quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Blocos Publicitários RTP 1 (1991) - Parte 2

por Paulo Neto

Aqui na Enciclopédia de Cromos gostamos de vez em quando analisar a publicidade de outros tempos. Tal como hoje, na altura era costume sentirmo-nos aborrecidos por ter de gramar com a publicidade enquanto estávamos a ver os nossos programas preferidos, mas passados vários anos não há como olhar para estes anúncios e sentir uma grande dose de nostalgia.

Há uns meses, analisámos quatro blocos publicitários da RTP 1 dos idos de 1991. Recentemente, o canal do YouTube Lusitania TV, constantemente a fornecer-nos preciosos artefactos sobre a televisão e publicidade dos anos cromos, publicou mais três vídeos com blocos publicitários da RTP 1, então designado como Canal 1,  datados desse ano, proporcionando mais uma boa dose de recordações.

Os dois primeiros vídeos serão provavelmente do início do ano (arriscaria que o primeiro será de Fevereiro ou Março pela informação do boletim meteorológico e o segundo de Maio, dada a inclusão de um excerto do Festival da Eurovisão desse ano) e o terceiro do final do ano pois já continha uma nova vinheta da RTC utilizada a partir da rentrée desse ano em Setembro, ou talvez seja já de 1992 pois creio que o filme "Jesus Cristo Superstar" passou na RTP por altura da Páscoa.





0:00 Vinheta RTC
0:07 Anúncio a whisky Passaport Scotch com algumas caras conhecidos. Num bar, um caixa de óculos (Paulo Pires) troca olhares com a beldade ao seu lado (uma muito jovem Raquel Loureiro) enquanto cada um pede uma garrafa de whisky da dita marca para levar. Mas de repente, surge o namorado dela (Tó Romano) com cara de poucos amigos e o caixa de óculos fica de tal modo intimidado que sai à pressa do bar. Ele vê-se então seguido estrada fora pela moça, o namorado dela e todo o gangue de motards. Quando ele já receia pela vida, avança a rapariga para esclarecer o mal-entendido: com a pressa em sair do bar que em vez de levou o saco errado que além da garrafa continha as luvas dela.
0:43 Um dos vários anúncios aos electrodomésticos Ariston ao som de "Limelight" do Alan Parsons Project. Este mostra várias cenas quotidianas, sendo que a minha favorita é a última, onde uma jovem mulher no escritório fica tão eufórica - quiçá por ter ganho algum jogo no computador - e com uma enorme pontaria, consegue num simples gesto atirar um lápis de uma pilha de papéis para dentro do estojo onde estão outros lápis e canetas. Eu tentei fazer isso algumas vezes mas nunca consegui tal destreza.
1:13 A Telecom Portugal (futura PT) enumera solenemente quais serão as telecomunicações dos anos 90: telefone, telex, telecópia (fax?), telemóvel, videoconferência, comunicação de dados (internet?), credifone. Em 1991 não custava a crer que assim fosse mas no final da década alguns destes meios já estariam obsoletos. E nem se sonhava que a empresa iria às urtigas vinte e três anos mais tarde.
1:45 Uma paisagem urbana nocturna é o cenário para anunciar os chocolates Ritter Sport que já na altura vinham nas diversas variedades que se conhecem hoje. 
2:00 Imagens de um snowboarder a ilustrarem a qualidade das TVs e vídeos da Mitsubishi
2:09 Se hoje a banca nacional vive períodos complicados, nos anos 90 era outra loiça e pululavam os vistosos anúncios a bancos. Como este em animação que jogava com o logótipo do Banco Português do Atlântico, o qual viria a ser extinguido no ano 2000 após fusão com o BCP.
2:39 Brandy Croft: a palavra final à sua mesa. Por acaso, lembro-me mais de outro anúncio a esta marca com o slogan "Um café e Croft".
2:49 Promoção do telefilme "Laura Lansing Passou Por Aqui", um telefilme de 1988 protagonizado pela grande Katharine Hepburn, desempenhando o papel de uma escritora rica e indulgente que aceita uma aposta de viver uma semana no seio de uma família de classe média, uma oportunidade para dar um novo rumo à carreira. 
3:09 Vinheta da rubrica "Última Sessão", o mítico espaço de cinema da RTP aos sábados á noite onde eram exibidos filmes como uma temática mais puxada (como os de terror ou erotismo) com alguns instantes do filme exibido. Não sei de que filme se trata mas a bolinha no canto direito anuncia que não seria certamente de temática familiar. 
3:27 Vinheta RTC
3:36 Um homem em voz off narra como os obséquios aos amigos em sua casa tomaram outro rumo desde que passaram a servir Chivas Regal, enquanto vemos uma garrafa do dito whisky a surgir sob uma cobertura em gesso. 
4:06 Hoje em dia difícil é encontrar pastilhas elásticas COM açúcar, mas foi nesta altura que as pastilhas sem açúcar iniciaram o seu domínio em Portugal, com a marca Trident a liderar as hostes. O primeiro anúncio de sempre da Tridente era este animado anúncio com um rapaz a olhar por uma telescópio e uma rapariga a mascar sorridente uma pastilha. Uma voz off enfatiza de que dada a ausência de açúcar não provocavam cáries e para rematar, um jingle na voz de Gustavo Sequeira, o crónico jingle-man da altura. Há ainda que referir que na altura havia somente três sabores da Trident: peppermint, spearmint e o lacónico "sabor a fruta".
4:36 Podia-se sempre esperar uma overdose de fofura nos anúncios da Chicco e este relativo aos sapatinhos infantis não era excepção, com um miúdo a perseguir um atrevido cachorrinho que lhe roubou um dos sapatos.
5:07 Um anúncio aos pneus Michelin onde se explica uma tecnologia muito XPTO como têm uma maior aderência ao piso molhado.
5:27 Portugal sempre se regeu em quase tudo pela máxima do "tarda mas não falta". Em 1991, não só as pastilhas sem açúcar eram, como vimos, algo relativamente recente como foi por esta altura que surgiram os famosos champôs 2 em 1. Entre os mais famosos da altura, estava este do champôs Dimension protagonizados por uma beldade (que por acaso até acho parecida com a nossa top model Sara Sampaio, precisamente nascida nesse ano de 1991) de longos e vistos cabelos a rodopiar tanto no meio de um jogo de basquetebol como depois no balneário, tudo isto ao som de um jingle rock cantado por Adelaide Ferreira.
5:58 Mais um anúncio a bancos, desta feito do nosso conhecido Banco Comercial Português ou BCP, encorajando os telespectadores a levantarem o dinheiro do banco e abrirem a Conta Mais, uma conta à ordem onde os juros podiam chegar aos 13%. 
6:19 Promoção do Canal 1 a outra filme, desta vez dos tempos do preto e branco: "A Dama De Xangai", filme de 1947 protagonizado, produzido e realizado por Orson Welles, contracenando com Rita Hayworth  que aqui trocava a sua mítica longa melena ruiva por uma peruca loura. Diz a voz off que é um dos mais espantosos filmes que já se fizeram sobre o mito absoluto da mulher. Na altura, a rubrica cinematográfica "Primeira Matinée" era diária e este era o filme programado para essa segunda-feira seguinte. 
6:52 Vinheta "Última Sessão"
6:59 Anúncio relativo ao jogo de casa do famoso concurso "Casa Cheia".Em voz off, Isabel Bahia anunciava que nessa semana não houve nenhum vencedor, pelo que para a semana seguinte o prémio em jogo era de 7500 contos (cerca de 37 410 euros). 
7:59 Eis um boletim meteorlógico a.k.a. "O Tempo": na altura já com genérico em animação 3D e  sem apresentador em estúdio, mas ainda com gráficos 2D. Como se pode ver, foi um sábado ameno mas bastante enublado no Litoral Norte e Centro e com muito frio nas Penhas Douradas, frio esse que iria continuar.     




0:00 Vinheta RTC
0:10 Em noite de trovoada, um casal regozija-se da sua nova máquina de café Briel e do sucesso que farão com os amigos.
0:19 Um colorido e algo psicadélico anúncio aos óculos de sol da Multiópticas, que na altura podiam ser adquiridos por apenas 1990 escudos (menos de 10 euros) com oferta de uma T-shirt. Gosto sobretudo da parte em que a música moderna é interrompido para dar lugar a um excerto de ópera.
0:39 Um jogo de perseguição entre um homem montado numa Harley Davidson e uma mulher ao volante de um Citroen AX. Mas quando ele finalmente alcança-a e entra na viatura, depara-se com espanto com três bebés no banco de trás.
1:09 Um videogravador CIE flutua no espaço, sob o slogan "o futuro apresenta-se hoje".
1:26 Um homem atraente e uma bela mulher (a ex-Miss Portugal Isabel Costa) giram de olhos fixos na câmara e surge escrito "Ele apaixonou-se" e "Ela também". Não um pelo outro mas sim por uma estatueta que se dispõem adquirir com o cartão de crédito do Montepio Geral
1:45 Os anúncios ao chocolate branco Galak protagonizados pelas personagens da série animada "Oum, O Golfinho Branco". Desta vez, graças a uma barra de Galak (que, como se sabe, é imprescindível levar quando se faz mergulho) os heróis salvam o dia impedindo uma terrível de baleia com um gancho na barbatana de capturar medusas para dentro de um saco. Eu nunca fui apreciador de chocolate branco, mas os Galak Buttons, pedacinhos redondos de chocolate branco, até era bastante bons. 
2:06 A TV Guia da altura anunciava na capa as últimas emoções da telenovela brasileira "Ti Ti Ti" que fora exibida na RTP 2, embora se avançasse já que era um final sem surpresas. Esta telenovela teve um remake em 2010 que passou na SIC.
2:16 De novo o anúncio às pastilhas Trident, abruptamente interrompido.
2:35 Vinheta RTC
2:43 Anúncio aos sapatos Camport, uma das nossas famosas marcas de calçado nacional que infelizmente foi dissolvida este ano.
2:52 Para terminar, um breve excerto da actuação de Malta no Festival da Eurovisão de 1991




0:00 Vinheta Canal 1
0:08 Vinheta RTC
0:18 Para enternecer as telespectadoras, a marca de electrodomésticos Bauknecht recorreu a ternas imagens de um homem em tronco nú a segurar um bebé para publicitar a sua nova máquina de lavar a roupa.
0:39 Vinheta da "1.ª Matiné"
0:58 Vinheta RTC
1:06 Além dos sempiternos Ferrero Rocher e Mon Chéri, a marca chocolateira Ferrero apostava nesse ano numa nova gama, Rafaello, bombons com chocolate branco por fora e uma amêndoa inteira e creme de leite por dentro. O anúncio mostrava uma elegante mulher vestida de branco que num concerto ao ar livre, decide animar o pianista oferecendo-lhe um bombom. Embora nunca tivessem alcançado êxito das outras gamas, ainda hoje se vêm o Rafaello nas lojas.
1:25 Um bebé que chora a plenos pulmões é acalmado quando envolvido numa felpuda toalha, provavelmente lavada com o amaciador Velur. (Ainda existe esta marca?)
1:45 Helena Laureano protagoniza este anúncio aos produtos capilares Sunsilk, encarnando diversas personagens consoante a mudança de penteado. E como não podia deixar de ser, temos a aparição de Dusty Fleming, o alegado cabeleiro das estrelas que deu cara pela marca durante anos a fio e que até se afoita a tentar (a palavra é mesmo "tentar") falar um pouco de português.
2:16 Vinheta "1.ª Matiné" onde é revelado que o filme que estava a ser exibido era "Jesus Cristo Superstar", a adaptação de 1973 do famoso musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice.
2:22 Promoção à exibição do filme "Polyanna", uma adaptação de 1960 dos estúdios Disney ao clássico da literatura de 1913 de Eleanor Parker, com Jane Wyman, Karl Malden, Agnes Moorhead e Hayley Mills.
2:49 Vinheta "1.ª Matiné" - Terceira parte de "Jesus Cristo Superstar" e um excerto dos créditos finais.
3:12 Vinheta RTC
3:22 Um pai procura pela sua Enciclopédia Luso-Brasileira  de Cultura até descobrir que o seu filho usou como base para o seu comboio de brinquedo.
3:44 Diz este anúncio que uma fatia de Vienetta sabe sempre a pouco. E quem sou eu para discordar?
4:14 A actriz Cristina Homem de Mello protagoniza esta anúncio onde faz de uma dona de casa que conta uma história em que um romântico jantar à luz das velas ficou estragado quando caiu uma enorme nódoa em cima da sua blusa. O marido que é um amor (e quiçá algo demasiado despesista) ofereceu-lhe logo uma igual, mas não precisava do fazer porque depois de ter sido levada por Skip, a blusa suja ficou igualzinha à nova.


   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

7 comentários:

  1. Caro amigo, são vídeos históricos os que estão aqui demonstrados.
    O primeiro intervalo é um intervalo histórico de Sábado, dia 3 de Novembro de 1990, fez hontem 25 anos.
    Na "Última Sessão", o Canal 1 estava a transmitir um filme "A EVITAR", segundo os critérios de Mário Crispim, "O Polícia do Futuro", ou "Robocop", transmitido ás 0 e 20, a seguir ao tempo.
    Nesse dia, os programas de maior destaque na RTP/1 nesse dia foram os seguintes:

    13.55 - "Os Melhores Anos", 7º episódio;
    15.55 - Desenhos Animados
    16.05 - "Primeira Matinée" - "Conan, o Destruidor", filme a evitar segundo os critérios do "Diário de Lisboa".
    18.55 - "Hopperman", 7º episódio;
    19.25 - TVER
    19.40 - Boletim Agrário
    19.45 - Totoloto
    20.00 - Jornal de Sábado
    21.15 - O Tempo
    21.20 - Desenhos Animados / Boa Noite
    21.30 - "O Processo de Camilo e Ana Plácido", Último episódio.
    22.30 - "Casa Cheia", 6ª Sessão.
    23.30 - "Champanhe Charlie".

    E nesse dia, a RTP/2 transmitiu no "Cine-Sábado" às 14 e 10 o filme "Os Alegres Namorados", e às 19 horas, a 7ª sessão do concurso "A Arca de Noé" de Fialho Gouveia.

    Informações do Diário de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Curiosidade: antes da vinheta da "Ùltima Sessão" do 1º intervalo, a RTP/1 anunciou uma grande obra do nosso cinema, o filme "A Dama de Xangai", de Orson Welles, com o mesmo e a grande sexy Rita Hayworth, conhecida por todos nós como a "Gilda" do Glenn Ford, do filme que a celebrizou e tornou conhecido o grande astro mundial Glenn Ford em todo o Mundo.

    O filme foi transmitido na 2ª feira, dia 5 de Novembro, vai fazer amanhã 25 anos, às 14 e 40, na "Primeira Matinée", e depois a RTP/1 transmitiu o seguinte:
    16.05 - Ponto por Ponto
    16.50 - "Maravilhas do Mundo Selvagem", 8º episódio.
    17.15 - "Brinca Brincando", desenhos animados
    + "Os Segredos de Mimix"
    + "Super-Rato"
    + "O Porquinho Huxley"
    + "A Família Barenstein"
    + "Caderno Diário"
    18.10 - "Rua Sésamo"
    18.35 - Divulgação Institucional
    18.45 - "Rosa da Sorte", 36ª Sessão.
    19.30 - Telejornal
    20.00 - Bolsa Dia-a-Dia
    20.05 - O Tempo
    20.10 - Direito de Antena: "Associação de Secretários Profissionais Portugueses", "Associação de Técnicos de Radiologia em Portugal" e "Sindicato dos Profissionais de Farmácia".
    20.15 - "Tieta", 6º episódio
    21.15 - Desenhos Animados / Boa Noite
    21.30 - "Alf", 8º Episódio: Alf tem um comportamento estranho quando Neal, o irmão mais novo de Willie, chega para uma visita logo após ter desfeito o seu casamento.
    21.55 - "O Preço Certo", 5ª Sessão.
    23.20 - ""O Céu como Horizonte", 4º Episódio: depois de Jack ter rumado em direcção a outras paragens, Lorena fica por sua conta. Mas o aparecimento de Blue Duck, sujeito de fama duvidosa que mantém desde há muito uma frontal inimizade com Gus, vem pôr em perigo a segurança de Lorena, que acaba por ser raptada. Fiel ao espírito cavalheiresco que até no Velho Oeste se faz sentir, Gus não perde tempo e vai à sua procura.
    00.20 - 24 Horas
    00.50 - O Tempo
    00.55 - Remate.
    O maior destaque do "Canal 1" nesse dia foi o 6º episódio da "Tieta".

    Informações gentilmente cedidas pelo "Diário de Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então quer dizer que dois destes vídeos são de 1990 e não de 1991.

      Eliminar
    2. Interessante. E o "Diário de Lisboa" é uma mina de ouro, além da programação de TV. Dou por mim a passar horas a "folhear" números sem fim :)

      Eliminar
  3. Caro amigo, dois vídeos são de 1991, e o primeiro é que é de 1990, como dizem as informações indicadas. Sinceramente, foi uma das minhas surpresas a disponibilização de quasi todos os exemplares do "Diário de Lisboa", Tenho descoberto muitas coisas da história através deste jornal, e tenho investigado e descoberto muito de como eram a rádio e a TV em épocas diferentes. Assim, pode-se ver quais são as diferenças entre os media de antes, e os media de hoje.
    Aliás, com este site e com o "Diário de Lisboa", tenho descoberto verdadeiras pérolas do nosso cinema que, de outra maneira, nunca mais encontraria na minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, o belo do "Dicionário do Cinema Português", além das críticas e artigos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...