segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Blocos Publicitários RTP1 (Agosto 2000)

por Paulo Neto





Já se sabe que aqui na Enciclopédia gostamos volta e meia de analisar a publicidade que passava na televisão no passado, através de vídeos dos blocos que surgem no YouTube. Desta vez, vamos passar pela primeira vez além dos anos 90 (uma vez que dizer "século XXI" não seria tecnicamente correcto já que o dito só começou de facto em 2001) e vamos analisar blocos emitidos pela RTP 1 no dia 27 de Agosto de 2000, por entre a emissão do "Domingo Desportivo", disponibilizados pelo canal de Vasco Ferreira. Por esta altura, a época 2000/01 da I Liga de Futebol - que viria a ser surpreendentemente vencida pelo Boavista - estava na segunda jornada e estávamos a poucas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Sydney cuja abertura seria a 15 de Setembro.


0:00 Uma excelente promo à cobertura da RTP dos Jogos Olímpicos de 2000 cheia de imagens dos Jogos anteriores em Atlanta nos diversos desportos com um poderoso jingle (alguém sabe quem é o cantor dono daquele vozeirão que surge a meio da canção?) e onde claro não podiam faltar alguns dos nossos maiores atletas portugueses que iriam competir em terras australianas: Carla Sacramento, Manuela Machado, Rui Silva, António Pinto e claro a nossa campeã Fernanda Ribeiro. Como se sabe, em Sydney Portugal obteve duas medalhas de bronze: Fernanda Ribeiro nos 10000m (com um tempo mais rápido do que aquele que lhe valeu o ouro em Atlanta) e Nuno Delgado no judo, na categoria de -81 quilos.
1:00 O Domingo Desportivo era então patrocinado por Vasenol Deo For Men e Redex Bala.
1:10 Pedro Martins era o apresentador do Domingo Desportivo e entre os destaques desportivos do dia estavam a derrota do FC Porto contra o Belenenses por 2-0 e a goleada do Benfica ao Beira Mar por 4-1. Segue-se um resumo deste jogo em que os golos dos encarnados foram marcados por Sabri, Poborsky, Maniche e Van Hooijdonk e a baliza do Benfica era defendida pelo malogrado Robert Enke. Este seriam um dos poucos momentos auspiciosos do Benfica nessa época, já que as águias terminariam apenas no sexto lugar, a sua pior classificação de sempre.




0:00 Esta jornada também correu bem ao Sporting vencendo no reduto do Vitória de Guimarães, com o argentino Acosta em destaque.
0:10 Promo à estreia da telenovela "Ajuste de Contas", a última telenovela produzida pela NBP (actual Plural) para a RTP, antes de ajudar a tornar a TVI no bastião das telenovelas nacionais.
0:23 Como na altura ainda não havia a RTP Memória, a RTP1 passava então em reposição um dos seus programas mais míticos "Sabadabadú", dezanove anos após a sua estreia em televisão e treze anos após o falecimento de Ivone Silva, com as novas gerações a descobrirem os Agostinhos e outras personagens lendárias. O episódio a ser exibido na terça-feira seguinte era o nono (originalmente exibido a 13 de Fevereiro de 1982) e tinha as participações de Lara Li, Vítor de Sousa e Carlos Quintas.
1:04 O regresso do "Quem Quer Ser Milionário?" era uma das apostas da RTP para o rentrée de Setembro desse ano. Na imagem via-se Renata Morgado, a única concorrente que atingira o prémio máximo na primeira temporada, apresentada por Carlos Cruz.
1:11 Porque, tanto ou mais que as mulheres, os homens também lutam com problemas de transpiração e maus odores ao longo do dia, a Vasenol tinha então lançado um desodorizante a pensar nas peles masculinas. (E claro que se impunha a imagem de torso masculino bem torneado).
1:40 Para limpar as sujidades dos pára-brisas do popó, nada como usar Redex Limpa-Vidros...perfumado.
1:51 Os actores Marco Delgado e Pedro Górgia protagonizavam então uma série de anúncios à cerveja Carlsberg, cujas personagens chamavam-se precisamente Carls e Berg. Neste anúncio, os dois aderiam a uma forma digamos, diferente, de fazer exercício na praia.
2:26 Outro ícone do tele-esoterismo nacional: Miguel de Sousa mais conhecido como o senhor do Oráculo de Bellini, que estava disponível para consultas a uma chamada de 538 escudos (2,69 euros) por minuto. (Duração máxima de 20 minutos).
2:56 Rumo aos Jogos Olímpicos de Sydney, a RTP emitia alguns anúncios em parceria com o Comité Olímpico de Portugal e o iogurte Yop Energy onde se recordavam grandes feitos olímpicos do passado, com o título "Na Vida Como No Desporto". Neste caso, recordávamos a passagem do testemunho do japonês Sawao Kato para o soviético Nikolay Andrianov como o melhor ginasta do mundo nos Jogos Olímpicos de 1976 em Montreal.
3:58 Anúncio à cerveja Sagres onde alguns jovens efabulam futuras carreiras e conquistas (MTV Awards, Óscares, medalhas olímpicas, explorações no Ártico) num cenário de praia por entre goles da dita cerveja.
4:29 Sofia Cerveira apresentava então na RTP um programa de viagens apropriadamente intitulado "As Viagens de Sofia" e surgia aqui promovendo um concurso via chamada de valor acrescentado onde era preciso dizer uma frase sobre Itália para ganhar uma viagem...à Turquia?
4:50 (Falar com sotaque britânico) Um anúncio de uma campanha do Gin Bosford's capturando algumas características tipicamente british.
5:00 Não terá sido icónica quanto Maya ou Alcina Lameiras, mas Nelly Montserrat também era presença assídua nos anúncios de tele-esoterismo. Mas desta vez Montserrat não promovia uma linha de valor acrescentado para as suas consultas mas sim um sorteio onde era possível ganhor o seu curso de tarot.
5:30 Lembro-me que a RTP teve um sucedâneo do "Cantigas da Rua" chamado "Nasci Para A Música" apresentado pelos Anjos, mas antes disso teve outro chamado "Estrelas Do Mar", apresentado por Miguel Gameiro e Miguel Dias. O programa divulgado nesta promo teve lugar em Vila Real de Santo António e teve como convidados os D'Arrasar. (Patrocinado pela água de Carvalhelhos).
6:27 Hoje em dia não se pode com tanto programa de debate futebolístico onde os níveis de discussão nivelam pelo mais baixo possível e onde se discute mais o que se acontece fora do que dentro das quatro linhas. Mas nos idos de 2000, este tipo de programas já existia e na RTP tinha o título de "Jogo Falado" (que ainda hoje subsiste na RTP3) e tinha no seu painel Fernando Seara, Pedro Santana Lopes e o já falecido Pôncio Monteiro. 


0:00 Para depois do intervalo, o Domingo Desportivo iria analisar a jornada na II Liga (que nessa época seria vencida pelo Santa Clara e que daria ao Vitória de Setúbal e ao Varzim o regresso ao escalão principal). 
0:09 Depois de Carlos Cruz, seria agora Maria Elisa a apresentar a segunda temporada do "Quem Quer Ser Milionário". Diogo Infante, Jorge Gabriel, José Carlos Malato e Manuela Moura Guedes também apresentariam o concurso em ocasiões vindouras. Entretanto nessa altura, Carlos Cruz tinha-se transferido para a SIC para apresentar outro concurso "A Febre do Dinheiro". 
0:23 No dia seguinte, estava prevista a exibição do thriller "Brincadeiras Perigosas" na "Lotação Esgotada". Este filme austríaco de 1997 foi um inesperado sucesso do cinema europeu, revelando o realizador Michael Haneke que viria depois assinar obras como "A Pianista", "O Laço Branco" e "Amor". O filme teve uma remake americana em 2007 também realizada por Haneke, com Tim Roth e Naomi Watts.
1:03 "Lotação Esgotada" era então patrocinada pela pomada Sperti H, pela Worten e Sumol Néctar.
1:17 Nova promo à telenovela "Ajuste de Contas" com os actores Pedro Lima e Anabela Teixeira.
1:21 Outra vez o anúncio do Oráculo de Bellini.
1:55 O IAPMEI promovia um concurso das melhores PME do país.
2:10 Anúncio à Revista TV Guia que na altura celebrava 20 anos de publicação. Na altura ainda era vista como a principal publicação sobre televisão mas actualmente, e à semelhança das outras revistas do género, vai subsistindo nos moldes da imprensa tablóide/cor-de-rosa. O que tendo em conta o seu legado, é profundamente lamentável.
2:19 De novo o passatempo promovido pelo programa "As Viagens de Sofia".
2:40 (Falar com sotaque britânico) Outro anúncio ao gin Bosford's. The British spirit.
2:49 O mítico "Hugo" continuava no ar, agora apresentado por Fernando Martins, famoso pela sua participação na série "Riscos". Este anúncio promovia o lançamento de "Huganiversário" que continha alguns dos mais famosos jogos do Hugo e oferecia grátis uma máquina fotográfica.
3:10 De novo o curso de tarot de Nelly Montserrat.
3:41 Mais um passatempo via linha de valor acrescentado onde era possível ganhar um estágio de um fim-de-semana a pilotar um verdadeiro carro de Fórmula 1, para além de computadores com ligação à internet.
4:10 De novo a promo ao Jogos Olímpicos de Sydney. Uma vez que já falámos dos atletas portugueses, que tal identificar os estrangeiros? Eis aqueles que notei: Fu Mingxia (China, saltos para a água), Javier Sottomayor (Cuba, salto em altura), Michael Johnson (EUA, 200 e 400m), Tomas Dvorak (República Checa, decatlo), Claudia Poll (Costa Rica, natação), Carl Lewis (EUA, salto em comprimento), Robert Korzeniowski (Polónia, marcha).



0:00 Após o "Domingo Desportivo" seria possível ver o resumo do Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1, disputado nesse dia com a vitória do finlandês Mika Hakkinen no mítico autódromo de Spa-Francochamps. O apresentador refere ainda que não foi possível transmitir imagens do jogo Paços de Ferreira - Desportivo das Aves. 
0:59 De novo a promo ao regresso do "Quem Quer Ser Milionário" com Maria Elisa. Se não estou em erro, houve dois vencedores do prémio final nessa temporada. E já agora, uma menção especial a um dos seguidores da "Enciclopédia de Cromos" no Facebook, Sérgio Ferreira Silva, que venceu o concurso em 2015.    
1:13 Uma jovem de frondoso cabelo castanho e olhos azuis confidencia: "Sinto que o estou a perder". Cabelo, diga-se. Felizmente a Pantene desenvolveu um champô que ajuda reduzir a queda de cabelo até 81%. Se repararam a voz-off era de José Carlos Malato, na altura ainda mais conhecido das lides radiofónicas do que das televisivas. 
1:44 De novo o gin Bosford's. 
1:54 E o concurso das PME.
2:12 Já sabem como são os anúncios do desodorizante AXE. Um homem ou rapaz comum aplica o dito cujo na sovaqueira e no peitoril e quando de dá por si, tem uma ou mais jeitosonas à perna. Neste anúncio em específico, um rapaz assiste a um combate de wrestling e a bela morena ao seu lado fica logo interessada. Os dois vão partilhando umas pipocas até que a morena é esmagada por um dos lutadores que fora lançado do ringue pelo seu rival. O que vale é que do outro lado estava uma loura... 
2:40 No ano 2000, o que é que ainda se podia fazer por um escudo (meio cêntimo)? Cozinhar um esparguete ou os bigodes de um camarão...Mas graças ao poder concentrado de Fairy (quatro vezes mais do que um detergente normal segundo constava), podia-se lavar uma forte pratada de louça gastando a quantidade de detergente equivalente a um escudo!      
3:15 Reconheceram a heroína deste anúncio à pasta de dentes Aquafresh Action, que entre outras coisas, combatia 99% das bactérias? É Soraia Chaves, então com apenas 18 anos. 
3:31 A vinheta "vintage" dos filmes Castello Lopes anunciam a transmissão de um filme. (Mas não sei dizer qual). 



Para terminar, devo confessar que apesar destes serem os blocos mais recentes todos aqueles já analisados neste blogue, não me lembrava da maioria dos anúncios aqui analisados. Acho que os únicas que eu me lembrava minimamente foram os das cervejas Carlsberg e Sagres e o do Comité Olímpico de Portugal. E sobretudo, não consigo perceber como é que eu, que sou vidrado em tudo o que diz respeito aos Jogos Olímpicos, não me recordava daquela grandiosa promo. 



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...