Muitos anos atrás, um vizinho ilhéu quis livrar-se da casa e deu-nos autorização para levarmos o que quiséssemos da habitação de platex. Do que me recordo, além de uns jogos de tabuleiro, fiquei com livros que escolhi, a maioria westerns que nem aprecio especialmente. E entre alguns de aventuras e mistério, um deles protagonizado por este "Langelot". Li, mas só me lembro de uma sequência a bordo de um iate ou navio.
"As aventuras de um agente secreto de palmo e meio que desvenda os mais complicados enigmas."
Pelo descrição parece que a exploração de trabalho infantil chegou aos serviços secretos, no entanto Langelot já teria 18 anos quando entrou ao serviço do SNIF (Service National d'Information Fonctionnelle). Perceberam o trocadilho? O "Tenente X" (Lieutenant X) da capa é o pseudónimo do autor francês Vladimir Volkoff. Este número em questão da série de espionagem destinada ao público juvenil, "Langelot e o Arranha-Céus" já tinha sido editado entre nós em 1974. O título original é "Langelot et le Gratte-ciel" e data de 1967. Como habitual nesta série, a ilustração da capa é de Maurice Paulin.
Segundo o site Alfarrabista, a colecção ter-se-á ficado mesmo pelos 15 títulos publicados, que na França chegou aos 40 livros. Portanto, os lançamentos da Editorial Notícias, na "Colecção Juventude" incluiam:
- Langelot Agente Secreto
- Langelot e os Espiões
- Langelot e o Satélite
- Langelot e os Sabotadores
- Langelot e o Arranha-Céus
- Langelot contra o Senhor T
- Langelot em Londres
- Ofensiva Langelot
- Langelot Contra Seis
- Langelote os Crocodilos
- Langelot e a Rádio-Pirata
- Langelote o Submarino Amarelo
- Langelotna grande vida
- Langelot Suspeito
- Langelote os Cosmonautas
Anúncio retirado da revista
"Sport Billy" Nº 1, de 16 de Julho de 1982.
Imagem editada por Enciclopédia de Cromos. Créditos ao uploader
original.
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Sem comentários:
Enviar um comentário