segunda-feira, 23 de junho de 2014

Batman - A Estreia em Portugal (1989)



Para a grande maioria da população mundial, se lhes perguntarem, creio que irão responder que este é o primeiro filme do Homem-Morcego. Ora, já quase ninguém recorda os filmes serials dos anos 40, e alguns ainda recordam com um sorriso a colorida série (e filme) dos anos 60. Mas este reboot de 1989, pela invulgar  mão de Tim Burton (que antes tinha realizado as longas "A Grande Aventura de Pee Wee", e "Os Fantasmas Divertem-se") tornou a franquia - da Warner Bros. - num fenómeno global e o sinónimo do Homem-Morcego até à fatal overdose neon de Joel Schumacher e ressureição da saga pela mão de Christopher Nolan já em pleno século XXI. Gosto do filme, principalmente do look gótico de toda a produção. E claro, a excelente banda sonora. Mas a minha crítica ao filme fica para outra altura, hoje [um quarto de século depois da estreia norte-americana] quero apenas ver o que escreveu por altura da estreia de "Batman" em território nacional, com indicação de "Maiores de 12 anos", a 29 de Setembro de 1989.
E no dia seguinte, a estreia ganhou honras de capa no "Diário de Lisboa", com a ilustração retirada da mítica "A Piada Mortal" [ler aqui]! Clique sobre as fotos para as aumentar e ler melhor!


in "Diário de Lisboa" (1989/09/30)
O texto "Mais <<bat>> que <<mécahnt>>" de Michel Beaudeau fala sobre a evolução do personagem na BD e nos audiovisuais, e até menciona como consumado o filme dos "Watchmen" realizado por Terry Gilliam, que nunca aconteceu. E em "As noites vingadoras" Thierry Groensteen avalia o filme, destacando o carismático Joker de Jack Nicholson por oposição ao sem graça Batman interpretado por Michael Keaton. O resto, aconselho a lerem.

Curiosamente, seguia-se um texto - "Carta de Robin a Batman renegando o seu amor" -  que tenta mais uma variação do persistente mito da homosexualidade de Batman e Robin. O texto da autoria de Rui Eduardo Paes faz referência á morte de Robin, que aconteceu numa história recente (na altura) que influenciou durante anos todo o universo de banda desenhada da DC Comics. Na BD "Uma morte em família", o Joker assassina o segundo Robin, o problemático Jason Todd. Peculiarmente, a morte do personagem foi decidida pelos leitores das revistas. Segundo Rui Paes, o Robin não morreu, apenas fez as malas e foi embora...
in "Diário de Lisboa" (1989/09/30)
Na semana seguinte, Rodrigues da Silva tinha a dizer sobre a película o seguinte:
in "Diário de Lisboa" (1989/10/06)
"A estrutura dramática é cem por cento americana: trata-se da luta entre o bem e o mal (...)"
"(...) mas a grande criação do filme é <<Joker>> (...) como uma espécie de anjo do mal que transgride todos os códigos morais."

Como "bónus", um anúncio de quando o filme chegou aos videoclubes em 1990:


O Trailer de "Batman" (1989):


E queremos saber, quem o foi ver ao cinema? E quantas vezes já o reviram?

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

5 comentários:

  1. NANANANANANANA BATMAN!!!!!!!!!!!!!!!

    Quando era puto era viciado neste filme, aliás, preferia-o ao REturns, mas agora parece que enjoei-me. Seja como for, foi um filme que me marcou na infancia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro este ao Returns, mas acho que têm ambos grandes problemas de ritmo :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela matéria! Uma verdadeira nostalgia! Pretende escrever sobre BATMAN REGRESSA?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paulo! Se conseguir material interessante para partilhar, com certeza! Tenho também o VHS gravado da TV, pelo menos essa capa da cassete irá aparecer por aqui!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...