sábado, 7 de janeiro de 2017

Mário Soares [1924-2017]



Mário Soares, o ex-Presidente da República, ex-Primeiro-Ministro - Mário Alberto Nobre Lopes Soares - nasceu a 7 de Dezembro de 1924, em Lisboa e faleceu no dia 7 de Janeiro de 2017.
Destacou-se ainda antes na oposição ao regime de Salazar, pela qual foi preso 12 vezes - cumprindo um acumulado de 3 anos atrás das  grades - e depois deportado para São Tomé e Príncipe e mais tarde levado ao exílio em França. No regresso a Portugal depois do 25 de Abril e durante o PREC foi a figura de proa do "campo democrático" como diz a Wikipedia. Entre 1974 e 75 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e um dos impulsionadores da descolonização - que lhe valeu ódio de muitos até à actualidade - e da adesão à então CEE (Comunidade Económica Europeia). Aliás, foi o próprio que assinou o Tratado de Adesão já perto do final do seu terceiro mandato como Primeiro-Ministro, entre 1983 e 85. Já havia ocupado o cargo entre 1976 e 1977; e em 1978.


Foi também o segundo Presidente da República Portuguesa eleito por sufrágio universal na Terceira República (depois do 25 de Abril), e o primeiro não militar desde 1926. Eleito para dois mandatos, 1986-1991 e 1991-1996; em 2006 candidatou-se pela terceira vez, sendo derrotado por Cavaco Silva
Há muitos anos tive o prazer de cumprimentar pessoalmente Mário Soares no Aeroporto de Faro, creio que já depois do final do seu segundo mandato. Na altura surpreendeu-me pela simpatia e vigor. Vivendo aqui num recanto do Algarve menos turístico é raro cruzar com "celebridades" e figuras que estamos habituados a ver na televisão ou a ler em revistas e jornais.

Antes na Enciclopédia de Cromos, Mário Soares foi mencionado nos posts sobre a falecida esposa "Maria Barroso" -  a "eterna primeira-dama" com quem casou por procuração em 1945 por estar detido; "Canções da Eleições Presidenciais 1986"; e em tom mais humorístico, no post "Ilusões de Óptica". E no Tumblr, dois exemplares dos calendários da campanha para as Presidenciais de 1986, "Soares é Fixe":







Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...