Páginas

domingo, 5 de maio de 2013

Publicidade SIC (Outubro 1993)

por Paulo Neto


Como era publicidade há vinte anos, nos intervalos da recém-chegada SIC? Graças uma vez mais ao canal do YouTube Lusitania TV, a "Enciclopédia de Cromos" volta a dissecar blocos publicitários, desta vez do dia 4 de Outubro de 1993, emitidos durante a emissão do filme "Rocky II". 






0:00 Começamos com as medições da qualidade do ar ("muito boa" em todo o lado menos no Barreiro/Seixal onde era apenas "razoável"), patrocinada pela cerveja Jansen sem álcool  (Ainda existe essa cerveja?)
0:10 Sintonizando a Rádio Juventude, a população de Castelo Branco podia ver o que daria na SIC.
0:13 Promoção de Lisboa como a Capital Europeia da Cultura em 1994, a primeira cidade portuguesa com tais honras. (Como é sabido, Porto e Guimarães também já o foram em 2001 e 2012)
0:29 Nesse mês de Outubro de 1993, finalmente várias localidade dos distritos da Guarda e Castelo Branco  finalmente poderiam ver a SIC graças ao emissor do Mosteiro.
0:54 Promoção do magazine económico "Tostões e Milhões", que era apresentado por António Peres Metello (que entretanto já há vários anos se transferiu para a TVI).
1:24 Com o boom económico pós-entrada na CEE, Portugal descobria as maravilhas de pagar em leasing, nomeadamente na Locapor do grupo Caixa Geral de Depósitos.
1:44 Colgate Total, tão eficaz que funciona entre escovagens. Lembro-me bem dos anúncios desta pasta em que se ouvia o barulho das escovadelas onde quer que os protagonistas estivessem. 
1:59 O inconfundível "Chariots of Fire" de Vangelis é a banda sonora do anúncio ao Citroen Xantia.
2:29 O lendário anúncio aos preservativos Control em que um professor descobre um preservativo no chão da sala de aula e pergunta escandalizado "De quem é isto?" ao que todos os alunos se levantam e dizem: "É meu!". Um anúncio que marcou uma geração.
2:39 Um Adão e Eva futuristas surgem sob um logótipo da Fuel, para depois aparecerem vestidos no presente com roupas de ganga da dita marca.
2:59 Outro célebre anúncio que assinalou a chegada do chocolate Crunch em tamanho grande. Num autocarro, um senhor bem-vestido e tímido fica incomodado pela jovem vistosa que se senta ao seu lado enquanto ouve música e vai comendo o chocolate, depois de ter dançado pelo autocarro indiferente a tudo. O senhor vinga-se sacando de outra tablete de Crunch e de fazer saltar os auscultadores e o walkman da moça com uma dentada.     
3:28 Promoção da colectânea "Masterpieces" que incluía músicas de Phil Collins, Prince, Otis Redding e Fleetwood Mac, entre outros.
3:50 Para muitos portugueses, o sonho de ter um Jacuzzi já não era uma utopia. A empresa Equipagua estava encarregada da distribuição em Portugal das banheiras de hidromassagem com o nome da marca pela qual estas também eram denominadas.
4:00 Anúncio aos ténis Pony, protagonizado pela estrela de futebol americano Carl Banks. 
4:20 Os lendários de curso de línguas do Planeta Agostini. Quem nunca se imaginou aprender uma língua nova com estes cursos? 
4:29 Quem não se recorda do anúncio ao atum claro Calvo? Com dois senhores calvos. (Claro!)
4:59 Nos anos 90, floresciam os créditos bancários, com os quais os portugueses podiam comprar casa mais facilmente (sem imaginar ainda as consequências que daí podiam advir anos mais tarde). Era o caso do Super Crédito Habitação do extinto Banco Fonsecas & Burnay.  
5:08 Quando ainda os telemóveis estavam pouco acessíveis ao bolso dos portugueses, os serviços de telemensagem em aparelhos conhecidos como os "bips" tiveram um curto lugar ao sol nos anos 90. E quem melhor que o famoso Papa Léguas (a.k.a Beep-Beep) para anunciar este produto de marca Telebip?
5:16 De novo a informação sobre o funcionamento do Emissor do Mosteiro.
5:44 Nos primórdios da SIC era possível acompanhar as etapas do Mundial de Super Bikes. Aqui anunciava-se o Grande Prémio de Inglaterra do respectivo circuito.
6:17 Na altura, os anúncios a automóveis enchiam o olho e este do todo-o-terreno Toyota Hilux não era excepção. 



0:00 As bases para molho Vaqueiro, que na altura faziam furor nas cozinhas portuguesas.
0:10 Anúncio da Levi's (quem não tinha ou não queria ter umas?) onde uma fotógrafa tira uma foto a um grupo de bravos cowboys de todas as idades. O mais jovem é o que tem mais dificuldades pois uma fogueira está bem próxima das suas partes podengas. Felizmente, usava umas Levi's, que em 1941 eliminaram o grampo metálico da costura central. (A música que foi retirada deste vídeo por questões autorais era "Ring Of Fire" de Johnny Cash). 
0:41 Lembram-se quando os modelos de óculos da Multiópticas tinham nomes de pessoas? Neste anúncio, um casalinho promove os modelos Tânia e Mauro por apenas 2950 escudos, enquanto dança o tango. 
0:56 Apenas três palavras e não é preciso dizer mais nada: Ambrósio, Ferrero Rocher.
1:15 Uma espécie de boneco vudu ilustra o anúncio ao analgésico Inabrin
1:25 A passagem do novo Renault 19 provoca alvoroço numa pequena cidade onde se tapam os olhos mais incautos para não sucumbirem à irresistível tentação. Que é o que aparentemente acontece a um incauto padre que o avista da janela de um mosteiro.
1:55 A famosa esfinge do Egipto perde o nariz pelo aroma do Nescafé.
2:10 A top model Stephanie Seymour promove o champô Elséve com gingko (?) fortificante.
2:41 Como não é a mesma coisa fritar e cozer, a Pescanova acabava disponibilizar diferentes tipos de postas congeladas, conforme pretendêssemos saboreá-las fritas ou cozidas.
3:01 Os anúncios estáticos sem som já eram bem raros na televisão em 1993, mas ainda existiam como este da empresa de catering Oásis-José Lima que comemorava "25 anos de bem servir".
3:06 De novo o anúncio ao Toyota Hilux que vimos no bloco anterior, com a achega que na altura a Toyota comemorava 25 anos em Portugal e que patrocinava o espaço de cinema da SIC às segundas-feiras à noite, intitulado "Noite de Estreia". 



0.00 Uma típica mulher activa dos nineties revela que o segredo da sua pele é o Hidroactivo Plénitude L'Óreal.
0:30 Simulando um trailer de estreia de um filme, eis o iogurte Vigor com mel puro.
0:46 O advogado Fernando Vilarinho dá-nos o seu depoimento verídico sobre o Crédito Habitação Sottocasa do Banco Pinto & Sottomayor (outro banco que já foi à vida).
1:15 Um alegre e bem-disposto anúncio a anunciar o novo formato familiar das embalagens de Panrico
1:30 Um simpático cachorrinho e a sujidade que ele faz demonstram o poder da Esfregona Vileda.
1:52 Várias variações do tema "Only you" são ouvidas enquanto vários membros de uma família que toma o pequeno-almoço na mesa vai saboreando pão com Flora.
2:20 Uma conversa telefónica entre amigas dá o mote ao anúncio de Espuma Glassex, um antepassado do Cilit Pang. Conversa essa que termina quando uma delas deixa cair o telefone sem fios (ainda os telemóveis não bombavam) num balde com água.
2:51 O primeiro anúncio do Panadol com aquele senhor farmacêutico. (Que embalagem tão pobrezinha que tinha o Panadol Infantil!)
2:59 Nivea Visage patrocina "O Resto É Conversa", um talk show que foi a primeira incursão na TV privada de Teresa Guilherme.
3:10 Hipermercado Ibérico, o primeiro hipermercado português, tentava resistir aos domínio imparável da concorrência dos estabelecimentos do grupo Sonae e Jerónimo Martins.
3:30 Num avião, um portuga tenta, apesar das barreiras linguísticas, ajudar um italiano com dores de cabeça, oferecendo-lhe uma Aspirina mastigável. (Repararam no enorme computador portátil?)
4:00 Uma elegante senhora em lingerie é a protagonista do anúncio ao Nivea Deo, onde o ponto alto é a reacção dela a um desodorizante com um cacto.
4:21 Um par de dedos a simular pernas a andar e a patinar ilustram tudo "o que Cif pode fazer por si".
4:41 Um recém-pai de trigémeos fala em mudar de casa e arrendar a que têm. Dos tempos em que o Instituto Nacional de Habitação fazia questão em afirmar que a habitação é um bom investimento.
5:00 Promoção do programa "A Brincar, A Brincar", que era apresentado por José Figueiras e mostrava blocos do programa italiano "Scherzi a parte", que dez anos antes do "Punk'd" da MTV, pregava partidas a celebridades italianas.

Como bónus, eis um quarto vídeo onde se informava a restante programação da SIC para esse dia (ao som de "Black Star" de Mike Oldfield), anunciava-se a Expo Auto no Expo Salão da Batalha e os novos institutos da Universidade Lusófona e onde Emídio Rangel, o pioneiro diretor de programas da SIC, convidava os telespectadores a assistirem à programação especial da SIC para o seu primeiro aniversário, que nesse altura excepcionalmente começava às 8 horas da manhã.

 




1 comentário:

  1. Uma série de anúncio clássicos! Well done!
    O do Control foi mesmo lendário! Hoje em dia iria tornar-se um meme na Internet :)

    ResponderEliminar