quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Heidi no cinema e televisão - Parte 1 [1920-1974]



As gerações mais recentes ao ouvir dizer "Heidi" imediatamente ouvem na cabeça o genérico "avôzinho diz-me tu..." da série animada de êxito dos anos 70 [que estreou no Japão fez esta semana 42 anos]. Mas, desde que o livro foi publicado, várias outras versões, em imagem real ou desenho animado têm povoado a cultura popular de várias gerações.
O livro "Heidi", da autoria da suiça Johanna Spyri - foi publicado no longínquo ano de 1881. Cá por casa tenho uma edição que combina texto com banda desenhada. Estou certo que muitos leitores da Enciclopédia também a têm nas prateleiras da biblioteca caseira.




Heidi (1920) curta-metragem muda norte-americana, com Madge Evans no papel título. Veja um clip colorido à mão do filme: "Heidi Of The Alps.




Heidi (1937) Filme de imagem real, protagonizado pela jovem estrela de Hollywood Shirley Temple.
Trailer:

Filme completo no Youtube: "Heidi 1937" em cores.



Heidi (1952) Filme suíço realizado por Luigi Comencini e protagonizado por Elsbeth Sigmund, Heinrich Gretler e Thomas Klameth.
A versão em inglês no Youtube:




"Heidi and Peter" (1955) Sequela do filme de 1952, repete o elenco e equipa do original.




"A Gift For Heidi" (1958) Esta aventura de Verão da pequena Heidi (Sandy Descher) inclui um salvamento de um casal de noivos nas montanhas. Um excerto da versão espanhola:


"Heidi" (1959) Uma peça musicada por  William Friedberg.



"Heidi" (1965) Filme austríaco, com Eva Maria Singhammer como Heidi. Realizado por Werner Jacobs.
Filme completo no Youtube:






"Heidi" (1968) Telefilme norte-americano com Maximilian Schell, Jean Simmons e a pequena Jennifer Edwards como Heidi. O filme ficou famoso por interromper a emissão dos último momentos de um jogo de futebol americano, impedindo os espectadores de assistir aos golos que deram a vitória aos Oakland Riders; e também por alterar drasticamente as personalidades e relacionamentos familiares entre as clássicas personagens.

A banda sonora do mestre John Williams (Tubarão, A Guerra das Estrelas):



"Heidi" (1968) do mesmo ano do telefilme, uma dramatização ao estilo radiofónico. Heidi (Disneyland Storyteller Record):







"Heidi" (1974) chegamos finalmente à versão mais querida dos portugueses entre os anos 70 e a actualidade. Esta versão em anime vai ter claro um cromo especial na Enciclopédia. Já o preparo há muito tempo e vou recolhendo material, como livros, gravações em vhs, etc para partilhar convosco brevemente.




"Heidi" (1974) do mesmo ano do anime, mas uma produção da BBC em imagem real.

Brevemente a Parte 2, com as versões mais recentes, incluindo o filme de 2015 que estreia hoje em Portugal.


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. Belo artigo sobre a adaptação nos media de comunicação da célebre "Heidi".
    Curiosidade: durante algum tempo, no Estado Novo, o filme de 1937 "Heidi" com Shiriley Temple, foi o filme de Natal que a RTP mais vezes transmitia, e o sucesso era semelhante ao que se verificou na exibição dos desenhos animados dos anos 70.
    Uma das vezes em que o filme foi exibido foi em 1972, na "Tarde de Cinema" do dia 25 de Dezembro.
    Mais tarde, a RTP Memória em 2009 exibiu o filme em questão, e o sucesso também foi total.
    Parabéns e continue assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Miguel :)
      Agora falando nisso, acho que tenho algures um "Recorte" do diário de Lisboa com esse filme programado. Tenho que procurar isso para acrescentar! Obrigado pela dica!

      Eliminar
    2. Fui espreitar o arquivo do Diário de Lisboa, no dia 25/12/1972 não tem cinema programado para de tarde, mas no dia 24 (Domingo) tinham o "Tarde de Cinema" mas com outro filme "O Marciano de Natal". Vou continuar as pesquizar

      Eliminar
    3. Encontrei :) Foi no ano anterior :)

      Eliminar
    4. De nada, caro amigo. Ainda bem que encontrou.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...