Les Mondes Engloutis, que pela net tenho visto referida como "Arcádia e os Mundos Perdidos" ou "Shagma e os Mundos Misteriosos"*, foi uma série francesa de ficção cientifica e fantasia dos mesmos criadores de Ulisses 31 e Misteriosas Cidades de Ouro. A série teve 52 episódios, repartidos por duas temporadas. O argumento, além de muitos elementos simbólicos e de crítica social, tinha frequentes referências a eventos e personalidades históricas, juntando a educação à diversão.
Quando um Grande Cataclismo afectou o planeta Terra, uma antiga civilização refugiou-se nas profundidades da crosta terrestre, criando a cidade de Arcadia. Julgando que a vida na superfície fora exterminada, os anciões esconderam os registos do passado no Arquivo da cidade, e com o passar dos anos o mundo da superfície foi esquecido. Arcadia sobrevive graças ao Sol artificial Shagma, que está a “morrer”. Algumas crianças, desobedecem à lei e recuperam a informação proibida selada nos Arquivos. Para salvar a sua civilização, criam uma mensageira (um avatar) chamada Arkana e enviam-na para a superfície em busca de ajuda.
Na sua jornada, Arkana encontra duas crianças humanas perdidas, os irmãos Bob e Rebecca, e tenciona levá-las para Arcadia julgando que estes a podem salvar. Nessa viagem Arkana além de Bob e Rebecca, é acompanhada pelo misterioso Spartakus e as criaturas Bic e Bac; a bordo da nave sentiente Shag-Shag.
Os genéricos:
O video do grupo Mini-Star, que cantam o genérico:
Para evitar ser redundante, aconselho que consultem a excelente informação do site Desenhos Animados:
http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2009/01/arcdia-e-os-mundos-perdidos.html
Capa francesa da banda sonora. |
O grupo Mini-Star que canta o genérico. |
Algumas das figuras de acção da série. |
*"Shagma e os Mundos Misteriosos" foi o título da sua exibição na RTP-1 em 1989, no espaço juvenil "Brinca Brincando".
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
A série era algo confusa para mim que era pequeno e nem sempre via sequencialmente os episódios (não havia video nem forma nem sistema de gravação na box :D ), mas tinha uma música absolutamente fenomenal. Para alquém como eu que aprecia de sobremaneira os (bons) genéricos, este e a dança dos piratas (https://www.youtube.com/watch?v=Cp1ORT4lEHA) são verdadeiras maravilhas. às tantas vale a pena ver passados todos estes anos. :)
ResponderEliminarverdade, o genérico e a música são belissimos. Há um par de anos, comecei a ver o 1º episódio, mas desisti por não ter encontrado legendas para os episódios. Se encontrar algum dia, talvez me habilite a rever a série, apesar de o tom ser mais infantil que as Cidades de Ouro, por exemplo.
EliminarNenhuma se compara às misteriosas cidades d'ouro. Nem mesmo Dartacão (que, para mim, fica num honroso 2º lugar).
Eliminar:D para mim as M. Cidades Outo também são Nº 1, mas em Nº 2 (ou empatado) o Ulysses 31 :D
Eliminar