terça-feira, 4 de setembro de 2018

Knock Off (1998)





Foi com este filme que aprendi o termo em inglês para bens contrafeitos, as imitações: knock-off que deram título a este veículo de Van Damme. E décadas depois ainda vejo os coleccionadores debaterem-se online sobre qual o termo mais adequado, knock-off ou bootleg. Sinceramente recordo pouquíssimo da fita realizada por Tsui Hark, chinês nascido no Vietname. Creio que foi mais ou menos nesta época que o Canal 2 passou vários filmes de Tsui Hark e fiquei super-fã do Os Guerreiros da Montanha (1983) e dos "Era Uma Vez Na China". "Knock Off" foi o segundo filme de Hark em terras do Tio Sam, onde não trabalhou mais depois das desilusões deste e do anterior "Double Team" (também com Van Damme, em dupla com o excêntrico Dennis Rodman).
Regressando ao título, imitações abundam, mas diz a Wikipedia que knock-off é também um eufemismo para assassinato. Acção desenrola-se na Hong Kong actual de 1998, com a antiga colónia a ser devolvida aos chineses. Van Damme é apanhado no fogo cruzado entre criminosos e terroristas, há bombas escondidas em todo o tipo de aparelhos e objectos para permitir o assassinato selectivo à distância, há CIA, mafiosos, porrada e tiros a montes.

Tive que rever o trailer, e oh, entrava o Rob Schneider... Já estou a ver porque isto é tão bom que me esqueci do filme...


 Confesso que agora até fiquei com vontade de rever!


Estreou em Portugal como o título "Embate", no dia 4 de Setembro de 1998, a mesma data que estreou nos EUA. Durante muitos anos os portugueses tiveram que aguardar meses e ás vezes anos pelas estreias de filmes, mas em finais dos anos 90 o intervalo entre as estreias na América e em Portugal era cada vez menor.

Termino com o poster (knock-off) ganês de Knock Off. Até não é dos piores que já vi...



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Estreou em Portugal como o título "Embate", no dia 4 de Setembro de 1998, a mesma data que estreou nos EUA. Durante muitos anos os portugueses tiveram que aguardar meses e ás vezes anos pelas estreias de filmes, mas em finais dos anos 90 o intervalo entre as estreias na América e em Portugal era cada vez menor.

    Mesmo nessa altura, isso ainda era coisa relativamente invulgar. Foi só a partir do meio dos 00's é que Hollywood começou a agilizar melhor essa simultaneidade entre estreia norte-americana e internacional, no que aos filmes-charneira (vulgo blockbusters) diz respeito. Isto porque, até aí, o bolo principal das receitas dos filmes vinha mesmo do mercado interno, com o mercado internacional a significar apenas uma adenda. A única exceção a essa regra era precisamente o meio onde Van Damme se começou a fazer estrela: os filmes de ação de orçamento mais baixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, estreia simultânea sem dúvida que era raro. Mas o intervalo de tempo já vinha a diminuir. E falando em atrasos, eu sofria muito com a diferença de tempo com que as revistas estrangeiras demoravam a chegar cá :D
      Comecei a comprar a "Imagenes de Actualidad" em 1997, com vários meses de atraso, talvez mais de 3 meses. Quando deixei de comprar, lá para 2000s e tais acho que já era só 1 mês...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...