quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ana - "Tapete Voador" (1986)



Dizia-me a minha mãe - enquanto víamos estes videoclips dos anos 80 na RTP Memória - parece que a cantora Ana - aka Ana Bela Alves - actualmente com 61 anos de idade, está na mesma. Talvez, com menos umas toneladas de cabelo que formavam a explosiva juba que exibia na época. Deixo-vos esta comparação, à esquerda uma capa de 1986 e à direita uma de 2008:

O site DigitalBlueRadio tem mais algumas fotos da cantora: "Ana".

O Paulo Neto já a recordou nas páginas da Enciclopédia com o clássico de 1986 "Laranja, Laranjinha", uma ode ao fruto que tanto sumo em pó consumimos nos anos cromos. Os pacotes de Tang nasciam nas árvores, não era?

Como o apresentador do segmento "Retroescavadora" - Fernando Alvim - explica, nos anos 80 Ana gravou dois videoclips em ginásios, ambos agraciados pela presença de Vítor Norte. O primeiro começa com o actor a fazer alguns gestos de mímica enquanto assiste à aula de ginástica.

Nada pervertido...

Na época, o trintão Vítor Norte já tinha sido visto no pequeno ecrã na "Vila Faia" e "Duarte e Companhia".


Infelizmente não consegui encontrar o vídeo inteiro online, que num primeiro olhar podia parecer o "Physical" versão nacional, com Ana a envergar as malhas colantes, em vez de Olivia Newton-John, e menos os fulanos em calção curto e cueca branca, substituídos por senhoras em maiots.







Pela letra, o tema sobre uma nova paixão, um senhor que Ana conheceu que é "tão lindo" que vai abandonar o namorado/marido/amante presente, parece ser o lado B do single "Começar/Tão Lindo" de 1983.


Para o segundo vídeo, continua o tema de ginásio, agora numa aula de artes marciais para a terceira idade.



Se os primeiros acordes são familiares é porque "O Tapete Voador" (1986) foi outro grande êxito de Ana. (Não consigo deixar de ter a impressão que conheço a música de outro lado. Os Gotan Project devem ter ido buscar cá alguma inspiração para o seu hit La Gloria...Ou não).



A mesma música numa actuação na RTP:



  
É a primeira vez que ouvi dizer que "fazer o amor" num tapete fazia o tapete levantar voo pelos céus(1)... O "Tapete do Amor", curiosamente do mesmo ano de outro veículo do amor, o "Autocarro do Amor" por Jorge Ferreira (tema do grupo "Os Taras e Montenegro" que o gravou em 1969. vídeo). Mas nenhum bate o "Barco do Amor", que há de ser cromado na Enciclopédia.
(1) Eu sei que ás vezes sou demasiado literal...



Ora, como acho pouco provável que passados três anos tenham ido buscar Vítor Norte para gravar outro vídeo com a mesma indumentária, o videoclip de "Tão Lindo" não terá sido gravado em 1983, mas em 1986, o que faz algum sentido, visto que foi nesse ano que editou a compilação "Tapete Voador - Os sucessos da Ana Maria", do qual infelizmente não consegui encontrar a tracklist ou uma foto da capa sequer....


Ver o programa na RTP Memória: Retroescavadora | Gimnasium | 1986.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Por acaso, acompanho regularmente as actuais rubricas da RTP/Memória, além da "Retroescavadora", e recomendo essa.
    Uma descrição excelente da respectiva rubrica, sobre uma das nossas melhores cantoras portuguesas, a Ana, que tem uma voz de soprano espectacular, e além desta canção lindíssima do "Tapete Voador", e do "Lindo", também tem outras como "Amor Bandido" ou "Quando a Rádio Toca Esta Canção", canções que me acompanharam durante a minha infância.
    Geralmente, as rubricas da "Retroescavadora" do Fernando Alvim, que tem sido espectaculares, ao lado do "Retrovisor", do "Tributo", do "Gramofone" e do "Replay", são transmitidas diariamente na RTP/Memória, durante os espaços de "enche-chouriços" do canal, entre os finais dos programas e os horários certos dos seguintes, para acabar progressivamente com o desrespeito dos horários.
    Agora, a RTP/Memória está muito melhor do que nunca esteve. Uma nova direcção, novos e interessantes programas, séries de excelência e qualidade, filmes clássicos que marcaram a nossa vida, um grafismo excelente, e o regresso da locução de continuidade, que já tem dado muito que falar. Podem haver horários um bocado irrealistas, mas desta vez já tenho mais fé de que melhores dias virão para o canal em questão.
    Um belo artigo, sim senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Miguel. E também estou contente por este novo rumo da RTP Memória, espero que os "powers that be" lhes continuem a dar tempo para desenvolver. E adoro estas rubricas como a Retroescavadora e os outros que mencionas, tenho visto lá umas pérolas que já estavam esquecidas ou que não conhecia. Este Tapete Voador claro que conhecia a música, mas sinceramente, o clip não recordava :D Mas assim que vi o programa, corri para começar a escrever no blog

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...