sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Detergente Juá - Brindes

O motivo pelo qual o Detergente em pó "Juá" é recordado até hoje não é pelas suas capacidades de limpeza da roupa, mas sim pela enorme variedade de brindes com que durante anos brindaram - lá está - as donas de casa e também a pequenada ávida de novidades, fossem elas pequenas figuras de plástico ou réguas mágicas. Para os mais velhos os copos e chávenas também faziam muito jeito. Creio que ainda anda cá em casa, por algum armário, um daqueles velhos copos de vidro grosso castanhos. Que aliás são visíveis neste anúncio dos anos 80:

O blog Coisas da Nossa Infância tem algumas fotos dos monocromáticos Índios e cowboys que vemos retratados no topo do anúncio: "Brindes Monocromáticos Detergente Juá". Na ilustração vêem-se outros dos brindes escondidos no pó do detergente: molas da roupa, colheres para esparguete, miniaturas de sinais de trânsito, espelhos, chávenas com um suporte de encaixar, pentes, bonecos para o topo de lápis e outros objectos que não consigo identificar...


"Juá. A brancura que dá brindes."
"Juá é o seu amigo dos dias da roupa. 
Um amigo que a ajuda a lavar, a branquear...e que tem sempre uma surpresa para si em cada embalagem. Um brinde! Um presente útil ou decorativo. Uma forma de lhe dar, nos dias da roupa, uma pequena alegria.
Juá é um brinde à brancura.
É a brancura que dá brindes!"



Publicidade retirada da revista Maria, dos anos 80.* 
Imagem Digitalizada e Editada por Enciclopédia de Cromos.

* Nota: Segundo o leitor Francisco Almeida, estes brindes Juá serão de 1982.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...