sábado, 11 de abril de 2015

Cândida Branca-Flor "Cantigas da Minha Escola" (1985)

por Paulo Neto

Cândida Maria Soares Coelho, conhecida como Cândida Branca Flor, nascida em Beringel (concelho de Beja) a 12 de Novembro de 1949, foi uma das cantoras nacionais mais marcantes dos anos 70 e 80, que apareciam em todos os programas de televisão e deixaram um largo número de hits nacionais.



Mas apesar dos seu vasto repertório, do qual fazem parte temas como "Trocas e Baldrocas", "Vinho do Porto, Vinho de Portugal" e "Um, Dois, Três (Agora Ou Nunca)", para mim a sua obra-prima foi editada em 1985, com um álbum que compendiava muitas das cantilenas infantis que qualquer tuga aprende de cor e trauteia desde muito petiz. Falo evidentemente de "Cantigas da Minha Escola".



Além de compilar as cantigas da infância de todos nós, o disco deixaria também para a posterioridade um excelente tema infantil inédito até então, que não era outro senão a faixa que dava nome ao álbum e que abria o disco. Quem se lembra do refrão?



 "São as cantigas, são as cantigas da minha escola.
Alegremente há tanta gente que as cantarola.
Quem quer cantar - lá lá uh, lá lá uh,
Braços no ar - lá lá uh, lá lá uh,  
Bater palminhas na brincadeira.
Quem não souber - lá lá uh, lá lá uh,
Pode aprender - lá lá uh, lá lá uh,
Vamos cantar estas canções a vida inteira."

Este era o alinhamento do álbum:
1. Cantigas da Minha Escola
2. O Ratinho Foi Ao Baile Medley (O Ratinho Foi Ao Baile/ Papagaio Loiro/Atirei o Pau ao Gato/Era Vez Um Cavalo/Hop Hop Vamos a Galope/Cantigas da Minha Escola)
3. Os Patinhos Medley (Os Patinhos/O Nosso Galo/Eu Conheci Um Leão/As Pombinhas da Catrina/ Três Pombinhas a Voar)
5. Coelhinho Medley (Coelhinho/Cantigas da Minha Escola/Havia Um Elefante)
6. Popó Chiribitatá Salabencopé Tirilirolalá (este tema foi também usado no programa "Vem Lá Filme", um magazine de cinema infantil exibido no "Brinca Brincando" entre 1987 e 1988)
7. Cantigas da Minha Escola Medley (Cantigas da Minha Escola/Dó Ré Mi Fá/O Jardim da Celeste/O Balão do João)
8. Parabéns a Você Medley (Parabéns a Você/Machadinha/A Loja do Mestre André/Lá Em Cima Está o Tiroliroliro/Ó Rosa Arredonda a Saia/Indo Eu A Caminho de Viseu/Cantigas da Minha Escola/O Mar Enrola na Areia)
9. O João Pestana
11. Cantigas da Minha Escola (reprise)

O álbum no Spotify:



Com uma produção certeira, "Cantigas da Minha Escola" tornou-se uma referência nos discos infantis, deixando um legado que ainda hoje se pode verificar na quantidade de discos pensados para o público infantil. Cândida Branca Flor voltaria a este tipo de repertório com o álbum de 1991 "Olá Miudagem - Cantigas da Minha Escola 2" e em 1993 com "O Melhor de Cantigas da Minha Escola".

Infelizmente, como é sabido, após problemas na sua vida privada e de um gradual apagamento da sua carreira (sofrendo com o aglutinamento do nacional-cançonetismo pelo fenómeno da música pimba), 
Cândida Branca Flor terá posto termo à vida a 11 de Julho de 2001. O seu funeral contou com a presença de muitos fãs e nomes do mundo do espectáculo. Mas para sempre fica o seu repertório com várias canções que o povo ainda hoje trauteia.



  

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...