quinta-feira, 2 de março de 2017

Sucessos multilingues de Sash! (1997-2002)

por Paulo Neto

Os anos 90 foram a década do euro-dance. Foram incontáveis os hits deste género que fizeram furor nas pistas de dança europeias (e não só), que trepavam pelas tabelas de vendas acima e que eram condensados em colectâneas campeãs de vendas. (Como era o caso das compilações da Vidisco em Portugal). 

Sascha Lappesen


Em 1997, um trio alemão de DJs e produtores marcou a diferença ao produzir três enormes sucessos de euro-dance nesse ano em três línguas diferentes. Depois de terem colaborado juntos no tema "Indian Rave" que editaram sob o nome de Careca, Ralf Kappmeier, Thomas Ludke e Sascha Lappesen formaram em 1995 o projecto Sash!. Não se sabe se foi por ter o nome mais parecido com o do colectivo, mas Sascha Lappesen foi aquele que foi a cara do grupo desde o início nas fotos oficiais, nas capas dos discos e nos videoclips, enquanto os outros dois preferiam ficar no bastidores. O primeiro single do grupo "It's My Life" foi um sucesso moderado em 1996 na Alemanha.





Mas no início de 1997, o lançamento do single "Encore Une Fois" lançaria definitivamente os Sash! para a ribalta internacional já que o tema alcançou o top 5 em vários países (foi n.º 1 na Irlanda) e tornou-se um dos sucessos das pistas de dança desse ano. Além da fortíssima batida, o grande atractivo do tema era sem dúvida a voz de Sabine Ohmes, que dizia num francês irrepreensível "Mes dames, messieurs, le disc-jockey Sash! est de retour" antes de gritar o título no refrão. Apesar da sua pronúncia impecável da língua de Voltaire, Sabine Ohmes é alemã e não de um país francófono. Ainda assim, Sabine lançou em 1998 dois singles a solo em francês sob o nome de Encore na label dos Sash!: "Le Disc-Jockey" e "Le Paradis". Ela ainda actua ocasionalmente ao vivo com os Sash!. 





Para o segundo single, os Sash! optaram pela língua de Cervantes, o castelhano. "Ecuador" contava com a participação do DJ hispano-alemão Adrian Rodriguez ,que numa pronúncia similar à de um político latino-americano no meio de um discurso de campanha declamava: "Vamonos a la viaje para buscarmos los sonidos magicos... DE ECUADOR!". "Ecuador" foi outro sucesso internacional, atingindo n.º 1 do top da Bélgica flamenga e n.º 2 do Reino Unido. Não sei o tema foi um sucesso no país sul-americano do título, mas quero acreditar que. pelo menos num universo paralelo, este é o hino nacional do Equador e é tocado nos jogos da selecção equatoriana. O que é certo é que o videoclip não foi filmado no Equador mas sim nas Ilhas Canárias, em Tenerife e Lanzarote. 





Para o seu terceiro e último hit do ano de 1997, a par da edição do álbum "It's My Life", os Sash! recorreram desta vez ao inglês para o single "Stay", interpretado pela cantora americana radicada na Alemanha Francine McCoy que usava o nome artístico de La Trec. (Nem quero pensar nas piadas, se tivesse optado por responder ao nome de La Trac!). Ao contrário dos outros dois temas, em que as batidas dance tinham destaque principal e as partes vocais eram declamadas e algo acessórias, "Stay" tinha uma estrutura mais usual de uma canção. Ainda assim, a minha parte preferida é o início declamado de LaTrec, sobretudo o verso "Do you remember when we used to have so much fun?". No videoclip, Sascha Lappesen é perseguido por vários agentes misteriosos (um dos perseguidores, a mulher de cabelo vermelho ficou-me particularmente na retina). Tal como os outros dois singles, "Stay" chegou ao n.º 2 do top britânico. Aliás, os Sash! detêm a dúbia honra do grupo com mais singles que atingiram o 2.º lugar do top britânico (num total de cinco) sem nunca terem nenhum que tivesse chegado ao n.º 1. Ao que parece, La Trec vive actualmente na Holanda. 





Em 1998, para o primeiro single do álbum "Life Goes On", os Sash! recorreram a mais outro idioma, o italiano, para "La Primavera" com as partes vocais a cargo de Patrizia Salvatore. O videoclip, filmado no Hawaii, era de encher o olho.

A partir daí, a maioria dos hits de Sash! foram cantados em inglês, à excepção de novamente o castelhano em "Adelante" (2000) e do japonês em "Ganbareh" (2002), destacando-se colaborações com credenciados intérpretes como a britânica Tina Cousins ("Mysterious Times", 1998 e "Just Around The Hill", 2000), a americana Shannon, ("Move Mania", 1998), o célebre Dr. Alban ("Colour The World", 1999) e Boy George ("Run", 2002). 

Mesmo sem o enorme sucesso que alcançaram entre 1997 e 2000, o trio continua no activo, a editar material novo e a actuar ao vivo em todo o mundo. O êxito significativo mais recente dos Sash! foi em 2008 através de um mash-up que misturava "Encore Une Fois" com o tema "Raindrops" dos Stunt. A intérprete de "Raindrops" era a britânica Molly Smitten-Downs que viria a representar o Reino Unido no Festival da Eurovisão de 2014.  



Sascha Lappesen em 2016

Extras:

"Mysterious Times" (feat. Tina Cousins)
(recordo-me que Lappesen e Cousins actuaram com esta música em Portugal na "Roda Dos Milhões")


"Move Mania" (feat. Shannon)


"Colour The World" (feat. Dr. Alban)


"Adelante"


"Ganbareh"







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Olá Paulo, tenho uma rádio online de dance music dos anos 90, seria possível estabelecermos algum tipo de parceria? O site da rádio é: http://noventaradiodance.wixsite.com/radio cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...