domingo, 21 de julho de 2019

Notting Hill (1999)

por Paulo Neto

Cinco anos depois de "Quatro Casamentos e Um Funeral", outra comédia romântica britânica escrita por Richard Curtis e protagonizada por Hugh Grant fez grande sucesso, ao qual não era estranha a presença de uma estrela do calibre de Julia Roberts. Falo, claro está, de "Notting Hill", filme realizado por Roger Mitchell que contava a inesperada história de amor entre um pacato livreiro da zona londrina que dá nome ao título do filme e uma estrela de Hollywood.



Anna Scott (Roberts) é uma famosa actriz americana que se encontra em Londres a promover o seu mais recente filme "Helix". Por acidente, ela choca contra Will Thacker (Grant) que lhe entorna sumo de laranja em cima, o que o leva a convidar para ir a casa dele trocar de roupa e num impulso os dois beijam-se na despedida. Este encontro agita a existência solitária de Will, que partilha a sua casa com o hilariante desmiolado Spike (Rhys Ifans). E o quão famosa é Anna Scott? Tão famosa que até o próprio Will sabe quem ela é, e ele é alguém que julga que Leonardo Di Caprio é um realizador italiano.



Por agradecimento, Anna convida-o a encontrar-se com ela durante uma ronda de imprensa no hotel Ritz. Confundido com um jornalista e após entrevistar os outros actores (incluindo uma muito jovem Mischa Barton) com resultados hilariantes, Will convida a Anna a irem à festa de aniversário da sua irmã Honey (Emma Chambers), onde a apresenta aos seus amigos Bernie (Hugh Bonneville), Bella (Gina McKee) e Max (Tim McInnerny). Apesar de eufóricos com a presença de Anna, todos ficam porém a saber através dela que a sua vida de fama e glamour em Hollywood não é tão feliz como julgam. O clima de romance entre Anna e Will vai crescendo até que o namorado dela (Alec Baldwin) surge em Londres e ela tem de voltar para Los Angeles.



Meses mais tarde, Anna aparece em casa de Will procurando refugiar-se do escândalo da publicação de fotos nuas suas tiradas antes da fama. Porém após uma noite de amor, e devido a um descuido de Spike, na manhã seguinte os paparazzis estão todos à porta da casa dele. Julgando que ele se aproveitou dela, Anna vai-se embora furiosa. Outros mal-entendidos se sucedem entre ambos mas no fim Will e Anna acabam por ter o seu happy ending hollywoodesco.



"Notting Hill" foi um dos maiores sucessos de 1999 junto do público e da crítica e foi um "boost" na carreira de Grant e Roberts, ambos recém-saídos de um período de flops e de dramas na sua vida privada. (E tenho de destacar o desempenho de Rhys Ifans que rouba todas as cenas que entra com o seu Spike.) Foi na altura o filme britânico com melhor receita de sempre e um dos vinte filmes mais rentáveis de 1999. Recebeu o prémio do público nos BAFTA e foi nomeado para três Globos de Ouro.   

"Notting Hill" foi triunfou também com a sua banda sonora que foi disco de platina em vários países (eu tive uma cópia gravada em cassete). Quatro canções foram hits nesse ano: "When You Say Nothing At All" de Ronan Keating, "From The Heart" dos Another Level, "She" de Elvis Costello e "You've Got A Way" de Shania Twain, incluindo ainda temas de Texas, Pulp, Lighthouse Family, Al Green, 98 Degrees e dois temas da partitura original de Trevor Jones.

Trailer:


Ronan Keating "When You Say Nothing At All"


Elvis Costello "She"


Another Level "From The Heart"


Shania Twain "You've Got A Way"





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...