terça-feira, 8 de setembro de 2015

Top 5 Canções de Madonna dos anos 80 (Paulo Neto)

Inexplicavelmente, a Enciclopédia de Cromos nunca dedicou um artigo a Madonna. Por isso já se impunha que aqui se abordasse a carreira da rainha da pop, até porque além de ser todo um ícone dos anos cromos, foi uma das primeiras cantoras de que me tornei fã ainda com tenra idade.


A carreira de Madonna Louise Veronica Ciccone já se estende há mais de quatro décadas, e apesar de alguns tiros ao lado, poucos artistas podem reclamar um percurso tão duradouro e consistente. Mesmo não tendo uma grande voz (e ela será a primeira a admitir isso), Madonna venceu sobretudo pela perspicácia com que se fazia de rodear das pessoas mais indicadas para manter o seu repertório na vanguarda da música pop e a sua capacidade de reinventar a sua imagem e causar controvérsia - e usar isso a seu favor - ao longo dos anos. Ainda que hoje por hoje, esteja numa fase de carreira onde o seu novo material editado já não causa (nem precisa de causar) o impacto de outrora, Madonna continua bem activa na sua carreira musical e de celebridade, a dar que falar e a fazer o que lhe dá na gana.



Apesar da impressionante longevidade da sua carreira, não há como considerar os anos 80 como o seu período mais marcante. Ao ponto de ser quase impossível pensar nessa década sem pensarmos em Madonna, no seu repertório de então e nos seus looks de roupas de renda e crucifixos. Por isso mesmo, neste texto vou falar das minhas cinco canções preferidas de Madonna nos anos 80.
Mesmo restringido a este período, e à semelhança de outros top 5, existem várias canções que tive de deixar de fora e por isso mesmo terão de ficar remetidas na secção das menções honrosas: "Lucky Star", "Material Girl" (que viria a tornar-se a sua alcunha), "Into The Groove", "Papa Don't Preach", "Who's That Girl", "La Isla Bonita" e "Dear Jessie"


#5 "Holiday" (1983): Na altura pode não ter tido tanta notoriedade de temas como "Lucky Star" ou "Borderline", mas com o tempo "Holiday" tornou-se o tema mais celebrado do primeiro álbum de Madonna, originalmente intitulado "Madonna - The First Album". Ainda hoje, mantendo-se como uma daquelas canções que sabem bem ouvir no Verão, de preferência na partida para férias, "Holiday" é de tal forma uma fan favourite que foi o tema escolhido para encerrar em beleza os concertos em diversas digressões de Madonna, incluindo a "Blonde Ambition Tour", famosamente documentada no filme "Na Cama Com Madonna".






#4 "Like A Virgin" (1984): Num repertório tão vasto como é o de Madonna, será sempre injusto apontar uma canção como a mais significativa, mas a haver uma canção-assinatura de Madonna será provavelmente "Like A Virgin". Faixa-título do seu segundo álbum, o tema causou burburinho logo a partir do título (por causa da simples menção da palavra "virgin") e que se estendeu ao videoclip filmado em Veneza onde Madonna ora saracoteava numa gôndola como se via num jogo de perseguição com um homem com máscara de leão e um leão a sério. Mas o ponto alto foi a sua actuação nos primeiros MTV Video Music Awards em 1984, com Madonna a começar vestida de noiva no alto de um bolo gigante e a terminar a rebolar pelo chão e mostrar mais do que seria possível diante de uma assistência completamente atónita. Esse momento é tido como aquele em que Madonna passou de estrela em ascensão à supernova  que se conhece.







#3 "Live To Tell" (1987): Incluído tanto no álbum "True Blue" de 1986 como na banda sonora do filme "Homens À Queima Roupa" no qual entrou o seu então marido Sean Penn, "Live To Tell" é considerado um dos temas mais bem conseguidos de Madonna, sobretudo a nível da letra. A minha parte preferida é o momento em que parece que a canção vai para acabar para ressurgir em força com a voz de Madonna a cantar "If I ran away, I'd never have the strength to go very far".





#2 "Crazy For You" (1985): Embora mais conhecida pelos seus temas mais mexidos, Madonna nunca foi moça para desdenhar uma balada romântica. Por entre a facção mais baladeira do seu repertório, o melhor exemplo para mim continua a ser "Crazy For You", da banda sonora do filme "Vision Quest - Vontade de Viver" com Matthew Modine e Linda Fiorentino, onde Madonna tinha uma pequena aparição a cantar num bar. (Além deste, Madonna cantou outro tema do filme, o excelente e frenético "Gambler"). Como se não bastasse toda a sonoridade romântica, a letra era toda uma síntese daquilo que é dançar agarradinho com a pessoa por quem sentimos um fraquinho, na esperança que seja um prenúncio de uma curte. ("Slowly now we begin to move/ with every breath I'm into you./ We're so close but still a world away"). Por isso não foi de estranhar que "Crazy For You" tenha sido um tema obrigatório em várias festas de garagens nos anos 80.






#1 "Like A Prayer" (1989): No entanto, a meu ver, a obra-prima de Madonna é "Like A Prayer", o épico tema que deu nome ao seu álbum de 1989. Do início solene com "Life is a mistery/ Everyone must stand alone/ I hear you call my name/ and if feels like...home" ao final apoteótico com o coro gospel, "Like A Prayer" permanece para mim como uma das canções mais perfeitas de sempre. E depois claro, há o célebre videoclip, todo um cocktail explosivo de religião, crime e relações interraciais que foi banido em certos países como Itália e levou a Pepsi a abandonar o milionário contrato que tinha feito com Madonna. (Para mim, a parte que me fazia mais impressão era a cena da stigmata que surgia nas mãos dela).  Ironicamente, "Like A Prayer" venceu o prémio da escolha telespectadores nos MTV Video Music Awards, um prémio patrocinado pela Pepsi.


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Uma bela e bem-elaborada lista, sem dúvida, daquela que será sempre conhecida como a Senhora da Música Pop Mundial, a irreverente Madonna, "with the big bubbies", como diria o René do "Allô, Allô"! Hehehe.
    A minha mãe é fã dela, e eu também gosto de ouvi-la, principalmente em composições como "Where's a Party", "Who's That Girl" ou "La Isla Bonita". Verdadeira música de dança!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...