terça-feira, 3 de março de 2015

Blocos publicitários RTP (1991)


por Paulo Neto

Já há algum tempo que a Enciclopédia de Cromos não analisa blocos de anúncios televisivos. Por isso mesmo, hoje recuamos até 1991 para recordarmos alguns dos "reclames" que passaram na RTP nesse ano, alguns deles que ficaram na memória.


0:00 Vinheta RTC
0:08 A Iglo lançava uma gama de produtos sob o nome de Preceitos, evocando a tradição artística e cultural portuguesa.
0:38 A princípio parece que é um anúncio culinário mas o prato de peixe no forno é apenas o mote para a questão de como limpar a sujidade que ficou no forno. A solução? Forza Fornos!
0:59 Depois das aulas, um grupo de miúdos reúne-se em casa de um deles para tomarem um ChocDrink, o produto com o qual a Alsa, a mítica marca de mousses de chocolate, aventurava-se na altura no aguerrido mercado dos achocolatados solúveis. Impagáveis as reacções de êxtase dos petizes, em especial do rapaz mais rechonchudo, após ingerirem o divino néctar achocolatado.
1:29 Num mosteiro, um afinado coro de monges ensaia o conhecido cântico litúrgico "Mentholyptus". Um deles porém não só está atrasado como se debate com problemas de rouquidão. Felizmente que outro monge ali perto lhe oferece uma embalagem Halls Mentholyptus, que lhe permite chegar ao ensaio a dar largas aos seu vozeirão de tenor.
1:58 Um anúncio mítico: vemos de costas e em plano aproximado uma loira escultural com leggings pretos. Eis que surge um homem que lhe passa o braço pelos ombros e uma voz que diz: "O português gosta de curvas". Quando ele vira a cara para a câmara, descobre-se que esse português é o Paulo Pires! Tudo isto para anunciar os pneus Mabor.
2:14 Um dos muitos anúncios da marca campeã dos detergentes para a loiça de então: Sonasol.
2:23 Promoção do Cola-Cao onde se podia ganhar viagens a Barcelona para ver os Jogos Olímpicos de 1992, toda ela ilustrada com imagens de atletas em plena acção desportiva.
2:39 Na altura, os anúncios das fraldas Ausónia eram protagonizados por um simpático hipopótamo roxo. Este anunciava que a marca tinha fraldas para todos os momentos do crescimento do bebé, dos recém-nascidos aos mais crescidinhos.
2:58 Um anúncio ao chocolate Mars com vários sketches num cenário citadino. Não me recordava do sketch em que dois homens apanham sem querer o mesmo táxi, mas lembrava-me daquele em que uma bonita rapariga de longos cabelos e mini-saia tenta entrar num elevador com uma enorme pilha de livros e papéis a quem um cavalheiro possibilita a entrada dela ao impedir que as portas do elevador se fecham. O gentleman vai ao ponto de lhe segurar na enorme pilha, mas creio que eu não conseguiria mais que um Mars como recompensa.
3:19 Os champôs 2 em 1 surgiram em Portugal no início da década e não tardaram a vencer. Quem não se lembra de ouvir amiúde "Usar champô e amaciador em separado? Não!". Era essa uma das frases dos anúncios da marca Vidal Sassoon, como este protagonizado por uma mulher num ginásio com a devida indumentária de lycra a condizer.
3:39 Depois do lava-loiças Sonasol, eis um anúncio dos seus principais concorrentes da altura, o Sunlight, onde duas donas-de-casa (uma delas interpretada pela conhecida actriz Maria Emília Correia) louvam a eficácia, a economia e a não-agressão às mãos do dito detergente.
4:09 Também me recordo bem desta série de anúncios do arroz Caçarola onde a actriz Rosa Castro André fazia de consultora sentimental que respondia a supostos dilemas dos telespectadores, nos quais a solução passava sempre por um prato com arroz Caçarola. Este é o mais conhecido, onde uma tal de Maria João se queixava que o marido já não lhe abraçava como dantes e a consultora sentimental dizia para ela preparar um arroz de polvo, que os braços do marido dela seriam poucos para a abraçar. Porém se o marido da Maria João fosse como eu, que sempre detestei polvo, duvido que a reacção dele não fosse a mais desejada.
4:40 Um caldo Knorr voa directamente da embalagem para um frango à jardineira que fica logo mais apurado e provoca uma reacção quase orgásmica a uma mulher que provou uma garfada.
4:51 Jingle mítico: "Hellmann's, verdadeira maionese!"
5:20 Ah, os tempos onde as marcas promoviam concursos onde se enviavam rótulos pelo correio e podia-se ganhar um automóvel. Era o caso da lixívia Neoblanc que na altura promovia um segmento quinzenal no concurso "Casa Cheia".
5:36 E novamente o anúncio do Sonasol.
5:45 Para terminar, uma chamada para a estreia da mini-série "O Mandarim", adaptação da obra de Eça de Queiroz protagonizada por Vítor Norte.



0:00 Umas breves imagens do que parecem ser os "Jogos Sem Fronteiras"
0:01 Expomusical
0:08 "Gaspar e Mariana", uma obra de Maria Teresa Maia Gonzalez, um dos nomes mais credenciados da literatura infanto-juvenil nacional, autora da famosa colecção "O Clube das Chaves" e do best-seller "A Lua de Joana".
0:17 Um elaborado anúncio para a "1.ª Conta" do antigo Banco Português do Atlântico num poderoso jingle interpretado por Nucha e Gustavo Sequeira.
0:46 Recordo-me bem deste anúncio do leite achocolatado Agros onde um grupo de miúdos começa a ver reflexos deles próprios nos vidros (a rapariga é nada menos que a actriz Patrícia Tavares, que aqui devia ter 14 anos) mas com roupas diferentes. O slogan é "Faz da vida uma emoção", mas a julgar pelo anúncio, o leite Agros achocolotado parecia sim fazer da vida uma alucinação.
1:07 Isabel Capelo, outra voz incontornável dos jingles nacionais, canta neste anúncio do TriNaranjus protagonizado por um gang de ciclistas liderado por uma bela miúda de cabelo curto que aterrorizam um pacato empregado de esplanada.
1:36 A febre sobre mais, mais, mais... Mas Panadol apareceu e a febre desceu!
1:46 Um célebre anúncio dos pensos higiénicos Evax ao som de "Don't Worry Be Happy". Diz uma bonita jovem de trança que "é o mais parecido com não ter o período." (Por razões óbvias, não sei dizer se isso seria verdade.)
2:11 Uma chamada da RTP para a estreia em Portugal de "Os Simpsons" (ou como dizia o meu irmão, na altura com apenas três anos, "Os Chispem"). Depois dos sketches iniciais no "Tracy Ullman Show" (que passou nos primórdios da SIC), as personagens criadas por Matt Groening ganharam série própria em 1989, estreando pois em Portugal dois anos mais tarde e claro está, conquistaram logo tugas de todas as idades. E quem diria que, mais de 25 anos depois, Bart, Homer, Marge, Lisa e Maggie continuariam a ser tão icónicos e irreverentes como então? Num dos famosos eufemismos das promoções da RTP de então, a voz-off descreve os Simpsons era uma família "onde nem sempre as relações são pacíficas".  



0:00 Vinheta RTC
0:07 Anúncio ao adoçante Canderel onde uma jovem mulher depois de mordiscar num morango, ajuda um pobre homem a libertar-se literalmente das algemas que o impediam de pôr açúcar no café.
0:18 Os anos 80 e inícios dos anos 90 estavam cheios de anúncios automóveis que enchiam o olho com manobras impressionantes e/ou belas paisagens como é o caso deste anúncio ao Opel Astra.
0:49 Um divertido anúncio ao Lego Duplo, aquele das peças maiores adaptadas aos mais pequenos. Três petizes divertem-se a construir uma enorme torre com blocos Lego, terminando mesmo antes da mãe entrar no quarto desconfiada.
1:18 Em 1991, viviam-se tempos de facilidades em financiamentos bancários. Neste anúncio ao Banco Bilbau Vizcaya (actual BBVA), um pai surpreende a família ao abrir um escritório em casa, no meio de grande regozijo e lençóis a taparem os móveis.
1:39 Outro anúncio do chocolate Mars desta vez protagonizado pela inigualável Rosa Mota. Embora assim de repente o Mars não seja dos alimentos que se imagine que faria parte da dieta alimentar da nossa campeoníssima atleta.
1:49 Outro tipo de anúncios que na altura primavam pela sofisticação eram os anúncios de whisky. É o caso deste anúncio ao Chivas Regal onde um elegantíssimo casal dirige-se para uma elegantíssima festa. No caminho, ele (que parece um sósia de Richard Gere) prega uma partida à parceira dizendo que se esqueceu de trazer o Chivas e àquela hora já está tudo fechado. Quando a dama já estava a definhar a pensar na vergonha que iria passar, o cavalheiro revela a elegante caixa do dito whisky que claro está faz logo sucesso entre os convivas. Tudo isto enquanto uma voz feminina canta "Heaven" de Bryan Adams.
2:20 Anúncio ao livro "A Aventura Portuguesa" sobre a nossa gesta de descobridores e povoadores. Durante a cena em que uma família se reúne para ler o livro, a actriz Sandra B. faz o papel de mãe. E para aguçar ainda mais a aquisição do livro, havia um sorteio de dois automóveis. (Ai os loucos anos 90 onde qualquer empresa oferecia automóveis como quem oferecia rebuçados. Até me espanta que a minha família nunca tenha ganho nenhum!)
2:49 Aquilo que parece ser o início do famoso anúncio ao Pudim Danone. (Ver aqui na íntegra)
2:51 Outro estiloso anúncio a uma bebida alcóolica, desta vez ao Porto Offley, onde um senhor de blazer verde e uma mulher de blusão de cabedal trocam olhares sedutores numa vernissage enquanto bebericam um cálice do dito néctar.
3:22 Anúncio a um disco famoso pianista loiro Richard Clayderman, "As Minhas Canções Favoritas"
3:29 Os olhos de um auto-retrato de Van Gogh dão o mote a este anúncio à revista Valor.
3:38 A Leopoldina ainda não tinha sido chocada do seu ovo, mas os anúncios natalícios às promoções de brinquedos nos hipermercados Continente (que na altura deviam ser menos que meia dúzia) já enchiam o olho à petizada.
4:03 Chamada de promoção ao filme "Rambo 3", o tal tomo da série em que Rambo sozinho transformava o exército soviético em carne para canhão.
4:16 Vinheta da mítica "Sessão da Noite", o espaço de cinema das noites de sexta-feira do ínicio dos anos 90 no canal 1 onde eram exibidos grandes êxitos da sétima arte. Conforme aparece assinalado, neste dia, o filme exibido era nada menos que "A Guerra de Estrelas".

Este bloco é do réveillon de 1991/1992 no qual a RTP emitiu o "Hermanias - Especial Fim de Ano".


    

0:00 Vemos uma nova vinheta RTC numa mais sofisticada animação 3D.
0:10 Anúncio natalício da Opel que adverte "Conduza com Segurança". 
0:26 O Círculo de Leitores publicita o livro "Conversas à Quinta-Feira" com a colaboração de nomes tão díspares como Carmen Dolores, Álvaro Cunhal e Rui Veloso.
0:41 Umas simpáticas e atarefadas formiguinhas carregando moedas e uma sensual cigarra protagonizam este anúncio ao Crédito Sotto Casa (mais uma vez, prometendo a possibilidade de ganhar um automóvel) do Banco Pinto & Sotto Mayor.
1:01 Outro anúncio a whisky desta vez ao Passaport Scotch. Este anúncio ficou-me gravado na memória pelo estiloso fundo verde e pela música que o ilustrava. Infelizmente, por questões de direitos de autor, a música não se ouve neste vídeo. Mas trata-se de "Moments In Love" dos The Art Of Noise, algo que só descobri há uns anos quando o bizarro videoclip passou no VH1.
2:00 Ser professor é sem dúvida uma profissão que provoca a sua dose de dores de cabeça. Mas a professora deste anúncio confia no alívio rápido de Tylenol
2:26 Chamada da RTP para o concurso Casa Cheia, no qual os telespectadores também podiam ganhar dinheiro com as grelhas que vinham na revista TeleJogos. Naquela semana o valor em jogo para os telespectadores era de 10 mil contos (quase 50 mil euros).

2:53 A conhecida voz-off de Carlos Duarte recordava para não nos esquecermos à meia noite de comer doze passas e brindar com Raposeira.



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. Ena! No anúncio do Continente G.I. Joe e Tartarugas Ninja :D :D

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...