Este “7 seconds” foi um dos grandes êxitos globais do inicio dos anos 90, e recordo claramente ouvi-lo vezes sem conta na rádio, pode-se dizer que fez parte da banda sonora do meu primeiro emprego de Verão - nas férias grandes de 1994, numa oficina, entre peças de motor oleosas e os calendários de senhoras nuas nas paredes - creio que era a Rádio Cidade que estava sempre ligada. Era frustrante quando tínhamos que usar algum equipamento barulhento que abafava o som do rádio, que era a minha companhia durante os tempos mortos na oficina, com poucas distracções além da telefonia e os clientes habituais que vinham dar conversa. Mas, voltando ao assunto:
Incluída no álbum "The Guide (Wommat)" do senegalês Youssou N'Dour - um dos artistas africanos mais famosos - o single "7 seconds" esteve nos lugares cimeiros das tabelas musicais de 1994. A outra metade do duo foi a sueca Neneh Cherry (meia-irmã do também cantor Eagle-Eye Cherry), que juntou o tema ao seu album de 1996, "Man". A música, composta por Youssou, Neneh, Cameron McVey e Jonathan Sharp, é cantada em 3 línguas (wolof, francês e inglês) e aborda, segunda as palavras da própria Neneh Cherry “os sete primeiros segundos de vida de um recém-nascido, sem dúvida inconsciente dos problemas do mundo.”
A letra é bem directa no modo como aborda o tema do racismo, e o videoclip, em preto e branco - realizado pelo francês Stéphane Sednaoui (vários videoclips de Alaniz Morrisette, Garbage, etc) - representa uma amostra das diferentes etnias que povoam o planeta, num jogo de luzes, sombras, desfoques e slowmotion, criando algumas imagens belas e perturbadoras.
Mais detalhes: 7 seconds [Wikipedia].
O videoclip:
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
A minha memoria é organizada por musicas e esta sem duvida é a musica do Verao de 94.
ResponderEliminarHa também um anuncio que eu via nesse ano que era do Gordon's. Era um homem a picar gelo e havia uma laranjeira, salvo erro. Adorava a musica. Nunca o encontrei por essa internet fora 😅