A manifestação que ficou para a história com o nome "Secos e Molhados", realizou-se a 21 de Abril de 1989 em Lisboa, na Praça do Comércio. Nesse dia o pais assistiu pela TV ao confronto de policias contra policias, resumido pelo jornal Expresso:
"...uma manifestação de polícias fardados em defesa da liberdade sindical que acabou dispersa por colegas à bastonada, com cães e canhões de água." in Expresso (2008)
"....os polícias exigiam liberdade sindical, uma folga semanal, transparência na justiça disciplinar com direito de defesa, melhores vencimentos e condições laborais. A manifestação acabou em confrontos, com o Corpo de Intervenção da PSP a lançar jactos de água e a usar bastões para dispersar o protesto dos polícias na Praça do Comércio, enquanto a delegação de seis agentes que estava dentro do MAI para entregar um caderno reivindicativo acabou detida." in Expresso (2009)
Um excerto do programa "Perdidos e Achados" sobre o assunto:
Um artigo no blog "Por Maioria de Razão" narra os acontecimentos, segundo quem os experimentou na pele:
"Foi efectivamente uma tarde muito difícil para ambos os lados. O confronto por si só, entre polícias é já de si algo impensável e inquestionavelmente muito violento visto de fora, como largamente foi desenvolvido pelos media. as visto por dentro, por alguém que estava dos dois lados, que se sentiu molhado e seco, é naturalmente mais violento." in "Por Maioria de Razão" (2012)
Caro leitor, pode sempre falar connosco nos comentários do artigo, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite-nos também no "Tumblr - Enciclopédia de Cromos".
Sem comentários:
Enviar um comentário