O ano de 1984 foi fértil em filmes que ocupam a constelação dos clássicos da cultura pop. E quando se assinala a passagem de três décadas da estreia norte-americana (8 Junho 1984) da comédia "Os Caça-Fantasmas" ("GhostBusters" no original) fui pesquisar como a imprensa nacional tratou o filme na estreia em 13 Dezembro 1984.
O Trailer:
Encontrei alguns recortes no precioso arquivo do jornal "Diário de Lisboa", incluindo o poster nacional e uma críticado filme de Ivan Reitman, protagonizado por Dan Aykroyd, Bill Murray, Sigourney Weaver, Harold Ramis, Ernie Hudson e Rick Moranis.
O poster nacional, uma variação de um dos posters internacionais:
"Uma comédia louca em terrenos <<fantásticos>> que este ano pulverizou todos os records de bilheteira nos Estados Unidos"
in "Diário de Lisboa" 1984/12/14
"Pegando na temática <<fantástica>> em moda, Os Caça-fantasmas aborda-a pela vertente do humor espalhafatoso e com aquele cabotinismo que é característico da maior parte do riso americano (que, em regra prefere ser escancarado a ser subtil), junta a isso alguns efeitos especiais espectaculares, mistura uma banda musical de batida firme, a ficar no ouvido e a fazer mexer o pezinho, embrulha o conjunto sob um logotipo de rara felicidade. A conjugação disso tudo resulta num espectáculo despreocupante, divertido, onde se embarca com uma distância alegre, que se consume com infantil contentamento e sem mais objectivos que o de hora e meia de evasão."
in "Diário de Lisboa" 1984/12/14
Na imagem acima, Jorge Leitão Ramos ainda disserta sobre a banda sonora, marcada pelo hit global de Ray Parker Jr., "Ghostbusters" [recorde o videoclip]Actualização: scans de posters publicados nos jornais da época, enviados pelo leitor João Mestre:
Queremos saber, quem foi ver ao cinema?
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Sem comentários:
Enviar um comentário