domingo, 21 de dezembro de 2014

Filmes de Natal na TV - Anos 80 e 90


Ao ouvir a expressão "filme de natal" os nossos leitores (portugueses) devem imediatamente pensar em  pelo menos um ou todos desta pequena lista: "Sozinho em Casa", "E.T. O Extraterrestre" e "Música no Coração", os filmes aparentemente mais vezes exibidos no dia de Natal ou pelo menos durante a semana natalícia. Precisamente enquanto escrevo estas linhas anunciou na RTP-1 o "Música no coração", que curiosamente, apesar do número de vezes que foi exibido na televisão, apenas vi uma vez do inicio ao fim.
Mas, antes de serem exibidos na TV o "Sozinho em Casa" (de 1990), "E.T. O Extraterrestre" (de 1982) que filmes passavam na nossa TV nesta época? Fui investigar. Sinceramente, esperava mais repetições.

Nos EUA, um tradicional - a acreditar em filmes e séries americanas - é o "Do Céu Caiu Uma Estrela", e da recolha de dados que fiz da década de 80 e até meio dos 90, é precisamente  "Do Céu Caiu Uma Estrela" em 1982 e 1995.

O título original é "It's a Wonderful Life" (literalmente "É uma vida maravilhosa"; "A felicidade não se compra" no Brasil), de 1946, baseado no conto "The Greastest Gift", com realização de Frank Capra ("Peço a palavra", ) e James Stewart ("O Homem Que Sabia Demais", "Janela Indiscreta") no papel principal de um homem prestes a suicidar-se na véspera de Natal. Mas a intervenção do seu anjo da guarda, pode contemplar como seria a sua familia e comunidade de ele nunca tivesse nascido.

Trailer de "Do Céu Caiu Uma Estrela":





Temos também o "Música no Coração" em 1988 e 1995. Este musical de 1965, "The Sound Of Music" ("A Noviça Rebelde" no Brasil), realizado por Robert Wise ("West Side Story", "O Caminho das estrelas: O Filme") dispensa apresentações. Mas, para os mais novos: saibam que foi adaptado do homónimo musical da Broadway, que por sua vez é baseado no filme "Die Trapp-Familie" (1956) e no livro "The Story of the Trapp Family Singers", as memórias de Maria von Trap - e a sua familia de cantores - encarnada no grande ecrã por Julie Andrews ("Mary Poppins"), e imortalizada décadas depois num dos mais famosos memes da Internet que canibaliza a mais famosa cena do filme, Maria a dançar e cantar nas verdejantes montanhas austríacas.

Não sou fã de musicais e este foi dos poucos que tolerei ver de inicio ao fim.

Trailer de "Música no Coração":

Vamos então ver que filmes se viam na década de 80 e 90 entre fatias douradas e bolo-rei:

1980:
Descalços no Parque
1981:
Chapéu Alto
Ritmo Louco
Vamos Dançar?
Tristezas não pagam dívidas
Os Contos de Beatrix Potter
O Inimigo Público
1982:
Milagre por Um Dia
Muito Obrigado Sr. Scrooge
Do Céu Caiu Uma Estrela
1983:
A Taberna do Irlandês
Natal Roubado
Feliz Natal Sr. Krueger
1984:
Trapézio
1985:
As Noites Loucas do Dr. Jerry
Sansão e Dalila
1986:
Serenata à Chuva
1987:
Os Salteadores da Arca Perdida
O Leito Conjugal
Amor Proíbido
O Inquilino
1988:
Cântico de Natal
Natal - Tempo de recordar
O Homem Vestido de Pai Natal
O Feiticeiro de Oz
Música no Coração
Cammina, Cammina
Nostalgia
1989:
Prenda de Natal
Escuro no Cimo das Escadas
O Despertar
A Ourivesaria
Oliver!
Hello, Dolly
Police
Indiana Jones e o Templo Perdido
1990:
Viagens alucinantes
Os Piratas
O Grande Combate
O Homem Tranquilo
Há lodo no caís
O fascínio dos deuses
E o Sol também brilha
1991:
Estes Gloriosos Dias
As noivas de Cristo
A loucura do ritmo
Sombras no Paraíso
Fruto Proíbido
Cinema Paraíso
1995*:
Pestinhas ao ataque
Balada ao Luar
Do Céu Caiu Uma Estrela
Música no Coração
Libertem Willy
Dias de Tempestade
Três Homens e uma Menina
Que Paródia de Natal
SOS Fantasmas
A Maravilhosa História de Charlie
As Novas Aventuras de Heidi
Que Bem se Está no Campo
Os Túneis de Nova Iorque
A Bela Memphis
Samantha, uma Rapariga Endiabrada
Coração Americano
A Loja das Curiosidades
A Revolta do Aprendiz
Joseph
Querida Lili

Uma lista bem eclética, desde Indiana Jones a Tarkovski!

* Obviamente, a partir do inicio dos anos 90, a oferta de filmes aumentou, com a chegada dos canais privados. Pelo menos, até serem substuidos por novelas e reality shows já no século XXI.

Em alguns destes anos os filmes foram preteridos a favor de programas religiosos, musicais, dança ou teatro.

Actualização:O Paulo Neto entregou-me a listagem dos filmes natalícios entre 1996 e 1999:
1996
24 dez 1996: Esperança (RTP1), Sirga, O Rapaz Leão, O Estanho Mundo de Jack (RTP2), My Fair Lady, Álbum de Família de Danielle Steele (SIC), Gigi (TVI).
25 dez 1996: Papá Para Sempre, Memórias de um Natal (RTP1), Eduardo Mãos De Tesoura (RTP2), Fim de Semana Com o Morto 2, O Beijo (TVI).
1997
24 dez 1997: O Natal do Ernesto, ET, Ângela e os Golfinhos (RTP1), O Estanho Mundo de Jack, O Grande Ditador (RTP2), Hércules e o Reino Perdido, Sim Virgínia Ele Existe, O Regresso do Pestinha (SIC), Natal Todos Os Dias, Big (TVI).
25 dez 1997: Procura-se Um Pai Natal, Mary Poppins (RTP1), Luzes da Ribalta (RTP2),
Música No Coração, Caça Fantasmas (SIC), Romance de Natal, Casamento Por Conveniência (TVI)
24 dez 1998: Duas Vidas e Um Rio, Santa Cláusula, O Príncipe Estudante (RTP1), Melodias Fantásticas, Do Céu Caíu Uma Estrela (RTP2), Regresso A Casa, Pai Filho e Sarilho (SIC), O Regresso de Jafar, Rocky O Cão Executivo, Sonho de Natal (TVI)
1998
25 dez 1998: Quem Tramou Roger Rabbit, O Último Voo de Saint Exupery (RTP1), Salteadores da Arca Perdida, Horizonte Longínquo, Karaté Kid 2 (SIC), Regresso A Casa, O Meu Primeiro Beijo 2, Ao Encontro do Amor, Um Presente de Natal (TVI)
1999
24 dez 1999: Presentes de Natal, A Canção de Lisboa, As Pontes de Madison County, Duas Vidas e Um Rio (RTP1), A Maior Loja do Mundo, Um Polícia de Trazer Por Casa, GI Jane (SIC), Dragon Ball Z 2, As Aventuras de Rocketeer, As Aventuras de Bigfoot, Espírito do Desejo (TVI)
25 dez 1999: E Tudo O Vento Levou, Isto (Não) É Um Rapto (RTP1), Sozinho Em Casa, Perfume de Mulher, 2001-Odisseia no Espaço, O Quarto Rei (SIC), A Bela e O Monstro, Sensibilidade e Bom Senso, Um Cãozinho Chamado Napoleão (TVI)

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

10 comentários:

  1. SIM SENHOR! Assim até dava gosto passar o Natal em família com lindíssimos filmes. A "Serenata à Chuva", o melhor musical de sempre depois do "Chapéu Alto" de Fred Astaire e Ginger Rogers, essa não vai faltar neste ano, pois a RTP2 vai transmitir o filme no dia 1 de Janeiro de 2014 às 21 e 30, e a "Música no Coração" não vai faltar na RTP1 no dia de Natal, às 14 horas, antes da "Grande Revista à Portuguesa" de Filipe La Féria. Gostava de ver um dia o filme "Vamos Dançar!" e "Ritmo Louco" do Fred Astaire e Ginger Rogers. Pergunta: mesmo duvidando, alguma vez a RTP exibiu algum filme de animação da Disney durante a época festiva, como a "Branca de Neve e os Sete Anões" de 1937?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Não sou fã de musicais, mas consta-me que esses são do melhor do género.
      Os filmes da Disney, sinceramente não me recordo de constarem nos dias que consultei, pelo menos, longas metragens.

      Eliminar
    2. Caro amigo, muito obrigado pela resposta. Perguntei isto por curiosidade, pois segundo a minha Tia Ilda, a RTP sómente exibiu estes filmes no Natal de 1966, que foram os filmes "Branca de Neve e os Sete Anões" de 1937, "Pinóquio" de 1940 e o filme "A Bela Adormecida" de 1959, que fazia furor no Cinema Monumental.

      Eliminar
    3. bem, esse deve ter sido um belo ano de cinema natalicio! :)

      Eliminar
    4. Fui investigar esse ano, não encontrei esses filmes na programação da semana de Natal da TV. O "Pinoquio" estava no cinema numa nova cópia, que estreou a 22 Dezembro. E também o "Branca de Neve e os Sete Anões" estava no Monumental nos dias 26 e 30 Dezembro.

      Na TV, passou na semana antes do Natal o musical "O Sapatinho de cristal", uma versão da Cinderella, e também uma versão animada de 1966 da "Alice no Pais das Maravilhas".

      Eliminar
    5. Muito obrigado pela informação, caro amigo. Verdade seja dita, como é que um cinema como o Monumental se foi abaixo? Porque é que a Laura Alves não vendeu o teatro a quem o tratasse como tal e por direito? Hoje ainda existe o cinema, pelo que eu sei, mas já sem o entusiasmo que o Monumental tinha. Eram esses tipos de filmes que os cinemas e as televisões ainda hoje deviam passar no Natal. E agora reparei nos filmes de 1991, foram seleccionados três filmes espectaculares: o drama de Marlon Brando "Há Lodo no Cais", o western de John Ford "O Grande Combate", que demonstra o que os americanos fizeram injustamente contra os Ìndios Cheyennes, e provavelmente na "Lotação Esgotada", o filme "Cinema Paraíso", que eu vi na escola, e trata-se de um belíssimo filme. Cumprimentos.

      Eliminar
    6. Feliz por ter sido útil :)
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite,

    Poderia dizer-me onde descobriu esta lista dos filmes exibidos no dia de Natal na televisão portuguesa entre 1980 e 1995? Existe algum site onde se possa consultar a programação televisiva das décadas de 80 e 90? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom noite, a lista foi compilada por mim, depois de consultar dezenas de jornais das semanas de Natal desses anos. Utilizei principalmente os arquivos do Diário de Lisboa que estão disponíveis no site da Fundação Mário Soares, e alguma informação avulsa que encontrei com o Google nalguns fóruns e sites.
      Cumprimentos!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...