domingo, 6 de dezembro de 2015

Duarte e Companhia - Parte 3


No dia de publicação deste artigo - o terceiro dedicado a esta série sui generis, um verdadeiro OVNI no panorama nacional - cumpre-se o 30º Aniversário da primeira exibição de "Duarte e Companhia". Altura ideal para desempoeirar os rascunhos e recortes que fui juntando nos últimos anos.
"Duarte e Companhia" entrou pelos pequenos e ecrãs e pelos corações dos portugueses como nesta épica entrada de Rocha no gabinete de Duarte, à bruta:


Os erros, limitações e exageros cartoonescos faziam - e fazem - parte do charme da série, e trinta anos depois é divertido ler um artigo da época que vaticina que as aventuras de "Duarte e Companhia" são "para esquecer"...
"Diário de Lisboa" 1986/01/24

Vídeo da rubrica "Retroescavadora" de Fernando Alvim:



"Diário de Lisboa" 1985/12/06
A primeira temporada de seis episódios foi exibida nos serões de sextas-feiras entre 06 de Dezembro de 1985 e 10 de Janeiro de 1986.
"Diário de Lisboa" 1985/12/20

Repetiu logo alguns meses mais tarde, entre 13 de Agosto e 17 de Setembro de 1986, nas quarta-feiras à tarde.

"Diário de Lisboa" 1986/10

Os novos episódios - a segunda temporada - só regressariam ao pequeno ecrã a 17 de Outubro de 1986 - novamente às sextas à noite, antes de "Hitchcock Apresenta..." - até 21 de Novembro, sendo substituída por "Xailes Negros".

"Diário de Lisboa" 1986/11/21


"Diário de Lisboa" 1987/11/14

A terceira temporada mudou para as noites de Sábado entre 14 de Novembro de 1987 e 9 de Janeiro de 1988.

"Diário de Lisboa" 1988/09/02

"Diário de Lisboa" 1988/09/20

Em relação à quarta temporada, partir de 1 de Setembro de 1988 os episódios tinham apenas 30 minutos de duração e foram exibidos durante os dias úteis da semana, até 21 de Setembro.

"Diário de Lisboa" 1989/06/24

A quinta temporada terminou a 24 de Junho de 1989, mas ainda não consegui determinar a data de exibição dos dois episódios anteriores, dos três que compõem a temporada cinco.


Em 2012 os protagonistas reuniram-se para uma ultima missão para a revista Sábado, da qual resultou o divertido vídeo "Duarte e Companhia - A Ultima Aventura":

Os actores que encarnaram Duarte, Joaninha, Lúcifer e Átila reuniram-se para uma entrevista e sessão fotográfica para a revista Sábado que terminou abruptamente, como seria de esperar. A reportagem completa só estava disponível na versão impressa da revista, mas no site é adiantado que "Rui Mendes rejeita a hipótese de um regresso" em continuações ou remakes da série.
E adianto eu, deve ser melhor manter assim, na nossa memória, DVDs e Internet; do que tentar reproduzir ou parodiar um momento tão único da nossa TV.

Os artigos anteriores na Enciclopédia de Cromos:

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

3 comentários:

  1. Um belo artigo interessante sobre as exibições do "Duarte e Companhia", uma série espectacular, cujos defeitos são hilariantes, e marcaram gerações de portugueses.
    E já não falo da "Retroescavadora" de Fernando Alvim, que é hilariante, e mostra que era daquele material que se faziam os sonhos.
    Curiosidade: descobri que a RTP/1 exibiu no "Cinema da Meia-Noite", aquando da exibição do último episódio de "Duarte e Companhia", o filme de Stanley Kubrick "Spartacus" com Kirk Douglas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta série dava para fazer um site só sobre ela :D
      E acreditem ou não só vi o vídeo da Retroescavadora depois de ter feito o gif animado da épica entrada do Rocha :D :D Por coincidência escolhemos a mesma cena para ilustrar/resumir o espírito da série.
      Gostava - e ao mesmo tempo tenho medo - de ver uma nova versão, ao estilo descontraído do Duarte e Companhia. Creio que há uns anos se falou nisso, mas tudo em águas de bacalhau...

      Eliminar
    2. É verdade, caro amigo. Não há problemas. Olhe que não era mal pensado refazerem a série, com novos artistas, que conseguissem ser tão genuínos como o Rui Mendes ou o António Assunção eram nas personagens, novos argumentistas e novos realizadores. Pode-se ter medo por causa da eventual comparação com o original. Mas mesmo que se faça ou não, a verdade é que nada vai apagar o mito que o Duarte e Companhia representam para a TV portuguesa. Boas Festas.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...