sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Bloco Publicitário SIC (Natal de 1994)

por Paulo Neto

Não há duas sem três e não resisti em voltar a analisar mais um bloco publicitário de antigamente. Desta vez trata-se de um bloco publicitário da SIC do dia de Natal de 1994, que tal como este ano, calhou a um Domingo. O vídeo deste bloco foi disponibilizado no YouTube pelo canal de Ricardo Loureiro.


0:00 Vinheta do canal de Ricardo Loureiro
0:10 Vinheta separadora natalícia da SIC com sinos
0:12 O famoso anúncio em fundo verde do Passport Scotch ao som de "Moments In Love" dos The Art Of Noise (desta vez numa versão techno). 
0:25 No final de 1994, a SIC tinha motivos para celebrar: em apenas pouco mais de dois anos de emissões, a estação de Carnaxide já tinha alcançado a liderança do horário nobre e avançava as passos largos para chegar ao domínio absoluto. Por isso, durante a quadra festiva, a SIC teve uma intensiva programação especial non-stop durante os fins-de-semana de Natal e Ano Novo, algo então ainda raro nos canais nacionais. Nesta promo, anunciava-se os programas para emissão de Ano Novo: 
- No sábado dia 31 havia 5 horas de programação dedicados aos mais novos com desenhos animados e o habitual Festival de Circo de Monte Carlo (que ainda hoje a SIC emite no Natal). Estes blocos especiais de férias do Natal do "Bueréré" eram conduzidos por Ana Marques (antes da Ana Malhoa, foi esta Ana a apresentadora do Buéréré) e Humberto Bernardo que na altura tinha-se estreado em televisão com o concurso infantil "Tudo Ou Nada".
- Um episódio especial da telenovela "Vidas Cruzadas". (Mais sobre ela daqui a pouco).
- Outro episódio especial, desta vez da série "O Café do Surdo", com Guilherme Leite e os actores do elenco original de "Os Malucos de Riso" (Ildeberto Beirão, Camacho Costa e Carla Andrino), onde entre várias situações, podia-se assistir às emissões do Canal TIC, que parodiava alguns programas da SIC.
- Para entrar no novo ano, havia um programa especial "A Grande Noite" (não confundir com o famoso programa do Filipe La Féria, que por acaso tinha estreado na RTP numa passagem de ano de 1992/93), apresentado por Catarina Furtado. Por aquilo que me lembro, o programa contou com a presença de muitas caras da SIC, um sketch de humor protagonizado pelo elenco de "Ora Bolas Marina" sobre a população de um bairro de lata que se recusa ser realojado e actuações de alguns concorrentes da segunda edição do "Chuva de Estrelas". (Lembro-me disso porque na altura participou um rapaz da minha terra que chegou até à semifinal a cantar "One" dos U2 e ele também cantou neste programa).
- Pela noite dentro, o "Top SIC" onde foram exibidos os videoclips de alguns temas que fizeram sucesso no ano de 1994, espaço apresentado por Miguel Simões e Maria João Pinheiro. No ano seguinte, o "Top SIC" reapareceria na rentrée como um programa musical semanal aos sábados à tarde. 
Miguel Simões e Maria João Pinheiro apresentaram o Top SIC
no réveillon 1994/1995

- Na manhã de domingo dia 1, oito horas dedicadas aos mais novos com programas da Nickelodeon (com quem a SIC tinha então uma parceria) e o já referido "Tudo Ou Nada".
- A final do Bravo Bravíssimo desse ano, a primeira com uma representante portuguesa, Ana Margarida, que cantou "Uma Casa Portuguesa". 
- E a estreia em televisão do filme "Indiana Jones e A Grande Cruzada" que viria a ser o filme mais visto em televisão durante todo o ano de 1995.
1:46 Promo à telenovela "Vidas Cruzadas", então a novela da tarde na SIC. Curiosamente, foi uma das raras telenovelas brasileiras que teve um título diferente em Portugal, já que no Brasil o título foi "Pátria Minha". O tema principal da telenovela era a justiça social e a corrupção, com um movimento de cidadãos liderado pela estudante Alice (Cláudia Abreu) contra as patifarias do inescrupuloso magnata Raúl Pellegrini (Tarcísio Meira), descobrindo-se mais tarde que os dois são avô e neta. As gravações da telenovela ficaram marcadas pelos conflitos em cena dos actores Vera Fischer e Felipe Camargo, casados na vida real e que passavam então por uma separação conflituosa, resultando no despedimento de ambos da telenovela e na morte de ambas as personagens. 

Cláudia Abreu protagonizou a telenovela "Vidas Cruzadas",
("Pátria Minha" no Brasil)

2:29 "Vidas Cruzadas" era patrocinada pelo arroz Cigala.
2:34 Um Natal divertido e um Ano Novo cheio de surpresas eram os votos do Tampinhas, então a mascote do Frisumo
2:48 Porque esta altura é também de algumas dores de cabeça, nada como tomar Melhoral Extra.
2:59 Foi a partir desta altura que os portugueses descobriram que era chique ir fazer férias na neve e, decidindo que a Serra da Estrela não possuía suficiente sofisticação, começavam a ir às estâncias da Sierra Nevada e do principado de Andorra, ao ponto de justificar a exibição deste anúncio turístico ao pequeno país dos Pirinéus.
3:18 Um anúncio ao whisky irlandês Bushmills com uma certa sátira aos anúncios de outra marca de whisky, aquela que dizia que a tradição já não é o que era.  
3:35 Em 1994, os telemóveis ainda não se tinham massificado por cá mas havia cada vez mais portugueses proprietários de um telemóvel. Por exemplo foi nesse ano que o meu pai comprou um para o seu trabalho que o obrigava a muitas deslocações. E por acaso era da TMN  e ainda me lembro desse logótipo na facturas. 
4:04 Em alguns lares, há o hábito de as crianças deixarem leite e bolachas para o Pai Natal para quando ele vier trazer as prendas a sua casa. Mas neste anúncio três miúdos optam por um tigela de Corn Flakes da Kellog's. Mas só a mais pequenina é que consegue ver o Pai Natal a degustar esses cereais. 
4:35 Eram tempos de vacas gordas e o concessionário Sousa S.A. oferecia uma viagem a Veneza nas compra de um Opel.
4:45 É pena que os chocolates Inca já não estejam à venda pois lembro-me que eram muito bons, sobretudo o de chocolate preto. Por acaso não me recordava deste anúncio mas lembro-me bem do primeiro anúncio a esta marca em que um senhor, ao comer um Inca, viajava aos tempos dessa civilização e via-se prestes a casar com uma bonita indígena.



5:05 Um senhor de bigode está a comer um cozido à portuguesa mas de repente sente indigestão. Felizmente ele tinha os sais digestivos Andrews
5:28 Um vistoso anúncio ao Porto Ferreira Tawny em que uma família viaja de comboio e muitas pessoas numa quinta estão numa azáfama nos preparativos para os receber.
6:10 Uma enorme pirâmide de taças de champanhe ilustra este anúncio à Lotaria do Ano Novo, que nessa altura com uma taluda de 335 mil contos (1675 mil euros) e um taludão (?) de 200 mil contos (cerca de 1 milhão de euros). 
6:31 Para a tosse e a garganta irritada, nada como chupar uma pastilha Valda.
6:42 Um anúncio natalício da Sumol bem radical com muito headbanging.
6:57 José Carlos Malato (então uma das vozes off residentes da SIC) informava que desde dessa véspera de Natal que estava em funcionamento o retransmissor de Monte Góis que servia localidades como Caminha e Vila Nova de Cerveira.
7:28 Mário Soares e Cavaco Silva queimavam os seus últimos cartuchos nos seus cargos de Presidente da República e Primeiro Ministro mas a crispação entre Belém e São Bento continuava em alta, sendo o tema do Terça À Noite, um espaço de debate da SIC.
7:59 Terça à noite era patrocinada pelos relógios Raymond Weil
8:05 Mais uma vinheta natalícia com a inscrição "Este Natal SIC"
8:14 Já falámos anteriormente sobre este anúncio da DHL ao som de uma versão moderna de "Ain't No Mountain High Enough". 
8:50 Vinheta
8:53 Já falámos aqui que a sitcom britânica "Cuidado Com As Aparências" fez parte da grelha da primeira semana de emissões da SIC e que mais tarde teria uma adaptação nacional. Para esse dia de Natal de 1994, foi exibido um episódio especial de Natal da série onde Hyacinth (Patricia Routledge) e Richard (Clyde Swift) fazem das suas a bordo de um cruzeiro.  
9:27 Antes da estreia de "A Grande Cruzada" no dia 1 de Janeiro, a SIC exibia no dia 26 de Dezembro o opus anterior da saga: "Indiana Jones e o Templo Perdido" em "Noite de Estreia". 

A SIC exibiu "Indiana Jones e o Templo Perdido" a 26 de Dezembro de 1994

10:13 "Noite de Estreia" tinha o patrocínio de Toyota Corolla com ar condicionado.
10:18 Um spot teaser (não muito misterioso) a uma novidade da Ufesa
10:28 Votos de boas festas dos vinho da Porta da Ravessa.
10:37 Em 1994, as cadeias de fast food ainda não se tinham propagado muito para além das áreas de Lisboa e Porto, pelo que para muitos portugueses que quisessem comer um hamburger, a alternativa poderia ser prepará-los numa hamburgueira Ufesa em quatro minutos "sem fumo e sem cheiros".
10:57 Um divertido anúncio protagonizado pelo actor João Didelet a tentar extrair dinheiro de um porquinho mealheiro. Mas a partir de Janeiro de 1995, o Totobola dava ainda mais dinheiro por apenas mais cinco escudos por aposta. 
11:11 Os glamourosos anúncios a bebidas alcoólicas dos anos 80 e 90...Como este ao Asti Martini, que parece ser de produção italiana pela canção que se ouve, com muita gente bonita e sorridente. Gosto sobretudo da cena em que um parzinho muito elegante leva uma rega de mangueirada do homem que está a lavar a praça, como se ele dissesse: "Tomem lá para deixarem de ser tão perfeitos!". Não que o casal pareça muito incomodado pela molha inesperada.
11:42 Na altura os desportos radicais eram recorrentes na publicidade e daí que skaters e patinadores ilustrem este anúncio às pilhas Philips, onde eles fazem manobras a par de um rádio que vai deslizando na mesma rampa em cima de um skate.
12:01 Mais outra solução para as dores de garganta: Neobradoral. Mas esta marca nunca mais igualou o lendário anúncio dos anos 80 do "Olá borrachinho!". 



12:10 Um anúncio aos combustíveis Shell ao som de "Swing Low Sweet Chariot".
12:35 Lembro-me de muitos destes anúncios mas não me recordo de ter visto este ao Vinho do Porto, com dois universitários colegas de quarto em Coimbra numa sentida despedida ao som do clássico "Coimbra tem mais encanto..." Talvez porque só descobri os encantos de Coimbra quatro anos mais tarde.   
13:02 Este período também é época de gripes e febre e convém ter Panadol à mão.
13:11 Tchi, já não me lembrava disto, as bicicletas de Harley Davidson. Mais do que este anúncio, lembro-me sobretudo dos anúncios em que se podia ganhar um dessas biclas ao ligar para um número de valor acrescentado. 
13:40 Para o início de 2017, está previsto um artigo aqui no blogue sobre Destino X, o programa apresentado por Teresa Guilherme em que a primeira parte era em Portugal e a segunda num distante local turístico (Brasil, México, Tailândia, Filipinas...). Esta promo anuncia o último programa que fazia a retrospectiva dos programas anteriores.  
14:10 Destino X era patrocinado por Carlsberg.
14:15 Outra vez a vinheta com os sinos.
14:26 Nesse dia de Natal de 1994, a SIC tinha ainda reservado na sua programação um concerto de Whitney Houston na África do Sul, e aqui vemo-la cantar o inevitável "I Will Always Love You". Foi nesse ano que Nelson Mandela foi eleito presidente da África do Sul nas primeiras eleições pós-apartheid no país que no processo também mudou de bandeira e de hino nacional. 


15:00 De novo a promo à telenovela Vidas Cruzadas, com destaque para a personagem de Vera Fischer no papel de Lídia Laporte, uma ambiciosa dona de uma boutique que pretende subir na vida conquistando o poderoso Raúl Pellegrini (Tarcísio Meira). Mas como se vê nessa cena, tal ambição vai causar-lhe grandes pesos na consciência, quem nem o consolo do seu filho Rodrigo (Fábio Assunção) consegue acalmar. (E novamente o patrocínio do arroz Cigala). 
15:49 Um bonito natalício da Super Bock com motivos a serem feitos com uma linha branca sobre um fundo vermelho.
16:16 Carlos Ribeiro dá a voz a este anúncio às impressoras Triudus
16:22 Um cardume de peixinhos coloridos ilustra este anúncio à Solução Global de Poupança do BPA.
16:52 De novo as boas festa da Porta da Ravessa
17:00 "Já escolhi, é Candy"
17:20 Uma variação natalícia do meu jingle preferido de sempre da Coca-Cola, cantado por Joey Diggs. Eis a versão original, percursora dos lyric videos:



17:51 Como já foi referido, apesar do constante aumento da venda dos telemóveis em 1994, estes ainda não se tinham massificado em Portugal e ainda se falava mais pela rede fixa. Daí que a Portugal Telecom fizesse estes descontos especiais das festas (30% nas chamadas nocturnas) para aqueles queriam conversar com os entes-queridos que estavam fora do país.
18:11 O anúncio natalício da cerveja Sagres onde surge o logótipo através de um manto de gelo e que termina como que a fazer as vezes da esfera armilar na bandeira nacional.
18:42 Outra arma contra as gripes e constipações próprias desta altura: Antigrippine com vitamina C,
18:52 Os anúncios a automóveis nos anos 90 eram geralmente bem vistosos e este ao Toyota Corolla não era excepção.
19:22 E termina-se o bloco quase como começou, com a promo da programação da SIC para o fim-de-semana de Ano Novo. 

Espero que tenham gostado desta viajem no tempo. Para despedir, quero desejar um Bom Natal a todos os leitores e amigos da Enciclopédia de Cromos. 
   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...