Actualmente, para a maioria da população portuguesa, o "1º de Maio" - O Dia do Trabalhador - é apenas um Feriado e portanto um dia de descanso.
Esta celebração da importância e das reinvindicações dos trabalhadores, tem a sua origem nos Estados Unidos da América, quando a 1 de Maio de 1886 começou uma greve geral para reinvindicar a redução de 16 para 8 horas de trabalho diárias, que nos dias seguintes causou mortes durante os confrontos entre policias e manifestantes. Em 1889,a Internacional Socialista indicou 1 de Maio como a data para realizar uma manifestação anual pela redução da jornada de trabalho; e progressivamente foi sendo adoptada por outros paises.
Obviamente, durante a ditadura instalada em Portugal, as comemorações do "1º de Maio" estavam proibidas. Somente depois do 25 de Abril de 1974, a data passou a ser comemorada abertamente, com um compreensivel entusiasmo que foi esfriando ao longo da nossa vida em democracia e com as reinvindicações mais importantes já garantidas.
Capa da edição do "Diário de Lisboa" do dia 2 de Maio de 1974, com grande destaque para o "1º de Maio da Libertação". |
Mais detalhes: "Wikipedia - Dia do Trabalhador".
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Sem comentários:
Enviar um comentário