domingo, 1 de abril de 2012

Dia das Mentiras

É tradição pregar partidas e mentiras - mais ou menos elaboradas - a 1 de Abril, o Dia das Mentiras. E os nossos meios de comunicação também entram na brincadeira.
Nuno Markl já dedicou um programa da "Caderneta de Cromos" ao Dia das Mentiras:



Há muitas explicações para o 1 de Abril ter se transformado no dia da mentira, dia das petas, dia dos tolos (de Abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril.
Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos (de abril)"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". in Wikipedia


Recorde algumas destas partidas televisivas:

No Telejornal da RTP1:
Em 1992: "Porto vai mudar o nome para Oporto", em 1993: "Taxa dos peões" um imposto para circular a pé nas ruas; e em 1994: "Austronauta português".

Mais recentemente: "No dia 1 de Abril de 2002, a SIC noticiou em exclusivo a queda de um meteorito em São Martinho do Porto. A reportagem mostrava um objecto negro no areal da praia e inúmeros curiosos que acorreram ao local para testemunhar o acontecimento". in Sic Ñoticias

Deixem nos comentários outras mentiras que se lembrem de ver na TV, nos jornais ou partidas que vos tenham pregado!

Artigos Relacionados: "O Drama, A Tragédia, O Horror" - Escândalos e polémicas.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Este ano a RTP não fez mentiras. A apresentadora do Jornal da Tarde disse que NÃO ia contar mentiras. Que chatos. A RTP quer mentir. Porque é que não lançaram a mentira que morreu Cavaco Silva e voltamos a ter uma ditadura?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...