Hoje em dia, temas musicais gravados por um colectivo de conhecidos nomes da música em nome de uma nobre causa é algo que já se tornou lugar-comum. Esse conceito foi de certa forma criado e posto em prática pela primeira vez em 1984 quando tudo o que era estrela da música britânica se reuniu sob o nome Band Aid para gravar "Do They Know It's Christmas" e fazer história.
Reza a lenda que Bob Geldoff, movido por um documentário da BBC sobre a terrível vaga de fome que assolava a Etiópia, teve a ideia de angariar dinheiro para ajudar aqueles atingidos pelo flagelo através da música. Juntamente com Midge Ure dos Ultravox, Geldoff compôs o tema e aproveitando um espaço na BBC Radio originalmente destinado para promover um novo disco da sua banda Boomtown Rats, anunciou a gravação da canção por alguns dos maiores artistas britânicos e irlandeses da altura, o que rapidamente suscitou a atenção dos media.
Foi portanto sob o intenso olhar da comunicação social que as estrelas se reuniram no dia 25 de Novembro de 1984 no estúdios Sarm West em Londres para gravar o tema. Os versos foram cantados por esta ordem: Paul Young, Boy George, George Michael, Simon Le Bon (Duran Duran), Sting, Tony Hadley (Spandau Ballet), Bono Vox, Paul Weller, Glenn Gregory (Heaven 17) e Marilyn (um artista andrógino em voga na altura que apareceu ser convidado). Entre as vozes do coro final, contam-se nomes como Holly Johnson (Frankie Goes To Hollywood), Bananarama, Francis Rossi (Status Quo), Jody Watley (Shalamar), Kool & The Gang e Phil Collins (que também toca bateria).
Ainda hoje, o tema mantém-se como um clássico de Natal e dos anos 80 com dois momentos que para mim são deveras arrepiantes: Bono Vox a cantar emotivamente "Well tonight thank God is them, instead of you!" e o solo de sintetizador que precede o apotéotico coro final.
O sucesso não se fez esperar e o single entrou directamente para o primeiro lugar do top britânico e tornou-se no single mais vendido de sempre no Reino Unido até então (apenas ultrapassado em 1997 com a famosa regravação de "Candle In The Wind" de Elton John dedicada à Princesa Diana). Aliás o top 3 britânico do Natal de 1984 é o mais histórico de sempre com "Last Christmas" dos Wham! no n.º 2 (ainda hoje a canção mais vendida de sempre no Reino Unido que não chegou ao n.º 1) e "We All Stand Together" de Paul McCartney. Além disso, no Natal do ano seguinte houve uma re-edição do tema que fez aumentar as vendas por 3 milhões no Reino Unido e 12 milhões em todo o mundo.
O sucesso da Band Aid originou não só o mítico megaconcerto Live Aid em Londres e Filadélfia a 13 de Julho de 1985 mas também uma vaga de temas all star. Praticamente cada país do mundo ocidental teve o seu Band Aid, destacando-se o igualmente célebre "We Are The World" dos USA 4 Africa e o nosso "Abraço a Moçambique". Outros exemplos são "Tears Are Not Enough" (Canadá), "Cantaré, Cantarás" (Espanha e América Latina), "Ethiopie" (França), "Sammen For Livet" (Noruega) e "Za Million Godina" (Jugoslávia).
"Do They Know It's Christmas" teve até ao momento mais três regravações. A primeira aconteceu em 1989, sob o nome Band Aid II, produzida pela mítica troika de produtores Stock, Aitken & Waterman integrando nomes como Kylie Minogue, Jason Donovan, Cliff Richard, Chris Rea, Bros., Lisa Stansfield, Wet Wet Wet e (novamente) Bananarama.
Já no século XXI, o tema foi regravado em 2004 para apoio a refugiados da guerra do Darfur no Sudão e em 2014 no apoio ao combate do vírus Ébola na Guiné, Libéria e Serra Leoa.
...Está música até foi cantada (e gravada) para a série "Glee"...
ResponderEliminarhttps://youtu.be/gV8ACFpIUKo
https://youtu.be/w347aP5z-8s