terça-feira, 4 de março de 2014

Absolutamente Loucos (1988)

por Paulo Neto

Os clubes de vídeo estavam no auge em finais dos anos 80 e início dos anos 90 e se bem que a preferência dos sócios residia nos êxitos do cinema de então, nesse período alguns filmes que tinham chegado a Portugal directamente para o mercado do vídeo também se tornaram campeões de aluguer, se bem que nem sempre primassem pela qualidade. Recordo títulos de diversos géneros como "Por Debaixo do Vestido, Nada", "Mulheres Atrás das Grades", "O Segredo do 13.º Andar" (cuja capa assustava-me como o caraças), "Mr. Destiny", "Momento de Justiça" e "Dançando Lambada". 



E também foi o caso de "Absolutamente Loucos" (título original "Earth Girls Are Easy"), filme de 1988, realizado por Julien Temple com Geena Davis, Jeff Goldblum, Jim Carrey, Damon Wayans e Julie Brown. Apesar de ter sido apresentado no Fantasporto de 1990, estou em crer que o filme nunca passou comercialmente no cinema em Portugal, tendo migrado directamente para o mercado do vídeo, onde se revelou um inesperado êxito. Hoje em dia é tido como um clássico trash, daqueles filmes tão maus que dão a volta e ficam engraçados.   



Wiploc (Carrey), Zebbo (Wayans) e Mac (Goldblum) são três extraterrestres peludos que viajam pelo espaço. Sem nenhuma companhia feminina há muito tempo, detectam um sinal de um planeta cheio de espécimenes femininas - a Terra, claro está. Acabam por ir parar à piscina de Valerie Gail (Geena Davis), uma manicure de Los Angeles que acaba de descobrir que o seu noivo Ted (Charles Rocket) a traía. 


Os alienígenas depressa aprendem a falar inglês e a absorver toda a cultura americana. Valerie e a sua amiga Candy (Julie Brown) transformam-nos ao ponto de lhes dar aparência humana. Enquanto reparam a nave, os três não tardam a fazer sucesso quando saem à noite. Enquanto Valerie e Mac começam a interessar-se um pelo outro, Zebbo e Wiploc metem-se em sarilhos que podem comprometer os seus planos. Quando os extraterrestres estão prestes a partir Valerie fica indecisa entre reconciliar-se com Ted ou ficar com Mac.



"Absolutamente Loucos" vale sobretudo por ser assumidamente kitsch, com engraçados momentos musicais e de humor. Jeff Goldblum e Geena Davis estavam casados na altura e tal como em "A Mosca", a química entre ambos é bem palpável. Na altura, Jim Carrey ainda era um desconhecido por isso quando vi o filme pela primeira vez, não fazia a mínima ideia quem era o actor que fazia de Wiploc. Em retrospectiva, a interpretação de Carrey no filme já contem muitos dos maneirismos que anos mais tarde o tornariam numa superestrela. O filme contém também um cameo de Angelyne, uma personagem icónica de Los Angeles.


Trailer:




Julie Brown canta "Cause I'm a Blonde" 



Cena da discoteca:





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

2 comentários:

  1. Bom dia, já a anos que ando a procura deste filme ( "Por Debaixo do Vestido, Nada" ) mas não o consigo encontrar em lado nenhum, será que me pode dar uma dica de como o encontrar, ou o nome original do filme em Ingles. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, também não reconheço pelo titulo nacional, talvez o meu colega Paulo Neto saiba indicar o original, porque eu nunca ouvi falar nesse. cumprimentos,

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...