Quando ainda existia o monopólio televisivo da RTP, qualquer estreia em televisão nacional, sobretudo no horário nobre, era feita com cerimónia e expectativa. Foi o caso da série "Norte e Sul", que na verdade, tratava-se de uma mini série em dois tomos, o primeiro estreado na América em 1985 e o segundo em 1986. A RTP exibiu os dois tomos de seguida em 1988 nas noites de segunda-feira e era um daqueles casos que faziam o país parar para ver. Se não estou em erro, foi um dos raros programas a bater em audiência a tradicional telenovela das oito e meia. Mas sem dúvida que a grande qualidade da série e o luxuosíssimo elenco justificavam tal sucesso.
Inspirada nos livros de John Jakes, "Norte & Sul" relatava a história da amizade entre Orry Main (Patrick Swayze) um garboso herdeiro de uma plantação da Carolina do Sul e George Hazard (James Read), filho de um industrial da Pensilvânia em meados do século XIX, um conturbado período da História americana. Orry e George conhecem-se durante a sua formação militar na Academia de West Point, e apesar de um ser do Norte abolicionista e o outro do Sul esclavagista, rapidamente tornam-se grandes amigos. Durante a formação, George conhece Constance (Wendy Kilbourne), a sua futura esposa, e Orry apaixona-se por Madeline (Lesley-Anne Down), uma bela franco-americana forçada a casar-se com Justin (David Carradine), um cruel proprietário. É também em West Point que Orry e George encontram o grande vilão, Elkanah Bent (Philip Casnoff), um colega malvado que aproveita a pouca autoridade atribuída para fazer vida negra aos dois amigos e, quando é expulso da Academia, fará de tudo para os ver mortos. Entre outras personagens contam-se as irmãs de Orry: a loira boazinha Brett (Genie Francis) e a morena perversa e promíscua Ashton (Terri Garber); Virgilia (Kirstie Alley), irmã de George fervorosa militante abolicionista, que não gosta de Orry por causa disso; Billy (Parker Stevenson), o outro irmão de George, que se apaixona por Brett; Salem Jones (Tony Frank) o cruel feitor que tortura os escravos da família Main; James Huntoon (Jim Metzler) o ingénuo político que casa com Ashton e não se apercebe das traições dela; e Priam (David Harris) o ex-escravo que casa com Virgilia. Por lá também passaram nomes bem conhecidos como Elizabeth Taylor, Linda Evans, James Stewart, Olivia de Havilland, Morgan Fairchild, Gene Kelly, Robert Mitchum e Johnny Cash em participações especiais. Hal Holbrook desempenhou o papel do presidente Abraham Lincoln.
A primeira série relata o período entre 1842 e 1861, durante a guerra com o México até ao início da Guerra Civil. A segunda atravessa a duração da Guerra Civil (1861-1865), onde entre outros acontecimentos, Orry e Madeline finalmente casam-se e George sofre ao ser capturado e torturado por sulistas na malfadada Libby Prison.
Com excelentes interpretações e uma mistura de lição de História, intriga de guerra e romance, a série conquistou Portugal tal como nos outros países em que tinha sido exibida. Em 1995, a SIC repôs a série, desta vez já incluindo a terceira série (estreada nos Estados Unidos em 1994), correspondente ao terceiro livro da saga.
Genérico (1.ª série):
Obrigado pela informação, Miguel. Já alterei.
ResponderEliminarOnde poderei ver esta serie???...Obrigado.
ResponderEliminar