Sabrina é um substantivo que evoca vários conceitos. Os sapatos rasos popularizados por Audrey Hepburn no filme de 1954 com esse nome, o antigo electrodoméstico para limpar alcatifas que alguns de nós ainda vimos em casa das nossas avós, a série juvenil da viragem do século com Melissa Joan Hart no papel principal, uma das colecções famosa editora de romances cor de rosa Harlequin, o stagename sob o qual a cantora Maria Teresa Vila-Lobos representou Portugal na Eurovisão em 2007...
No entanto, para aqueles que cresceram nos anos 80, o mais provável será que o nome Sabrina evoque a imagem da cantora italiana Sabrina Salerno que deixou a sua marca indelével na memória colectiva dos anos 80, com todos os seus argumentos (especialmente dois deles).
Norma Sabrina Salerno nasceu em Génova a 15 de Março de 1968. Depois de ter ganho um concurso de beleza na sua região de Liguria, iniciou uma carreira de manequim e em 1984, já dava o ar da sua graça na televisão italiana. Em mais um de tantos casos em que agentes discográficos indagaram "Ena, esta miúda é muito gira, será que sabe cantar? Se sim, toca a oferecer-lhe um contrato!", em 1985 enveredou pela carreira musical, lançando o seu single "Sexy Girl", que fez sucesso em Itália e na Alemanha. Tendo Sabrina a voz, o look e a predisposição de cantar em inglês, ficou bem claro para a sua editora que ela tinha o potencial para ser uma artista internacional. O resto foi história.
Lançado em Maio de 1987, "Boys (Summertime Love)" foi o primeiro single do seu álbum de estreia (originalmente intitulado "Sabrina") e sua batida italo-dance dançável e letra estival tornaram-no num dos hinos desse Verão um pouco por toda a Europa (N.º 1 em França e na Suíça, top 5 em quase todos os países da Europa ocidental). Mas claro está, o principal ingrediente para o sucesso foi o videoclip que perdurou na memória de todos aqueles viveram nesse tempo. (Reza a lenda que muitos rapazes tiveram pela primeira vez uma certa reacção anatómica ao verem o videoclip).
Ao ponto de ser difícil evocar os anos 80 sem recordar a imagem de Sabrina em alegre diversão numa piscina, envergando um biquini branco cuja parte de cima parecia gritar "Socorro, não consigo conter todo este peito!", pelo que volta e meia via-se Sabrina puxar a dita peça para cima. Certamente um estado de aflição que apenas as tangas de Kim Kardashian devem ter experimentado de forma semelhante... Mas apesar de todo o destaque dado a toda a acção do biquini branco de Sabrina, o videoclip continha mais duas imagens que ficaram na minha memória: a do empregado a entrar todo vestido piscina adentro para servir um cocktail a Sabrina e a de um figurante, entre avanços e recuos, a dar um caricato salto da prancha. O vídeo foi originalmente filmado como um segmento para um programa italiano de variedades, mas após uns retoques e adição de certos elementos para desviar um pouco a atenção da principal atracção do vídeo, foi utilizado como o videoclip principal.
E claro, ficou também para a eternidade a famosa cantilena: "Boys, boys, boys, as mamas da Sabrina, boys, boys, boys, parecem gelatina."
O single seguinte foi "Hot Girl" que apesar de não ter tido tanto sucesso como "Boys", mais uma vez deixou a sua marca, pelo menos em Espanha. Isto porque durante uma performance no programa de passagem de ano de 1987 para 1988 da TVE, no meio de um rodopio coreográfico, o top de Sabrina foi incapaz de cumprir a sua função.
Mas aquele que será porventura o segundo maior hit de Sabrina é "All Of Me (Boy Oh Boy)", o primeiro single do seu segundo álbum de 1988 (com o também originalíssimo título de "Super Sabrina"), da autoria da mais requisitada equipa de compositores/produtores da altura os britânicos, os Stock, Aitken & Waterman. O tema foi particularmente bem sucedido na Finlândia, onde chegou ao n.º 2 do top local e assegurou que Sabrina não fosse uma one-hit wonder.
A partir daí, a carreira de Sabrina cingiu-se sobretudo ao seu país, com um ou outra sucesso fora de portas. Em 1996, esteve em Portugal para promover o álbum da altura "Maschio Dove Sei", tendo actuado em programas como "Parabéns" e "Big Show SIC". Além disso, aqui em Portugal, ainda temos bem presente a sua inesperada aparição no programa dos Gato Fedorento para o réveillon de 2007/2008, onde cantou o seu hit de assinatura e mostrou que, quase com 40 anos, ela ainda estava aí para as curvas.
Sabrina em 2010 |
Actualmente, Sabrina continua bastante activa, actuando em eventos relacionados com os anos 80 um pouco por toda a Europa, participando em programas de televisão e editando ocasionalmente um ou outro single. Por exemplo em 2010, gravou uma versão do hit dos Blondie "Call Me" em dueto com a igualmente icónica Samantha Fox. Felizmente que esta colaboração entre as duas não aconteceu nos anos 80, senão muitos rapazes não teriam resistido a tamanho ataque de alvoroço hormonal.
ACTUALIZAÇÃO: O nosso seguidor Nuno Feijó referiu na página da Enciclopédia de Cromos a existência de um jogo de ZX Spectrum que tinha Sabrina como personagem central. O título é "Sabrina Walkthrough".
Sem comentários:
Enviar um comentário