domingo, 7 de setembro de 2014

Club Nintendo Portugal - Material Promocional - Parte 1


De vez em quando encontramos tesourinhos na Internet com guardiões dispostos a partilhá-los para que todos os apreciem. Hoje o nosso colega dos cromos Ricardo Saramago partilhou o link para o seu álbum de fotos com material promocional dos anos 90 para a Nintendo: "Club Nintendo 90s". Ai podem apreciá-los em tamanho original e sem retoques. 
Este material era enviado aos sócios do Club Nintendo Portugal, que segundo o site Retroinvaders, angariava membros através dos cupões incluídos em grande parte dos jogos ( e outros produtos) da marca japonesa, presente em Portugal desde o inicio da década de 1990. A inscrição no Clube era gratuita e dava direito a receber em casa o cartão de sócio.

O sócio tinha também acesso a uma "linha telefónica exclusiva (que) vai tirar as tuas dúvidas, uma revista será entregue regularmente em tua casa sem que tenhas de pagar, e (...) poderás participar em passatempos e concursos.". Imagino que este material era já valioso numa época de dificil acesso à informação, e uma espécie de janela para o futuro (do entretenimento).

O Ricardo também me enviou este video com vários reclames em português, de "Os Velhos Tempos".
"Se já te passavas da carola com o teu Gameboy, bem vindo ao manicómio" dizia o anúncio ao Super Game Boy. Vale a pena ver todo o vídeo!

Mas vamos então ao material propriamente dito:

Revista Club Nintendo:

A capa do Nº 1 de 1993:
SNES Street Fighter II Super Mario Land 2 3
Em destaque na capa do nº 1: Street Fighter II para SNES, Super Mario Land 2 para Game Boy, Super Mario Bros. 3 para NES e ainda "... dicas & truques, pontuações máximas e correio dos leitores".

A capa do Nº 2 de 1993:
SNES Starwing Star Wars Dr Mario
No segundo número de 1993, destaque para Starwing ( o título europeu do clássico "Star Fox") para SNES, Star Wars para NES e Dr. Mario para Game Boy.

A capa do Nº 1 de 1994:

Disneys Aladdin Darkwing Duck Street Fighter II Turbo Prince Of Persia
A ilustrar a capa o êxito colossal nos cinemas Aladdin. Também da Disney, destaque para o jogo do pato da capa preta "Darkwing Duck". Nova versão de um êxito: Street Fighter II Turbo. Menção ainda para Prince Of Persia e a "gloriosa aventura das mil e uma noites!".

Capa de revista não numerada do Club Nintendo:
O Fantástico Mundo NES, Game Boy, The Legend Of Zelda, Truques, dicas,Link, Mario, Tetris, Super Mario Land, F-1 Race,
Neste número o leitor parte à descoberta do "Fantástico Mundo NES" e "tudo sobre as aventuras de Mario". Referência a alguns jogos para Game Boy (Super Mario Land, Tetris, F-1 Race) e ao clássico The Legend Of Zelda.

NOTA: A Enciclopédia de Cromos recebeu informação dos especialistas do retrogaming "Os Velhos Tempos" que esta não numerada foi a primeira revista enviada aos sócios do Club, e que essencialmente era uma tradução de textos estrangeiros. Acrescentam ainda que "depois das 3 revistas numeradas, a Chaves Feist Lda, resolveu publicar uma revista física nas bancas, com o nome SuperPowers, que durou pouco mais de 1 ano." Agradecemos pela informação e pela imagem abaixo da capa de uma Super Power, reparem no logo do Club Nintendo no canto inferior direito:
Super Power Nº 4 (Outubro 1994)

As vantagens de pertencer ao Club Nintendo Portugal, e como utilizá-las:
Club Nintendo Portugal Revista Linha verde


Mais material brevemente! Muito obrigado ao Ricardo Saramago por partilhar o seu espólio connosco!


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...