sexta-feira, 26 de maio de 2017

Gelado "O Dedo" (1981-82)



"O Dedo". Este mítico gelado em forma de um punho com o dedo indicador esticado surgiu nos pontos de venda de gelados Olá no inicio dos anos 80, mais concretamente em 1981, como demonstra este cartaz do site da própria Olá


Ao lado do “O Dedo” podem ver a indicação “Novo”. Não dá para ver bem, mas creio que o preço de venda era 15 escudos.


Enquanto durou fez as delícias de pequenos e decerto muitos graúdos que não tivessem pudor de chupar dedos - com sabor a morango - em público. Esta peculiar delícia gelada já não consta no cartaz para a época balnear de 1983. (Estou naturalmente a assumir que assim que saem de cartaz saem também de circulação. excluindo é claro aqueles em stock nas arcas de restaurantes e cafés pelo país fora.) Por exemplo, na Espanha - a Frigo (o nome que a marca adopta no país dos nuestros hermanos) lançou o “Frigo Dedo” em 1980 (até 91, pelo menos), e entre 1988 e 1990 o gelado existiu em 3 sabores diferentes! Na França, era “Le Doigt” vendido pela Motta [anúncio], e no Reino Unido “The Finger”, obviamente. No Brasil a Gelato deu-lhe o pitoresco nome de “Fura Bolo”.

A vaga de gelado em forma de extremidades do corpo humano foi preenchida em 1987 com a chegada do “”, que se aguentou até 1990. Mas isso é uma história para outro cromo...

Despeço-me com este anúncio da época, que decerto vai deixar muitos de vós com água na boca:



O reclame era apenas a versão do mesmo anúncio já usado em vários países, mas a melodia parece-me estranhamente semelhante à "Formiga, Formiguinha" de Tó Maria Vinhas. Tô certo, ou tô errado?

Oh-la-la-la
Que bom que é
este giro, giro dedo
Huuum!
Oh-la-la
Já cá está.
Quero o dedo,
Agora lá.
Giro fresco é o dedo!
Olá dedo!
Vem já.


Um dos programas mais antigos da Caderneta de Cromos: "Caderneta de Cromos Nº10 O dedo" [Download/Ouvir Podcast].

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...