domingo, 22 de setembro de 2019

Friends (1994-2004)

por Paulo Neto

Nas palavras de Sérgio Godinho cantadas pelo próprio e/ou "Os Amigo do Gaspar": "É tão bom uma amizade assim, ai faz tão bem saber com quem contar..." Quem não concorda que a amizade é uma das coisas mais belas desta vida? Por isso, não é de estranhar que uma das sitcoms mais lendárias de sempre tenha sido sobre a amizade.





Criada por Dave Crane e Martha Kauffman, "Friends" estreou na televisão americana a 22 de Setembro de 1994 e durou dez temporadas, com o último capítulo transmitido a 6 de Maio de 2004. Ao longo de dez temporadas acompanhámos um grupo de seis jovens amigos nos seus altos e baixos da sua vida pessoal, profissional e amorosa, ao ponto do telespectador sentir que também era amigo deles e quase que podia sentir o aroma do café e o cabedal do sofá no qual o grupo se reunia para conversar no café Central Perk.

Eis os seis amigos (por ordem de aparição no genérico):




Rachel Green (Jennifer Anniston): é a personagem com maior evolução. No primeiro episódio, ela surge ainda vestida de noiva a fugir de um casamento quando percebe que a vida que parecia ser traçada para ela como mulher de um tipo endinheirado por entre as futilidades da alta sociedade não é que ela quer. Depois de um começo rocambolesco como desastrada empregada de mesa no "Central Perk" -o que lhe vale é que o seu chefe Gunther (James Michael Tyler) tem um grande crush por ela- Rachel vai aos poucos navegando fora da vida protegida que sempre teve e com determinação e alguma sorte vai subindo na vida pelo seu próprio pulso. E claro, ao longo da série, há os avanços e recuos telenovelescos da sua relação com Ross. A certa altura, um dos seus penteados tornou-se um dos mais icónicos dos anos 90, requisitado em muitos salões de cabeleireiro por esse mundo fora - embora conste que a própria Anniston não gostasse nada dele.   



Monica Geller (Courteney Cox): a haver alguém que pode ser considerado líder do grupo, é ela. Chef profissional, Monica costuma transladar o seu perfeccionismo para outras partes da vida, desde a arrumação do apartamento aos festejos cuidadosamente planeados de ocasiões como Dia de Acção de Graças. Por detrás dessa obsessão pela perfeição, está um passado algo doloroso onde sofreu com o bullying por ter sido gorda na infância e adolescência e pelos pais não esconderem a preferência pelo irmão. A sua relação mais significativa é com Richard (Tom Selleck) que não só é um homem mais velho como amigo da família, até que de forma inesperada Monica descobre que Chandler pode ser muito mais que um bom amigo.



Phoebe Buffay (Lisa Kudrow): com uma mãe que se suicidou, um pai que a abandonou e vários anos a viver praticamente como sem abrigo, seria de esperar que Phoebe se tornasse uma pessoa amarga e egoísta como a sua irmã gémea Ursula (que também apareceu na série "Doido Por Ti"), mas na verdade é um espírito optimista e alegre. E apesar de ser a última adição ao grupo dos seis, o seu jeito inconvencional e fora da caixa é como que o ingrediente secreto do grupo. Massagista de ofício e cantora de vocação, é autora do hit "Smelly Cat" (cuja tradução portuguesa deu nome a um certo célebre colectivo de humor no nosso país - não é preciso dizer qual, pois não?). Mas após ter vivido uma vida tão fora da caixa, Phoebe apercebe que também precisa de algo convencional na sua vida e por isso, quando o amor surge entre ela e Mike (Paul Rudd) - que vai-se tornando o mais parecido com um sétimo amigo do grupo - após alguns altos e baixos da relação, não hesita em aceitar o seu pedido de casamento.



Joey Tribbiani (Matt Leblanc): o típico pateta alegre, que ora parece ser uma criança em ponto grande e burro que nem uma porta, ora revela surpreendentes rasgos de extrema maturidade e inteligência. Actor em busca do seu grande papel, conquistador básico mas eficiente (nunca subestimar o poder de um sorridente "How you doin'"!) e comedor incansável, Joey tem no grupo de amigos o seu porto de abrigo, tanto para lhe acarinhar como para lhe dar as palmatórias que precisa. Apesar de se apaixonar por Rachel numa temporada mais avançada, é com Phoebe que Joey terá mais química, onde por vezes pinta um clima de sedução entre ambos, embora nunca ao ponto de comprometer a amizade. 



Chandler Bing (Matthew Perry): quando se é filho de um transsexual e de uma escritora de romances apimentados e se cresce com vários tormentos interiores e exteriores, é possível que essa pessoa faça do sarcasmo uma forma de arte. E embora o temperamento ácido e a sua casca dura tenham ajudado Chandler a ser bem-sucedido financeira e profissionalmente, sendo executivo numa empresa (que não se sabe bem de quê), esses modos têm-lhe provocado alguns dissabores e é no seio do grupo de amigos que ele tem o seu porto de abrigo, sendo prova do poder da amizade. Antes de amizade com Monica passar a amizade colorida e mais tarde a amor, a mulher mais constante na sua vida (quer ele  e os outros amigos queiram, quer não) é Janice (Maggie Wheeler), dona do riso mais irritante que os tímpanos humanos já ouviram.



Ross Geller (David Schwimmer): Paleontólogo de profissão, dizer que o irmão de Monica tem uma vida amorosa atribulada é dizer pouco. Quando a série começa, a sua ex-mulher Carol (Jane Sibbett) deixou-o por outra mulher Susan (Jessica Hecht), quando esperava o filho de ambos, Ben. E depois há a alucinante história com Rachel, por quem sempre foi apaixonado: a alegria da amizade gradualmente transformada em amor, a triste incidente que acabou com a relação e imortalizou o bordão "We were on a break!", dizer o nome de Rachel durante a cerimónia do seu casamento com Emily (Helen Baxendale), o casamento com Rachel regado a álcool que ambos julgavam não ser válido mas afinal era e a filha que resultou disso e a reconciliação final. ("I got off the plane.") E depois há Marcel, o seu endiabrado macaco de estimação…

Claro que algumas piadas envelheceram mal, claro que o decurso da série teve os seus momentos menos brilhantes e de lazy writing, claro que as críticas de falta de diversidade no elenco terão a sua validade, mas não há dúvida que na sua essência, "Friends" continua a ser uma série que se vê com bastante agrado.

Em Portugal, começou a ser exibida na RTP em 1995 mas só teve uma exibição regular quando a RTP2 passou a exibir desde o seu início de segunda a sexta feira à hora do jantar. Recordo-me que em 1998, na estreia de uma das temporadas, experimentou-se uma dobragem em português (por exemplo com Maria João Luís a fazer a voz de Monica e Rui Paulo a de Joey) mas o resultado foi tão mal recebido pelo público que essa experiência só durou três episódios. 



E agora eis alguma trivia aleatória:
- Entre os títulos considerados para série estavam "Six Of One" e "Insomnia Café".
- Na primeira temporada, os seis protagonistas ganhavam 22500 dólares (antes das filmagens Matt Leblanc só tinha 11 dólares na sua conta). Nas duas últimas temporadas, cada um ganhava um milhão por episódio.
- Courteney Cox era uma das primeiras opções dos autores da série para fazer de Rachel mas ela pediu para fazer de Monica.
- A moldura dourada que se vê na porta do apartamento de Monica era de um espelho que um membro da equipa de filmagens partiu por acidente.
- "Shiny Happy People" dos R.E.M. esteve quase para ser o tema do genérico.
- O último episódio da série continua a ser o programa não-desportivo com a taxa de publicidade mais cara nos seus intervalos no Reino Unido.
- Quase todos os episódios da série têm um título que começa por "The One...". As únicas excepções foram o 100.º episódio ("The Hundredth One") e o último ("The Last One").
- Lisa Kudrow estava grávida nos episódios em que Phoebe está grávida de trigémeos. Mesmo assim, teve de usar uma barriga falsa.
- Na cena em que se descobre que Monica e Chandler foram para a cama juntos, o público presente nas gravações aplaudiu durante quase meio minuto. 
- Gunther é a personagem que aparece em mais episódios depois dos seis protagonistas. O actor James Michael Tyler pintou o cabelo de louro ao longo de toda a série e diz que foi escolhido para o papel porque foi o único figurante contratado no piloto que sabia trabalhar com a máquina do café.
- Entre nomes famosos que entraram na série estão Brad Pitt, Julia Roberts, Bruce Willis, Reese Witherspoon, Hugh Laurie, Jennifer Grey, Helen Hunt (na sua personagem de "Doido Por Ti"), Hank Azaria (que fez duas audições para o papel de Joey), Ellen Pompeo, Jean-Claude Van Damme, Ben Stiller, Winona Ryder, Sean Penn, Danny DeVito, Anna Faris, George Cloonet e a ex-Duquesa de York Sarah Ferguson.

Genéricos de todas as temporadas


"I'll Be There For You" The Rembrandts





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...