Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Perigosa Sedução (1989)

 por Paulo Neto

No cinema americano dos anos 80, o género do film noir, inicialmente popularizado nos 40 e 50, teve um certo renascimento, aliando as temáticas de mistério, crime e sedução à estética actual da altura. Além de que, sem as restrições do código Hayes, as referências sexuais podiam ser tratadas de forma mais explícita. Entre os títulos mais conhecidos do chamado neo-noir contam-se "Noites Escaldantes" (1981), "Vidas Em Jogo" (1984) e "Perigosa Sedução", no original "Sea Of Love", filme de 1989 realizado por Harold Becker com Al Pacino e Ellen Barkin nos principais papéis. 



Frank Keller (Pacino), um detective da polícia de Nova Iorque, desgastado pelo alcoolismo, o recente divórcio e os traumas do trabalho, é destacado para colaborar com Sherman Touhey (John Goodman) numa curiosa investigação. Dois homens foram descobertos sem vida deitados nus na cama, enquanto toca um disco com a canção "Sea Of Love". Em ambos os locais de crime são encontrados um cigarro com batom e impressões digitais num copo, o que indica que o assassino será uma mulher. Frank e Sherman descobrem que as duas vítimas tinham posto anúncios de jornal em rima para encontros amorosos e tentam advertir um homem casado (Michael O'Neill) que pôs um anúncio semelhante de que ele pode ser a próxima vítima. O que vem a acontecer, apesar dele ter jurado pelos filhos não ter respondido a nenhuma carta.  



Frank e Sherman decidem colocar também um anúncio em rima e convidar as mulheres que responderem para jantar num restaurante a fim de perceber se alguma tem as impressões digitais que coincidem com as dos locais do crime. Várias mulheres aparecem para jantar com Frank, (uma delas até consegue deduzir que ele é polícia) mas apenas uma, Helen Cruger (Barkin), vai-se embora sem deixar impressões digitais, afirmando que não sentiu atracção imediata por ele.



Contudo, dias mais tarde, Helen e Frank reencontram-se na rua e ela mostra-se mais interessada. Ele fica a saber que Helen se mudou para Nova Iorque com a filha após o divórcio e que ela gere uma sapataria. Os dois não tardam a se envolver apesar dos indícios, que vão apontando cada vez mais para Helen como a possível assassina. Mas após uma discussão em que Frank confronta Helen com o sucedido e ela ir-se embora negando tudo, surge o verdadeiro assassino. Trata-se de Terry (Michael Rooker), o ex-marido de Helen, que se fazia passar por electricista para vigiar os encontros dela e que obrigava as vítimas a deitarem-se na cama e a simularem o sexo que fizeram com a ex-mulher antes de os matar.
Frank consegue dominar Terry, que morre no confronto entre os dois. Semanas mais tarde e em recuperação do alcoolismo, Frank reencontra Helen e os dois retomam a relação. 



"Perigosa Sedução" marcou o regresso à forma de Al Pacino que voltava aos filmes após um hiato de quatro anos e uma série de flops e que consolidou Ellen Barkin como actriz de primeira linha. Do elenco, fizeram ainda parte William Hickey, Richard Jenkins e Paul Calderón. As cenas de Lorraine Bracco como a ex-mulher de Frank não foram incluídas na versão cinematográfica mas surgiram em transmissões televisivas e em edições de VHS e DVD. 


Trailer: 


Aos 0:17, promo da exibição do filme na SIC em 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário