Eis um clássico dos anos 80...que não me lembro de ouvir nos anos 80. Mas talvez exista um bom motivo para isso: é que apesar da banda ser britânica, a sua popularidade, nomeadamente com esta canção, limitou-se quase só aos Estados Unidos e na altura não tiveram grande impacto na Europa. (Enquanto o tema chegou ao n.º 6 do top americano, foi apenas n.º 83 no Reino Unido).
A primeira vez que me recordo de ouvir "Your Love" dos The Outfield foi já no final dos anos 90, numa das minhas primeiras saídas à noite em Coimbra, nos meus anos de estudante universitário. E na altura, pareceu-me ser uma canção dos The Police (a voz do vocalista tem alguns momentos em que se assemelha à de Sting) e pensei que o título era "Tonight". E como na altura a internet não fornecia tantas respostas rápidas como hoje, só vários meses depois é que acabei por descobrir o nome da banda e o verdadeiro título da canção.
Portanto, tal como existem filmes dos anos 80 que não tiveram assim muito sucesso na altura mas que posteriormente ganharam adeptos e são agora vistos como clássicos da década (como por exemplo "Estrada De Fogo"), pode dizer-se que "Your Love" foi uma canção que beneficiou do efeito cápsula do tempo para ganhar todos os méritos que hoje lhe são atribuídos, tendo-se tornado imprescindível no alinhamento de músicas em festas temáticas dos anos 80 e de compilações de música dessa década. O que não é de estranhar pois o tema tem todos os ingredientes que faziam o rock dos anos 80 ser particularmente delicioso, tanto despertando as saudades dos mais nostálgicos como a curiosidade dos mais jovens.
A formação original dos The Outfield era composta por Tony Lewis (voz, baixo), John Spinks (guitarra) e Alan Jackman (bateria), todos oriundos de Manchester. Depois de terem colaborado juntos em várias bandas nos anos 70, decidiram formar a sua própria banda em 1984, sob o nome The Baseball Boys, mas o manager convenceu-os a arranjar outro nome, tendo decidido por The Outfield. Em 1985, gravaram o álbum de estreia "Play Deep". Como o manager da banda era americano, apostou-se na promoção do disco nos Estados Unidos onde o álbum foi tripla platina, sobretudo devido ao sucesso de "Your Love" , o segundo single, editado em já 1986. A banda também abriu na altura concertos para bandas como Journey e Starship. Os dois álbuns seguintes, "Bangin' " (1987) e "Voices Of Babylon" (1989) também tiveram algum sucesso nos Estados Unidos. Além do seu maior hit, entre os temas mais populares da banda contam-se "All The Love In The World", "Voices Of Babylon" e "For You".
Com o êxito a escassear nos anos 90, a banda fez uma pausa ao longo da década, tendo-se reunido em 1998 com Simon Dawson na bateria. Desde então, os The Outfield continuaram a dar concertos um pouco por todo o mundo e editar discos (o mais recente é de 2011), capitalizando na redescoberta de "Your Love" pelas novas gerações, com o baterista original Alan Jackman a regressar em 2009. John Spinks faleceu em 2014 de cancro de fígado, mas a banda planeia voltar ao activo em breve.
Enquanto isso, o legado do "Your Love" continua imparável. Além das compilações, o conto do homem que tenta engatar uma rapariga enquanto a sua namorada Josie está de férias já foi usada em vários filmes, programas de televisão, no jogo "Grand Theft Auto: Vice City" e como música de acompanhamento de vários jogadores de baseball. O tema foi versionado por Wyclef Jean & Eve (numa versão reggae para o filme "A Minha Namorada Tem Amnésia"), Bon Iver, Bruno Mars e Emma Burgess. Katy Perry gravou uma versão cuja letra é do ponto de vista da mulher a ser engatada pelo namorado de Josie, sob o título "Use Your Love", que foi o lado B de um dos seus primeiros singles.
Mas uma das mais curiosas reutilizações de "Your Love" é sem dúvida a do conhecido tema funk brasileiro "Rap das Armas", cuja versão mais conhecida é a de 2007 de Cidinho & Doca, por ter sido incluída no filme "Tropa de Elite", com o famoso "pa ra pa pa pa" a ser entoado com a mesma melodia do início de "Your Love".
O tema também já teve diversas versões e remixes de dance-music, como por exemplo esta de 2013 pelo DJ americano Morgan Page para a qual os The Outfield regravaram novos arranjos vocais.
ACTUALIZAÇÃO: O vocalista da banda Tony Lewis faleceu em 2020.
E eu descobri hoje que não era de The Police. Até ateimei com a minha mulher e perdi. Ando na net a descobrir que não sou o único enganado.
ResponderEliminar