Após o sucesso do filme "Adão e Eva", creditado por iniciar o interesse do grande público pelo cinema português nos anos 90, era inevitável repetir a fórmula e a 26 de Dezembro de 1997 estreava o filme "Tentação", que tal como "Adão e Eva", era realizado por Joaquim Leitão, produzido por Tino Navarro, protagonizado por Joaquim de Almeida e apoiado e amplamente promovido pela SIC. Além disso a história cruzava dois tópicos aliciantes: a religião e a toxicodependência, e era baseada em factos verídicos.
Vila D'Aires é uma pacata vila algures no Norte de Portugal. O padre António (Joaquim de Almeida) é uma das figuras mais amadas da terra, conhecido pela sua bondade e generosidade. No entanto, e como acontecia então um pouco por todo o país, Vila D'Aires também é atingida pelo flagelo da droga, com uma célula de tráfico instalada nos arredores e vários habitantes caídos nas suas malhas. Um deles é Lena (Cristina Câmara), uma jovem mulher recém-saída da prisão, a quem o vício impede de endireitar a sua vida e ser uma mãe para a sua filha Rita (Ana Hortelão). A presença de Ana (Sofia Leite), outra toxicodependente com quem Lena tem uma relação casual, também não ajuda.
António tenta ajudar Lena mas esta acaba por lhe provocar sensações que ele julgava esquecidas, mostrando que para além do hábito de padre está um homem. E quando dá por si, envolve-se numa espiral de tentações, não só quebrando os seus votos de castidade como também a consumir droga.
Até que um confronto fatal com Hélder (Diogo Infante), o violento ex de Lena e pai de Rita, deixa o padre a braços com a lei. É então que Lena lhe dá uma prova de amor...
Além dos nomes citados, do elenco fizeram ainda parte Ana Bustorff, Francisco Nicholson, João Lagarto, António Capelo e Carmen Santos. Esta foi a estreia como actriz da manequim Cristina Câmara que depois entrou nos filmes "Inferno" e "Portugal S.A." e na telenovela "Dei-te Quase Tudo".
"Tentação" foi mais um sucesso comercial, superando mesmo as receitas de "Adão e Eva". Se não estou em erro, foi o filme português mais vistos nos cinemas até "O Crime do Padre Amaro" em 2006. Eu lembro-me de ter ido ver o filme ao cinema com uns colegas no início de 1998 no dia em que estreou em Torres Novas e de já só haver lugares nas duas filas da frente. A certa altura, durante a cena do nu integral de Cristina Câmara, alguém atrás de nós gritou: "Deviam pôr uma bolinha nisto!". Aliás terá sido por causa dessa cena que Catarina Furtado, que foi a primeira escolha para fazer de Lena, recusou o papel.
Como não podia deixar de ser, Herman José parodiou "Tentação" no sketch "Tentação 2.0", um jogo interactivo de computador onde o utilizador podia criar a sua versão do filme. Por exemplo, um padre viciado em hóstias que se apaixona por uma rapariga que pinta com uma trincha...
A banda sonora esteve a cargo dos Xutos & Pontapés e dela foi extraído o tema "Para Sempre", mais um hit para a infindável lista dos Xutos.
Já falámos anteriormente sobre "Ainda Faltam Três Anos Para O Ano 2000" o programa especial da SIC para o réveillon de 1996/1997 apresentado por Teresa Guilherme. Entretanto, o incansável canal Lusitania TV disponibilizou um excerto maior de cerca de 50 minutos no YouTube, revelando mais coisas que sucederam no programa, transmitido no auge do domínio de audiências da SIC.
- Teresa Guilherme confronta Fátima Lopes com uma declaração que esta fez a uma revista, dizendo que se sentia sexy com um grande decote. TG afirmou que por causa disso, "surgem fãs de Fátima Lopes de todos os lados" e dito isso, desce por um corda ao som do tema de "Missão:Impossível" (cujo primeiro filme da franchise com Tom Cruise tinha estreado nesse ano) um homem que se diz chamar Tó a pedir um autógrafo num soutien.
- De seguida Cristina Möhler, uma das célebres meninas da meteorologia da SIC, foi confortada com a sua declaração de que a sua passagem de ano ideal seria numa cabana e eis que desce uma mini-cabana sobre ela, ao som de "Na Cabana Junto À Praia", como não podia deixar de ser.
- Margarida Pinto Correia, que na altura apresentava "Mundo VIP" na SIC, foi a próxima vítima. Disse numa revista que quando se sente sozinha dorme com o seu ursinho de 36 anos. Aparece então o célebre Ulisses do "Ai, Os Homens" em boxers com um ursinho de peluche. É claro que destes dois bonecos, Margarida ficou só com o de peluche, até pouco tempo depois assumiria a sua relação com Luís Represas.
- Mas por falar em Ulisses, no texto anterior, falou-se da partida pregada a Rodrigo Guedes de Carvalho e Emídio Rangel onde puseram as suas cabeças sobre os corpos musculados daqueles que participaram no casting para o Ulisses do "Ai, Os Homens". Mas não foram os únicos: Artur Albarran (que apresentava então o polémico programa "A Cadeira Do Poder") e Carlos Narciso (apresentador do "Casos de Polícia") também foram alvos desta brincadeira.
- O texto anterior sobre o programa também referiu uma entrevista fictícia de Miguel Vital (uma rubrica do programa "Ousadias") que revelou um lado mais embaraçoso de Pedro Abrunhosa. Mas também o próprio dono da SIC, Francisco Pinto Balsemão, não escapou a este apanhado e lá teve de ouvir Vital a perguntar se ele tinha ódio à RTP, se ele era "um pouco sovina" e se ele tinha um gosto por "mulheres bonitas e mexericos".
- Segue-se um sketch de ano novo da sitcom "Pensão Estrela" com José Raposo, Ana Bustorff e Marco Horácio.
- Luís Represas canta "Perdidamente" durante uma homenagem a alguns grandes nomes falecidos durante o ano de 1996: Mário Viegas, David Mourão Ferreira, Varela Silva, Carlos Daniel e Vergílio Ferreira. Simone de Oliveira, presente no programa, não contém uma lágrima quando surgem imagens Varela Silva, com quem era casada.
- Depois deste momento mais pesaroso, de volta ao humor desta vez para rir com os castings de alguns dos rejeitados do programa "Cantigas da Rua". Destaco uma senhora já de idade porém toda aperaltada a cantar uma música em espanhol.
- Claro está que com Miguel Ângelo a apresentar as "Cantigas da Rua", foram muitos que tentaram a sua sorte nos castings cantando canções dos Delfins. É ver mais rejeitados a assassinarem hits como "A Nossa Vez", "Sou Como Um Rio" ou "Aquele Inverno".
- Como referido no outro texto, outros houve que tinham mais afinação e que fizeram coro enquanto Miguel Ângelo, Anabela e Sara Tavares cantavam "Sou Como Um Rio", "A Cidade (Até Ser Dia)" e "Chamar A Música".
- Quanto mais as coisas mudam, mais elas ficam na mesma e o futebol português é o exemplo disso. Refere Teresa Guilherme que em 1996 "jogou-se mais futebol fora dos estádios do que dentro" e que muitos golos foram marcados "por árbitros graças às boas passagens de alguns dirigentes". Antes como agora, no nosso futebol é o baralhar e voltar a dar. Daí uma versão de "Trocas E Baldrocas" interpretada por João Baião.
- O último anúncio da 1996 foi da Opel e mostrava um "congresso extraordinário" com muitos e ternurentos bebés, num aviso ao pais para conduzirem com juizinho.
- Teresa Guilherme anuncia alguns dos "programas" que deverão estrear na SIC nesse novo ano, como "Ponto de Rebuçado", espaço de culinária "apresentado" por Henrique Mendes, "A Noite do Mau Tempo" com Júlia Pinheiro entregue ao efeitos meteorológicos, "Não Há Dinheiro Para Mandar Cantar Um Cego" com António Peres Metello, "Golo de Encontro" com David Borges e "Portugal dos Pequeninos" com a "radical" Ana Malhoa.
- E foi também o anúncio da Opel do congresso de bebés o primeiro de 1997.
- O "Chuva de Estrelas" continuava a ser uma das jóias da coroa da SIC e não podiam faltar actuações de alguns dos concorrentes da então corrente terceira edição: Célia Lawson, que nesse ano de 1997 representaria Portugal no Festival da Eurovisão como Oleta Adams em "Don't Let The Sun Go Down On Me; Paulo Lawson (sim, irmão de Célia) como Jim Kerr dos Simple Minds em "Alive And Kicking"; e Rui Faria, o eventual vencedor nacional e 2.º classificado na final europeia, como Elton John em "Can You Feel The Love Tonight".
- Com o som cortado no vídeo por questões de copyright, os Ritual Tejo cantavam um dos sucessos nacionais de 1996, "Nascer Outra Vez" (Sabiam que as crianças que cantavam nessa canção eram as filhas da cantora Isabel Campelo?)
- Dos Ritual Tejo fazia parte Fernando Martins, também conhecido como o coordenador musical do "Chuva de Estrelas" e "Cantigas Da Rua", dando o mote para mais rejeitados a cantar canções de Dulce Pontes.
- Outro dos apanhados das caras da SIC para este programa foi a de um teste para um novo programa fictício para a SIC, onde as candidatas tiveram de passar pelas exigências absurdas da régie. Foi o caso de outra célebre menina da meteorologia, Maria João Pinheiro, que se viu a mover-se sensualmente em cima de uma mesa enquanto cantava "Why Don't You Do It Right". Maria João Pinheiro viria a casar com Miguel Esteves Cardoso, um dos incontornáveis da "Noite da Má Língua". Afastada há vários anos da vida pública, soube-se há alguns anos que Maria João Pinheiro sobreviveu a um cancro. Não incluídas neste excerto mas igualmente vítimas deste apanhado foram outras beldades da SIC como Liliana Campos e Alexandra Fernandes.
O sucesso do programa foi tal que na passagem de ano seguinte, de 1997 para 1998, a SIC voltou a emitir um especial semelhante, intitulado "Ainda Faltam Dois Anos Para O Ano 2000", do qual a única coisa que me lembro foi de no fim da contagem decrescente para as 12 badaladas, em vez de aparecer "Feliz 1998" no ecrã, apareceu "Feliz Expo 98" aludindo ao grande acontecimento nacional que iria ter lugar nesse ano.
Actuações de Anabela e Sara Tavares:
Actuação de Miguel Ângelo:
Para terminar, deixo os votos de um feliz ano de 2018 para todos os leitores e amigos da Enciclopédia de Cromos!
"Sabias que vem aí o Pai Natal?" foi emitido no dia 22 Dezembro de 1986, no mítico espaço "Brinca, Brincando", ás 18:07:
O site da RTP tem uma curta sinopse deste "programa infantil de Natal com muita alegria e diversão": "Um programa infantil de Natal, com bonitas músicas. Aprender a fazer decorações de Natal e a companhia simpática dos palhaços são uma motivação forte para o interesse da pequenada." Para quem gostar de palhaços, é claro.
Consegui encontrar um excerto no Youtube com um número de palhaços, protagonizado pela dupla Batatinha e Soneca (sim, aquele que está a dormir, como adivinharam?):
A realização este a cargo de Manuel Varella, a produção de Manuel Pires, com autoria de Fernanda Carvalho, Nunes Forte e Natália Miranda. A duração indicada pelosite da RTP é de 57 minutos.
O site "Brinca Brincando" tem um excelente artigo - como hábito - sobre este especial de Natal: "Sabias que vem aí o Pai Natal? - Brinca Brincando", incluindo um resumo do programa, que além dos palhaços mencionados acima, inclui a artes de fazer postais, cartões e decorações de Natal, flautas de bambú, fritas de abóbora, intercalados com momentos de dança e música. Claro que ainda há tempo para o Pai Natal fazer a distribuição de prendas pela criançada presente. Podem ver tudo em detalhe no "Brinca Brincando - Sabias que vem aí o Pai Natal?".
"A Grande Viagem do Pai Natal". Esta peça de teatro infantil foi exibida no primeiro canal no dia 24 de Dezembro de 1986, ás 14:30.
"Diário de Lisboa" [24-12-1986]
Aliás, a peça fez parte de uma tarde totalmente dedicada á quadra natalícia, com programas como "O Inverno Mágico de Roland", "Um Sonho de Natal", "Ilusionismo Especial de Natal", "A Flor" (uma história de Natal de Maria Natália Miranda), "Estrelas da Terra", "Viva o Gordo - Especial Natal", "Natal Sem Neve" e "Espirituais Negros na Terra Santa".
"A história de uma criança e de um velho palhaço, que todos os anos no Natal se veste de Pai Natal e distribui presentes pela pequenada."
Acrescenta ainda:
"Esta peça de teatro musical infantil conta com a participação dos atores Pedro Pinheiro, Rui Filipe, Ana de Sá, Cristina Barra e muitos outros. Participam na banda sonora, a banda Ferro e Fogo."
A foto que ilustra o topo do artigo é de Pedro Pinheiro [1939-2008], caracterizado como um palhaço, e que nesta produção foi o actor principal, além do autor e músico de serviço. Com um vasto trabalho em teatro, Pedro Pinheiro era uma cara conhecida do grande público, entre novelas, participações em séries e sucessos como "Os Malucos do Riso", bem como uma voz reconhecida através dos muitos desenhos animados que dobrou. Como curiosidade, a Wikipedia atribui a Pedro Pinheiro a autoria de milhares das anedotas filmadas n'"Os Malucos do Riso" [1995-2008].
A criança da sinopse deve ter sido o papel de "Rui Filipe" que tem apenas mais três créditos como actor no IMBD entre 1986 e 1988: "Estrela Dourada", "Topaze" e "Histórias de Outros Tempos", sendo que nesta última surge cotado como "neto". Nessa mesma série, a actriz Cristina Barra também surge creditada como "menina", portanto n'"A Grande Viagem do Pai Natal" era uma criança ainda mais nova. A actriz Ana de Sá já tem uma carreira mais longa, com actividade registada no IMDB entre 1967 e 1989.
A banda rock "Ferro e Fogo" está em actividade desde 1978, e desde o inicio que são uma banda de covers, apesar de nos anos 80 lançarem originais e criarem a banda sonora de "várias peça de teatro infantil" segundo a Wikipédia.
Na noite da véspera de Natal de 1988, encaixado entre a "Mensagem de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa D. António Ribeiro" e a "Missa do Galo", o primeiro canal da RTP emitiu um programa de variedades com a duração de cerca de 3 horas: "Uma Noite De Natal". Na página de programação do dia 24 de Dezembro de 1988, o jornal "Diário de Lisboa" incluiu uma foto de arquivo do Circo Chen, um dos grupos participantes,e precisamente uma listagem dos nomes sonantes que abrilhantaram esse show de variedades:
Além de alguns nomes que não me são imediatamente familiares, foi realmente um programa com variedades variadas: dança, circo, rock, pop, fado, piano, rancho folclórico! Na época desta emissão eu tinha quase 10 anos, nunca apreciei ver dança, ouvir fado ou pianadas também não era para mim. Deste conjunto o que me terá interessado mais foram provavelmente os equilibristas do circo, o Carlos Alberto Moniz e a Lena D'Água.
Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".
Uma das imagens da época natalícia é o evento televisivo "Natal dos Hospitais". Já muito foi escrito, também aqui na Enciclopédia pelo Paulo Neto: "Natal dos Hospitais - Enciclopédia de Cromos". Actualmente, não tem o impacto de outros tempos, mas continua a ser uma tradição da televisão pública.
Consegui deitar a mão - literalmente - a umas gravações de uma emissão do final dos anos 80, mais concretamente o "Natal dos Hospitais 1987", uma gravação infelizmente incompleta e com vários problemas sonoros. Os apresentadores desta edição foram Alice Cruz e Eládio Clímaco, emitida numa Terça-Feira, 22 de Dezembro de 1987, entre as 14:30 e 19:20, no "1º Programa", a RTP-1:
"Diário de Lisboa" Programação da Semana [18-12-1987]
Lembro-me bem de nesta época ter a TV ligada toda a tarde, na sala da casa de uma tia, com presépio, árvore de Natal e guloseimas em redor e aquela sensação de que já faltavam poucos dias para a abertura das prendas!
Este excertos da recta final da edição de 1987 do "Natal dos Hospitais" começam com a actuação de Paulo de Carvalho e o seu êxito "Mãe Negra".
Prelúdio (Mãe Negra) - Paulo de Carvalho - Natal dos Hospitais 1987:
Falo por mim e por muitos quando digo que o momento mais aguardado - para os mais novos também, além dos Onda Choc e Ministars - da maratona televisiva do Natal dos Hospitais era a actuação de Herman José. Neste ano Herman fez a sua entrada a cavalo, na boa tradição dos Monty Python, e depois da vénia à "realeza" da altura, na primeira fila, incluindo Amália Rodrigues e Maria Cavaco Silva; dispara as piadas, incluindo palavras pouco ouvidas na TV para referir o anús e encerra de forma dinâmica a cantar o super êxito "Bamos lá, cambada!", de 1986. Quando abordou essa canção na Enciclopédia, o artigo do Paulo Neto incluia um video da actuação no Natal dos Hospitais de 1990.
Herman José - Anedotas e Bamos Lá, Cambada - Natal dos Hospitais 1987:
"E finalmente" - anúncia Irene Cruz, pelo Coro de Santo Amaro de Oeiras, o hino "Gloria in excelsis Deo" (Glória a Deus nas alturas), dirigido pela maestro César Batalha. No Youtube também está a versão do ano anterior.
Mas depois da tradicional actuação do coro mais famoso de Portugal, chega Fernando Pereira e sua imitação de "We Are The World", o hit global de 1985 do colectivo USA For Africa, criado por Michael Jackson e Lionel Ritchie e gravado com 45 artistas da cena musical norte-americana para angariar dinheiro para ajudar a combater a fome no continente africano. O Coro de Santo Amaro de Oeiras acompanha o ritmo. O som desta gravação está péssimo, foi o melhor que consegui gravar a partir de uma velha cassete VHS.
A época natalícia tem as suas tradições e hoje cumpre-se mais uma delas com a RTP a transmitir mais uma edição do "Natal dos Hospitais". A Enciclopédia de Cromos já dedicou três textos a este lendário certame (Ver aqui: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3). E após dois anos de interregno, eis que chega a quarta parte.
A primeira edição do "Natal dos Hospitais", iniciativa do "Diário de Notícias" e da RDP, teve lugar em 1944. Entre os artistas presentes estiveram, como se vê na foto em baixo, Vasco Santana e Mirita Casimiro (a eterna Maria Papoila), então casados.
Foto: Centro de Estudos Portugueses
Em 1989, Catarina Furtado era uma jovem de 17 anos, finalista da Escola de Dança do Conservatório Nacional. No Natal dos Hospitais desse ano, longe de se imaginar que iria apresentar futuras edições do programa na RTP, marcou presença num número de dança coreografado por Jorge Trincheiras, ao som de "Adestes Fidelis" na voz de Luciano Pavarotti. Catarina é a segunda a entrar em palco, dançando com outros colegas do seu curso: Alexandra Pinto, Carla Pereira, Liliana Mendonça, Jorge Mira e Sandra Rosado. Reconheci esta última, a ruiva, do filme "Rasganço".
António Ferrão, mais conhecido como Toy, exibia em 1990 uma espectacular mullet. Aqui ele interpretou "Mais E Mais", o tema com que concorreu ao Festival da Canção desse ano, tendo ficado em terceiro lugar e recebido o prémio de Melhor Interpretação.
No Natal dos Hospitais de 1990, alguns artistas não se limitaram a actuar em palco, alguns também tomaram algum tempo para visitar os utentes internados no hospital que acolhia o programa. Foi o caso dos Da Vinci que cantaram "Nasci Em Portugal" e ao mesmo tempo vêem-se imagens da visita do grupo à ala pediátrica. Já agora, reconheceram a cantora do coro, vestida de vermelho? É Maria João Silveira, que viria a ser apresentadora da RTP, nomeadamente dos "Jogos Sem Fronteiras" de 1998 e dos blocos de notícias da RTP África, passando por uma perninha na representação na telenovela "Ajuste De Contas".
Por estes vídeos do Natal dos Hospitais de 1990, recordei uma particularidade da edição desse ano. Cada artista que subiu ao palco entregou um boneco ou um brinquedo a uma assistente vestida de enfermeira para depois ser entregue às crianças internadas no hospital. Enquanto isso temos uma Ruth Marlene de somente 15 anos, quando ainda não tinha lançado a moda do pisca-pisca nem castigava os rapazes à estalada, a cantar que gostava muito de estudar e mostrar do que é capaz.
Como se pode ver nos títulos do vídeo, o Natal dos Hospitais de 1990 teve lugar no dia 21 de Dezembro. E eu de facto, recordo-me que na minha infância e pré-adolescência, o programa ia a poucos dias da Consoada, mas desde algures no anos 90, que passou a ser transmitido ainda na primeira quinzena do mês.
E agora passamos para a actuação de Lena D'Água, um nome que dispensa apresentações, com "Já Não Sou Quem Era", um tema do álbum "Tu Aqui" onde Lena gravou temas inéditos de António Variações. O projecto Humanos também gravaria este tema para o seu álbum de tributo a Variações, com a interpretação a cargo de David Fonseca.
De 1991, eis Fernando Mendes (quando ainda só vestia no máximo o tamanho L), numa rábula de sedução com Rosa Villa, provando que uma frase pode exprimir várias sensações.
E para terminar, como não podia deixar de ser, Herman José no seu avatar José Estebes, acompanhado por Ana Bola e Vítor de Sousa, a cantar o imortal "Vamos Lá Cambada". A certa altura, outros artistas também surgem no palco e Herman aproveita para cantar excertos de outras canções deles como "O Anel de Noivado" dos Trio Odemira e "Trocas Baldrocas" de Cândida Branca-Flor.