro para o amigo e mais tarde pede três, alegando que o amigo trouxe a namorada (sendo que o amigo e a namorada era fictícios e era o rapaz que emborcava todo aquele sumo)? Eis então aqui uma sequela em meta-referência com o mesmo actor a fazer de empregado de mesa em que uma jovem pede também dois TriNaranjus mas que adverte logo: "Eu não sou como o outro, eu gosto mesmo de beber dois!" A jovem do anúncio é Mafalda Amorim, mais tarde conhecida como Mafalda Bessa, casada com Nicolau Breyner aquando o falecimento deste.
- As lâminas de barbear Schick Advantage eram equiparadas a um automóvel neste anúncio
- Limpando o chão com Vim Líquido, a limpeza é tal que uma família até come assentada no chão, embora reclame o petiz: "Porque não comemos à mesa como toda a gente?"
- Uma beldade loura chega a casa exausta do trabalho mas logo recupera a energia graças a um belo duche com o gel duche Badedas.
- Para combater as unhas falhadas ou partidas, o endurecedor Durcilong Gemey que até faz o verniz Gemey durar duas vezes mais.
- Um divertido anúncio da Pepsi com o actor Michael J. Fox, que vai à ópera e após uma série de peripécias em busca de uma Pepsi se vê no papel principal do libreto.
- Em mais um episódio de "Portugal tarda mas não falta": um anúncio teaser que dizia Portugal esperou mais de 70 anos por este momento e que por detrás da porta do frigorífico será diferente. Esse mistério era nada menos da chegada da Danone ao nosso país! Fundada em Espanha em 1919, só em 1990 é que este gigante dos lacticínios chegou para cá da fronteira!
- Alcatel Portugal, "a primeira figura no cenário da alta tecnologia".
- Electrodomésticos Bosch "trabalham trabalham trabalham".
- Um dos carros da nossa família foi um Volkswagen Golf, por isso é um automóvel pelo qual sempre tive um carinho especial. Neste anúncio, o Golf é representado por uma bola de...golfe e a voz off refere que a cada passo de inovação do Golf, outros quiseram logo seguir as pisadas, mas o dito é inimitável.
- Maria Lurdes Modesto, um dos maiores ícones da culinária nacional, dá o seu aval ao tempero para saladas da Calvé!
- Promo à série "Miller & Mueller", com a americana Suzanne Savoy e a luxemburguesa Desirée Nosbuch (a apresentadora do Festival da Eurovisão de 1984) encarando as personagens titulares. Durante uma estadia na Alemanha, o detective David Miller casa com a sua colega novata germano-americana Kim Mueller, mas quando esta vai com ele para os States, descobre que não só o divórcio de David não está concluído, pelo que continua casado com a suposta ex-mulher Bonnie, como esta é a sua chefe no seu novo trabalho numa esquadra. Para piorar as coisas, David morre misteriosamente antes da situação se resolver, pelo que as duas são obrigadas a trabalhar juntas não só nos casos da esquadra mas para investigar que aconteceu ao marido de ambas. Esta série substituiu o reboot anos 80 de "Missão: Impossível" nas noites de sexta-feira da RTP1.
Bónus: o programa "Vamos Jogar No Totobola" sobre a Base Aérea dos Açores.
Sem comentários:
Enviar um comentário