"Enciclopédia de Cromos" - A Enciclopédia da Nostalgia dos anos 70, 80 e 90.
Páginas
▼
terça-feira, 11 de maio de 2021
Os Marretinhas (1984-1991)
por Paulo Neto
Eu ainda não era nascido quando Os Marretas chegaram à televisão nacional no final dos anos 70, embora tenha vista uma reposição aos fins da tarde do Verão de 1989 na RTP1 (quando também foi exibida a mininovela brasileira "O Vento Do Mar Aberto", a única produção da TV Cultura exibida em Portugal), pelo que a minha introdução às deliciosas personagens criadas por Jim Henson foi com esta série animada spin-off.
"Os Marretinhas" (no original "Muppet Babies") retratava aventuras de versões infantis dos nossos Marretas preferidos. Ao todo teve oito temporadas exibidas nos Estados Unidos entre 1984 e 1991. Em Portugal, a RTP exibiu as duas primeiras temporadas aos sábados à tarde na RTP1 a partir de 12 de Abril de 1986, e nos anos seguintes foi exibindo temporadas subsequentes nos seus vários espaços infantis.
Em "Os Marretinhas", nós víamos o Cocas, a Miss Piggy, o Gonzo, o Fozzie, o Rowlf, o Animal e o Scooter em versão infantil, bem como Skeeter, uma personagem inédita que era a irmã gémea do Scooter. Aqui eles são crianças numa creche, ao cuidado de uma humana a quem eles se referem apenas como Nanny e da qual nunca vemos a cara (na maior parte dos episódios só se viam os sapatos e as meias às riscas).
Mas mesmo criancinhas, estes Marretinhas tinham as mesmas características dos seus equivalentes adultos: o Cocas é o líder introspectivo, a Piggy é a diva temperamental enamorada do Cocas, o Gonzo mete-se em esquemas mirabolantes, o Fozzie continua a ser um comediante incompreendido, o Rowlf é inseparável do seu piano, o Scooter gosta de engenhocas e o Animal comporta-se de forma… animalesca. Já a Skeeter, ao contrário do irmão, gosta mais de actividade física. Em alguns episódios, também apareciam versões infantis do Dr. Bunsen Honeydew e do Beaker. Outros Marretas também surgiram nas últimas temporadas como Janice e os Statler & Waldorf.
Em cada episódio, os Marretinhas deixavam-se levar pela imaginação e viviam várias aventuras sem nunca sair da série, geralmente só voltando à realidade quando a Nanny aparecia para ver como estavam as coisas. Também era comum eles recriarem filmes e histórias conhecidos como "A Guerra Das Estrelas" e o "O Feiticeiro De Oz" e a série frequentemente incluía excertos de filmes e séries e um momento musical em cada episódio.
Alguns episódios de que me recordo:
- Ao tentarem fazer uma canção para dedicar à Nanny, os Marretinhas organizam uma espécie de Festival da Canção, mas no final devido a um acidente com a fita da gravação, o resultado final é uma mistura de todas as canções.
- Os Marretinhas decidem recriar a história da Branca de Neve e a Piggy fica furiosa quando os outros decidem que, em vez de Branca de Neve, ela deve fazer de Rainha Má e porque isso implica que o Cocas, no papel de Prinícipe, terá de beijar Skeeter. Mas no fim, a Piggy admite que foi mais divertido fazer de Rainha Má.
- Uma estranha criatura chega na creche e os Marretinhas acham que é um extraterrestre vindo de Neptuno (porque foi para esse planeta que ele apontou quando lhe mostraram um desenho do sistema solar), mas na verdade era um koala bebé.
- Os Marretinhas ficam em pânico quando ouvem a Nanny dizer que se quer livrar de um deles, sobretudo quando acham que vai ser o Fozzie. Mas afinal, a Nanny referia-se a um dos sofás da creche que queria doar para uma instituição.
A série teve um total de 107 episódios e em 2018 teve uma reboot com animação em CGI.
Sem comentários:
Enviar um comentário