segunda-feira, 20 de abril de 2015

Coolio "Gangsta's Paradise" (1995)

por Paulo Neto

Existem filmes que tornaram certas canções em clássicos, mas por vezes o inverso também acontece e é por causa de uma canção que alguns filmes ainda são bem recordados. É o caso de "Mentes Perigosas" de 1995, realizado por John N. Smith e produzido por Jerry Bruckheimer, com Michelle Pfeiffer no papel de uma ex-marine que recorre a métodos de ensino pouco convencionais para captar a atenção de uma turma de alunos problemáticos de uma zona pobre e racialmente segregada de Los Angeles. Apesar de más críticas, "Mentes Perigosas" tornou-se um êxito de bilheteira, inspirando mesmo um filme-paródia "High School High - Mentes Pirosas" em 1997 com Jon Lovitz e uma efémera série televisiva. 




Contudo arriscaria dizer que "Mentes Perigosas" continua a ser lembrado sobretudo por incluir na banda sonora um dos temas que marcaram os anos 90, "Gangsta's Paradise" de Coolio.


Nascido Artis Ivey Jr, a 1 de Agosto de 1963 em Compton, California, Coolio iniciou a sua carreira como rapper em 1987, notabilizando-se pela sua abordagem mais humorística e menos pesada à temática violenta do sub-género gangsta rap



"Gangsta's Paradise" foi o primeiro single do seu segundo álbum, do mesmo título, e é basicamente uma recuperação do tema de 1976 "Pastime Paradise" de Stevie Wonder. Consta que Stevie Wonder só aprovou que a canção fosse usada depois de Coolio alterar a letra para que esta não contivesse palavrões. O impacto dos acordes do sample e do coro gospel, a mensagem da letra sobre um jovem que lamenta ter enveredado pela vida de gangsta e o forte refrão cantado pelo cantor L.V. (que viria a gravar a sua própria versão do tema em 1996), não só encaixava no espírito do filme como atingiu outros públicos para além dos fãs do rap.
"Gangsta's Paradise" foi n.º1 dos tops em praticamente todos os países e só nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha o single vendeu cinco milhões de cópias, tornando-se um dos singles mais vendidos de sempre e vencido um Grammy.

Coolio capitalizou no sucesso do tema, somando outros hits do álbum como "Too Hot" e "1,2,3,4 (Sumpin' New)". Também interpretou temas para bandas sonoras de outros filmes como "C U When U Get There" do filme "Nada a Perder" e fez parte de um colectivo all-star de rappers (com LL Cool J, Busta Rhymes, Method Man, B-Real) para o tema "Hit'em High (Monstars Anthem)" de "Space Jam".

Embora desde então nunca mais alcançou semelhantes níveis de sucesso, Coolio continua a ter uma carreira activa. Em 2009, aquando da sua participação na versão britânica do "Big Brother Famosos", "Gangsta's Paradise" voltou a entrar no top britânico. Também teve uma paródia do incontornável Weird Al Yankovic, intitulada "Amish Paradise".

Videoclip:


Weird Al Yankovic "Amish Paradise"


Trailer "Mentes Perigosas"







 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...